A Black Friday se tornou um dos eventos mais aguardados pelos consumidores em todo o mundo. A ideia de encontrar produtos com grandes descontos atrai multidões para lojas físicas e virtuais.
Para contexto, em 2022 a data movimentou mais de R$ 6 bilhões e, segundo o relatório Black Friday 2023 da Olist, 68% dos lojistas têm a expectativa de faturar mais neste novo calendário comparado ao ano passado.
Mas, toda essa movimentação levanta a seguinte: vale a pena investir aproveitar a Black Friday para investir ainda mais em marketing digital? E este blog busca responder à pergunta para você.
Continue a leitura e confira o que uma empresa especializada em publicidade on-line tem a dizer sobre as oportunidade que surgem antes e durante essa data.
Você sabe o que é Black Friday?
A Black Friday é um evento de origem norte-americana que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Este ano acontece no dia 24.
Nessa data, as lojas oferecem descontos expressivos em seus produtos, marcando o início da temporada de compras natalinas. Esse, é o momento perfeito para queimar o estoque antes do novo ano.
Por que a Black Friday é importante para o seu negócio?
Para as empresas, a data representa uma oportunidade de aumentar as saídas, liquidar estoques, conquistar novos clientes e fortalecer o relacionamento com os consumidores.
Além disso, é o cenário perfeitos para tentar superar os concorrentes. Assim, existe a possibilidade de compensar as perder que houveram em outros momentos do ano para os vendedores rivais.
Em suma, a Black Friday gera um aumento significativo no tráfego on-line dos marketplaces e nas visitas às lojas físicas, o que pode resultar em um crescimento considerável no faturamento.
Leia também: Por que a gestão de tráfego é importante para o seu negócio vender mais?
3 vantagens de investir em marketing durante a temporada de vendas
A temporada de vendas que começa durante as semanas antes da Black Friday e se estende até as semanas seguintes ao Natal são o Oasis de todo comerciante. E existem motivos para isso.
Muitos dos motivos que tornam esse período o período dos sonhos são cruciais para a longevidade de qualquer empreendimento, como você pode ver nos três exemplos abaixo:
Aumento das vendas
Os consumidores ficam mais dispostos a gastar, buscando as melhores ofertas. Ao investir em marketing digital, as empresas podem atrair a atenção de um público mais amplo, aumentando as chances de lucro.
Criação de urgência
A Black Friday é conhecida por suas ofertas temporárias, criando um senso de urgência nos consumidores. O marketing digital pode ser usado para destacar essas ofertas e incentivar a ação imediata.
Fortalecimento da marca
Participar desse grande dia de compras pode fortalecer a imagem da marca, mostrando comprometimento com os consumidores e com o oferecimento de oferta de qualidade, com preços acessíveis.
É possível aproveitar a Black Friday mais cedo? Como?
Sim, é possível. Muitas empresas têm adotado a estratégia de estender as promoções ao longo de todo o mês de novembro, criando um evento conhecido como Black November.
Isso permite que as empresas alcancem um público maior e mantenham o interesse dos consumidores ao longo do mês.
Além disso, é fundamental investir em campanhas de marketing digital bem planejadas. Isso inclui anúncios nas redes sociais, e-mail marketing, otimização de SEO e parcerias estratégicas.
Vale a pena investir em marketing durante a Black Friday?
A resposta é um claro sim. A Black Friday continua sendo uma oportunidade valiosa para as empresas aumentarem suas vendas, conquistarem novos clientes e fortalecerem suas marcas.
Com estratégias de marketing digital eficazes, as empresas podem maximizar os benefícios desse evento anual. Todavia, é preciso se preparar com antecedência para aproveitar ao máximo esse evento.
Caso precise de ajuda, conte conosco. Nosso time de especialista tem toda a experiência necessária para alavancar seu comércio durante essa data. Entre em contato e nos siga no Facebook e Instagram.