Nos dias de hoje, é bastante comum em muitas empresas que querem se destacar no online se perguntar qual a maneira ideal de se destacar num mercado saturado. É verdade que a maioria das áreas parecem já ter sido exploradas.
Mas não se preocupe, não quer dizer que ainda não existam mundos a serem conquistados, principalmente se estamos falando de Marketing Digital.
Só precisamos de um pouquinho de criatividade e estratégia.
SAIBA A ATUAL SITUAÇÃO DA SUA MARCA
Antes de falarmos sobre nichos e saturamento no mercado, é importante em primeiro lugar analisar e entender a atual situação da sua marca dentro de sua área de atuação. Ou seja, saber qual papel da sua empresa no cenário atual e onde você quer chegar.
???? Quem é sua marca?
Independentemente de qual seja o perfil de sua marca, o importante é você saber exatamente quem exatamente é a marca que você está vendendo. Assim, mesmo que o nicho pareça estar saturado, você conseguirá estar a um passo à frente e vai conseguir ver o quadro inteiro. Isso ajudará na hora de pautar suas estratégias.
Lembre-se, seja criativo e arrojado, mas evite ser muito apelativo em certos pontos.
MANTER-SE ATUALIZADO SEMPRE
A melhor forma de mostrar que sua marca realmente é uma autoridade em seu segmento de atuação, é estudar e manter-se sempre atualizado.
Quando surgirem novas oportunidades ou temas diferentes dentro da sua área de atuação, procure manter o interesse e saber cada vez mais. Se manter atualizado e conhecer tudo sobre o seu nicho, é uma forma interessante de agregar credibilidade para a sua página.
Estudar nunca é demais né gente?
Quanto mais conhecimento você adquire, mais oportunidades podem aparecer num nicho saturado.
SEJA O DIFERENTÃO
Vá contra a maré, mas faça isso com muito cuidado. Aqui, toda pesquisa é pouca. É sempre bom lembrar que mesmo um nicho saturado pode esconder oportunidades de negócios ainda não percebidas como por exemplo, os serviços de transporte privado, que por muito tempo, as poucas opções locomoção urbana sem ser por transportes públicos eram os táxis. Porém, em 2009, o Uber chegou chegando, disponibilizando serviços de transporte privado.
Genial, não? O Uber inovou num nicho saturado porque foi diferente.
PLANEJAMENTO DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO
Pequenos ajustes podem fazer muita diferença em um nicho saturado, principalmente no mercado digital, que está em constante atualização.
Por isso, o planejamento aqui se faz também extremamente necessário, especialmente se fatiarmos a linha cronológica em curto, médio e longo prazo. Pense em como resolver pequenas pendências que poderiam melhorar o seu negócio agora, não foque apenas nos anos seguintes.
Quando pensamos em inovação, não uma “receita de bolo” 100% eficaz. Tudo muda constantemente, e no começo tudo é muito experimental. Mas o importante é levar em consideração todos esses pontos quando você for pensar em destacar sua marca num nicho saturado.
O importante é tentar algo diferente e criativo, sempre identificando novas oportunidades dentro da área de atuação da sua empresa.