Programação
Conheça as melhores práticas na nutrição de leads
Autor Retina Web
Data 12, junho, 2019
Conheça as melhores práticas na nutrição de leads

Os leads podem fazer com que uma marca aumente as vendas e, consequentemente, a receita. Mais que isso, na verdade: compõem uma estratégia capaz de garantir crescimento no mercado. No entanto, tudo isso só é possível se a organização adotar boas práticas de nutrição de leads, como: determinar o objetivo da campanha; definir a persona; escolher a melhor ferramenta para disparar os conteúdos; e, por fim, monitorar todos os processos.

Para conhecer melhor essas práticas de nutrição de leads, acompanhe a leitura. No entanto, antes, que tal sabermos o que são leads e qual a sua importância para uma empresa? Confira!

O que são leads?

De forma objetiva, lead é uma oportunidade de negócio para uma empresa. Sendo mais claro, é a pessoa que forneceu seus dados, como nome, e-mail, telefone, entre outras informações, em troca de algum produto ou oferta que ofereceu em seu site.

Assim, o lead é aquela pessoa que já mostrou interesse em algum tema com o qual o seu negócio dialoga e que, provavelmente, deseja saber mais de sua marca, bem como de seus produtos e serviços.

Qual a sua importância para uma empresa?

Se o lead pode se tornar um cliente, então, você já pode ter noção da importância de um para o seu negócio. Porém, se ainda não ficou claro, veja por que ele é importante:

  • garante que o fluxo de vendas do seu negócio aconteça;
  • aumenta as vendas, logo, também eleva o seu potencial de investimento;
  • pode, desde que a marca adote uma ação nesse sentido, tornar-se cliente fiel e um agente capaz de divulgar a empresa por onde for.

De igual importância é a gestão dos leads. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Marketing Sherpa com uma grande quantidade de empresas do setor B2B, 73% dos leads, em média, não estão prontos para a aquisição de produtos e serviços. Por isso, adotar boas práticas de nutrição de leads se faz fundamental para que isso seja mudado.

Como fazer a nutrição de leads?

Para garantir que os seus leads sejam bem nutridos, é importante adotar algumas medidas. Confira a seguir!

Determine o objetivo da campanha

Antes de tudo, deve-se definir o objetivo da campanha de nutrição de leads, para que, assim, seja possível seguir uma linha de produção de conteúdo e estabelecer uma relação efetiva e produtiva com a sua persona ou lead.

O que você busca com a campanha? Aumentar as vendas de produtos e serviços? Iniciar um relacionamento? Fazer-se essas e outras perguntas pode ajudar durante esse processo.

Defina a sua persona

É importante também definir a persona ou o perfil do lead, pois isso serve como parâmetro na hora de produzir conteúdos, ofertas e promoções que a marca deseja transmitir ou compartilhar. A persona, nesse sentido, garante maior precisão na hora de produzir a estratégia de marketing orientada.

Selecione o evento disparador

A escolha da ferramenta certa pode, sem dúvidas, determinar o sucesso da campanha de nutrição de leads. Por isso, dê atenção especial na hora de selecionar o evento disparador. Para isso, é importante conhecer muito bem o seu público-alvo. Em quais plataformas de comunicação ele está mais presente: e-mail, redes sociais, site ou blog? Saber disso é crucial nesse momento.

Monitore todos os processos

Por fim, monitore as ações que adotou, buscando, com isso, não só saber se atingiram os resultados que esperava, mas também reconfigurá-las, se assim for necessário.

Desenvolver uma estratégia para a nutrição de leads pode ser, como vimos, bastante trabalhoso. A boa notícia é que, hoje, podemos contar com agências que desenvolvem estratégias específicas e bem estruturadas para esse tipo de atividade.

Então, precisa de ajuda para montar a sua estratégia de nutrição de leads? Entre em contato conosco!