O Marketing Digital é um recurso bastante poderoso para aumentar as vendas do seu negócio de forma rápida, metrificável e consistente! Veja agora como fazer tudo isso!
Pela maneira como o mercado funciona atualmente é praticamente impossível falar de vendas e compras e não levar em consideração a influência e facilidade que a internet oferece.
Fato é que a internet transformou completamente a jornada de compra do consumidor e por outro as empresas se depararam com a necessidade de reinventar a maneira com que elas realizam prospecção, oferecem informações, fidelizam clientes, dentre outros fatores.
Desse modo, o conceito de público alvo passou a ser apenas uma mera base, já que as empresas (por conta da internet) viram a necessidade de segmentar suas ações a partir do estudo sobre seu perfil de cliente ideal, ou persona.
Comunicar seu cliente de forma assertiva, única e personalizada no momento mais apropriado é talvez uma das principais vantagens oferecidas pelo Marketing Digital. Porém, quais estratégias podem ser usadas quando o assunto é aumentar as vendas? Descubra agora!
Redes sociais
As redes sociais formam a base de uma estratégia de Marketing Digital, pois além de ser um canal de distribuição de conteúdos e ofertas, ainda é um lugar para melhorar o relacionamento com o público e imagem da marca!
Nas redes sociais, foque também na criação de conteúdos relacionados à área de atuação do seu negócio com dicas, promessas ou o que mais for necessário e funcionar a fim de engajar sua persona.
Assim como no blog, insira também os já citados CTAs. Eles podem estar no formato de links, chamadas de texto ou botões que estimulem o seguidor a tomar alguma ação dentro da sua página.
Essa ação ou decisão por parte do seguidor pode ser ir para a compra, baixar um material rico, visitar blog, curtir um post, comentar, compartilhar e por aí vai.
Marketing de conteúdo
Conteúdos são uma excelente forma de fortalecer a sua marca e claro, aumentar as vendas!
Tenha um blog com conteúdos educativos que foquem em tirar dúvidas e resolver os problemas dos usuários.
No blog do seu negócio, você não necessariamente deve publicar textos que tenham ligação com o segmento. Sempre leve em consideração a intenção de busca do usuário e claro, a jornada de compra x funil de vendas.
Os blogs podem ter banners com ofertas (CTAS) e links para páginas de compra, mas seu foco deve ser a produção de conteúdo útil focado na resolução de eventuais problemas que os leads enfrentam.
Além do blog publique também:
- E-books;
- Planilhas;
- Vídeos;
- Webinars;
- Infográficos.
Esses conteúdos são chamados de materiais ricos e costumam envolver assuntos mais profundos que os conteúdos publicados no blog, mas também não são sobre ofertas e sim educativos.
Pense no exemplo: o usuário baixou um e-book porque tem interesse em saber mais sobre clareamento dental. Logo, o conteúdo não deve ser apenas sobre como e onde realizar o procedimento, mas envolver também clareamento dental preço, quem pode fazer, como se preparar para o procedimento, dentre outros pontos fundamentais.
Links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios em formato de texto simples e normalmente são usados no Google e nas redes sociais a fim de gerar leads em um período relativamente curto.
No Google, os anúncios acabam aparecendo antes dos resultados orgânicos e de acordo com o termo buscado pelo usuário.
Na prática, pense que esse usuário quer achar um dentista e procura no Google algo como “implante dentário” ou “quanto custa um implante dentario”.
Basicamente, antes dos resultados orgânicos como conteúdos, sites de clínicas, consultórios e dentistas, apareçam anúncios em formato de texto simples com a oferta do serviço.
Nas principais redes sociais como o Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter os anúncios aparecem em meio ao feed e também nois stories.
Quem faz o uso dos ADs (links patrocinados) costuma ter as seguintes vantagens:
- Geração de leads de maneira rápida;
- Mais acesso nas páginas;
- Maior alcance;
- Ótimo ROI (Retorno Sobre Investimento).
SEO
Search Engine Optimization (SEO) é uma metodologia aplicada com a finalidade de otimizar sites de acordo com as principais exigências feitas pelo Google para que elas se tornem relevantes e ocupem as primeiras posição (depois dos anúncios).
Para exemplificar: um usuário busca por “lente de contato dental” no Google, os primeiros resultados serão das clínicas que aplicam a metodologia SEO em seu site/blog.
Assim, é esperado que esse lead (potencial cliente) esteja procurando informações sobre o serviço e encontre conteúdos sobre.
Os resultados com SEO são de médio a longo prazo e aumento das vendas, mais tráfego e fortalecimento da marca estão entre os principais benefícios
Conclusão
Neste conteúdo você descobriu como aumentar as vendas do seu negócio por meio do Marketing Digital e as estratégias que compõem seus pilares, conteúdo, relacionamento e ofertas.
Vale dizer também que as estratégias mencionadas neste conteúdo não são as únicas existentes no Marketing Digital, mas dificilmente se tem sucesso sem aplicá-las, já que fazem parte dos pilares da metodologia.
Diante disso, antes de implantar alguma estratégia ou colocar alguma campanha no ar estude bem o seu público e realize testes A/B a fim de descobrir o que desempenha melhor e traz mais resultados ao seu negócio.
Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto