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Afinal, você sabe o que é core business?
Autor Retina Web
Data 26, junho, 2019
Afinal, você sabe o que é core business?

Uma empresa pode ofertar uma diversidade de produtos ou serviços. No entanto, ter uma atividade principal é importante para impulsionar o crescimento do negócio. Afinal, cada marca transmite uma identidade própria de acordo com o seu foco. Entender o que é core business ajuda a definir esse posicionamento da empresa.

Trata-se conceito bastante utilizado no mundo corporativo para definir o objetivo ou produto primário de uma organização. Se você quer saber o que é core business e como aplicá-lo na sua empresa, continue acompanhando a leitura deste post!

Afinal, o que é core business?

Podemos dizer que core business é literalmente o “centro do negócio”. Ou seja, quando você iniciou a empresa, qual era sua ideia principal ou o foco de seu planejamento? Nem sempre é fácil identificar isso em meio a rotina, mas reunindo algumas informações e dados é possível entender qual é o core business.

Para identificar o core business, é preciso visualizar o ponto forte do negócio, o diferencial ou aquilo que mais gera lucro e atrai maior número de clientes.

Por exemplo, uma empresa especializada em softwares de gestão conta com setores que servem como suporte ao principal produto oferecido, que é o seu core business.

Qual é a diferença entre estratégia e core business?

Não é raro confundir os conceitos de core business e estratégia, pois os dois são semelhantes. Mas há distinções claras entre eles que implicam na hora de gerenciar a empresa.

O principal diferencial é que o core business é definido antes das estratégias adotadas. Portanto, ele pode influenciar os métodos aplicados, ampliar a visão sobre o modelo de negócio e servir de norte diante dos desafios da empresa.

Os dois termos são utilizados de maneiras diferentes. Ou seja, o core business pode ajudar na elaboração de uma estratégia.

Como manter o foco no core business?

Um dos desafios encontrados por gestores é em manter o foco no core business. Isso acontece porque a diversificação de produtos ou serviços pode até levar à perda de direcionamento da empresa, ao ponto de prejudicar o seu crescimento.

Para que isso não aconteça, reunimos algumas ações importantes.

Terceirize o que não é central

Os setores da empresa que servem de suporte ao core business podem ser terceirizados para que os gestores e demais colaboradores se concentrem naquilo que é mais importante. Essas áreas incluem a contabilidade, limpeza, segurança etc.

É fundamental fazer uma análise para entender quais são as atividades que podem ser realizadas por outras pessoas que não sejam do time interno.

Aposte em tecnologia

O uso de tecnologia é um aspecto importante para melhorar os processos dentro da empresa e focar no core business. Grande parte das tarefas que demandam tempo dos profissionais, relatórios e atividades operacionais, podem ser automatizadas a partir de recursos tecnológicos da área.

Há diversos softwares e ferramentas para tal. Apostar na tecnologia permite que a sua equipe tenha mais tempo disponível para planejar ações e desenvolver projetos direcionados para o core business.

Alinhe os processos

Analise os processos da empresa para identificar se há falhas ou burocracias que podem ser evitadas. Em alguns casos, o tempo dedicado a algumas atividades pode ser otimizado ou até usado para o core business.

Nesse aspecto, é essencial compreender o que pode ser dispensado para melhorar a gestão e facilitar a rotina dos colaboradores, os quais conseguirão manter o foco na atividade principal da empresa.

Entender o que é core business ajuda você a definir estratégias e colocar em prática ações vantajosas para o negócio. Como vimos, core business está relacionado ao produto ou serviço primário da empresa, e é com base nele que todos os outros setores são gerenciados.

Esperamos que essas informações tenham ajudado você a entender a importância do core business na gestão de uma marca. Quer aprender mais sobre o tema? Então continue por aqui e veja como fazer o planejamento anual de marketing em 7 passos.