Tecnologia
Como gerar tráfego para seu site
Autor Retina Web
Data 14, outubro, 2021
Como gerar tráfego para seu site

Você tem um site para a sua empresa, mas ele não recebe uma boa quantidade de acessos? Talvez você tenha que trabalhar melhor as suas estratégias on-line para gerar mais tráfego, como, por exemplo, investindo em palavras-chave, SEO, produção de conteúdo e fazendo campanhas de anúncios pagos, entre muitas outras possibilidades.

O fluxo de usuários no seu website é essencial para diversas atividades, mas, principalmente, para a geração de leads, que mais tarde podem se tornar novos clientes. Por isso, se o número de pessoas que acessam o seu domínio e navegam pelas páginas dele for muito baixo, você com certeza está fazendo algo errado e vai sofrer prejuízo.

Se você deseja aumentar o número de visitantes na sua página da internet, continue lendo este texto e confira as principais dicas, técnicas e canais para aumentar sua presença na web. Confira:

DEFINA E USE AS PALAVRAS-CHAVE

Palavras-chave são termos específicos usados nos motores de buscas pelos internautas para encontrar alguma informação. Uma, ou mais de uma, palavra-chave pode ser utilizada para definir o seu negócio. Quando você fizer isto, o próximo passo é explorá-la ao máximo para que seu site seja encontrado pelas pessoas que fazer parte do seu público-alvo.

Existem dois tipos de palavras-chave. As head tail são termos abrangentes, que costumam ser bastante concorridas, por exemplo, a palavra “casa”. Já as long tail são termos mais específicos e que entregam com mais exatidão para quem está pesquisando a solução para o problema, dessa forma, “como enfeitar a minha casa para o Natal”.

As long tails são menos concorridas e mais fácil de entregar, por tanto, o seu negócio deve explorar elas.

Saiba mais sobre palavras-chave aqui.

INVISTA EM SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

As palavras-chave citadas anteriormente estão intimamente ligadas às boas estratégias de SEO. Portanto, ao produzir o conteúdo do seu site, é imprescindível usá-las para potencializar o seu alcance.

Tenha certeza de que suas páginas e postagem têm os termos adequados, relacionados ao seu negócio e assunto do post, que garantem um melhor ranqueamento do conteúdo, principalmente no Google. Use as palavras no título, nos subtítulos, linhas finas, no atributo alt de imagens, na descrição e ao longo do texto.

Mas atenção, cuidado com exageros, porque usar demais pode comprometer não só a qualidade do conteúdo, como também a entrega dele.

Por fim, trabalhe o link building. Incremente suas produções com link que encaminhem o visitante para outras partes do seu website ou para websites externos. Pode parecer bobeira, mas acha o seu material a ganhar relevância e a outros sites e blog fazerem o mesmo, gerando mais visualizações.

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APRENDA A USAR AS REDES SOCIAIS

É possível angariar visitantes para o seu site através das interações estimuladas por meio do uso das redes sociais, como Facebook e Instagram.

Isso acontece quando o perfil da sua empresa em umas dessas redes compartilha links do site na linha do tempo, nos stories, coloca a URL na bio, entre outras formas de induzir o potencial cliente a clicar. Sem contar quando os seguidores são responsáveis por disseminar links no momento que encontram algo interessante e apertam o botão compartilhar.

Por isso, se sua empresa ainda não tiver perfil nas redes sociais, comece identificando as que mais combinam com o seu segmento e invista criando um conta e publicando conteúdos específicos com a linguagem adequada. E não se esqueça de interagir com o público em busca de engajamento, que mais tarde se tornará tráfego.

A Retina pode gerenciar as suas redes sociais, saiba mais aqui.

TRABALHE COM ANÚNCIOS

Também chamado de tráfego pago, os anúncios podem ser circulados em todas as plataformas do Google se forem feitos com o Google Ads ou dentro de sites específicos, como Facebook, Instagram e LinkedIn, se forem feitos com as interfaces de gerenciamento de anúncios que cada umas dessas redes têm.

Porém, não é certo divulgar em todo e qualquer lugar os anúncios que vão redirecionar o público para o seu site e aumentar o contador de visualizações. É preciso anunciar onde os leads ideais estão. Ou seja, anunciar, onde o maior número do seu público-alvo costuma interagir.

A vantagem da mídia paga é que é possível trabalhar com um orçamento baixo e aumentar ele aos poucos até atingir um público maior de navegantes. Outro benefício é a possibilidade de analisar detalhadamente todos os resultados, dessa forma, podendo aprimorar suas técnicas de tração de views.

Saiba mais sobre o Google Ads no nosso artigo.

FAÇA CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

Para garantir que as pessoas retornem ao seu site com frequência, uma boa ideia é estabelecer conexão por meio de newsletters e promoções que são enviadas regularmente para as caixas de entrada.

Estabelecer contato constante com os visitantes que já existem mantém você na mente deles e os instiga a visitar sua página na internet novamente. Essa é uma maneira simples, no entanto, efetiva de gerar tráfego.

Existem plataformas gratuitas para fazer esse serviço, como o MailChimp. Porém, lembre-se de não lotar seus assinantes com muitas mensagens. Dispare os e-mails com moderação, de preferência semanal ou quinzenalmente. E no corpo deles, coloque promoções imperdíveis ou um resumo das novidades do seu site.

O time Retina também pode ajudar você com campanhas de e-mail marketing, saiba mais aqui.

Gostaria de mais informações como essa para ajudar o seu negócio a ganhar mais espaço na internet? Então, confira o blog da Retina!