Se você tem uma loja on-line, então precisa conhecer as oito principais dicas de SEO para e-commerces que Alan Kent, Developer Advocate do Google, divulgou recentemente. As recomendações estão baseadas nos seus conhecimentos internos e experiências.
Então, se você deseja melhorar a performance do seu negócio tanto nas redes sociais quanto nos buscadores da internet, principalmente o Google, continue lendo esta publicação e anote as dicas. Confira:
8 dicas de SEO para e-commerce
Através de um e-commerce bem estruturado, você consegue fazer transações de maneira totalmente digital, com pagamentos e recebimentos seguros, além de aumentar o fluxo de consumidores.
Todavia, para atingir o máximo do potencial de uma loja digital, é necessário possuir um bom planejamento. Esse planejamento você pode desenvolver com as oito dicas de SEO para e-commerce transcritas abaixo.
Conheça as técnicas básicas do SEO
A primeira dica de SEO para e-commerce de Kent é a mais básica, porém primordial: aplicar muito bem as técnicas básicas. Ou seja, as que ajudam melhor o Google a achar o site: títulos, subtítulos e texto com palavras-chave, informações importantes, fotos, etc.
Trabalhar as etapas da jornada de compra
O especialista ressalta a importância de aumentar a qualidade da loja virtual com materiais que abordem as diversas fases da jornada do consumidor. Assim, o seu site deve aparecer em diferentes resultados de pesquisas.
Então, é essencial produzir conteúdos que ajudem o seu público-alvo a considerar seu produto como o melhor do mercado para ser comprado.
A principal ação recomendada pelo profissional do Google é conferir o que a sua concorrência anda produzindo e se inspirar. Para quem ainda não sabe fazer SEO para e-commerce, será uma grande ajuda.
URL de variantes de produtos
Isso significa que, para maximizar o desempenho do SEO para e-commerce, é necessário que cada variante de um produto tenha sua URL exclusiva, como meio de consulta específica.
Isso acontece porque, recentemente, o Google passou a trabalhar com pesquisas aprimoradas, filtrando as variantes de um mesmo item/página para entregar a resposta mais assertiva da pesquisa feita.
URLs de ofertas ou vendas
A sazonalidade é um fator importante para aumentar as vendas de uma loja física, mas esse fator também é aplicável em lojas on-line e o SEO para e-commerce é muito viável nesse quesito.
Portanto, é importante criar páginas para cada promoção ou evento do seu e-commerce. Kent ainda diz que as páginas devem ser preservadas para serem usadas novamente em futuras datas comemorativas e promoções.
Desempenho
Vamos a um exemplo para entender melhor esse tópico. Em um ambiente competitivo, onde você e seu concorrente acabam usando as mesmas técnicas de copy, o fator que decidirá o primeiro posicionado no Google é a velocidade de carregamento do site.
Por isso, ter um site moderno, atualizado e rápido, também ajuda a melhorar o SEO para e-commerce!
Seja paciente
SEO para e-commerce é uma estratégia que requer paciência. Seus resultados costumam aparecer a longo prazo, mesmo quando são bem aplicados. Todavia, existem meios de conseguir respostas mais rápidas.
Para que isso aconteça, é indicado diversificar seu plano de ações com SEO e investir em meio de tráfego de sites pagos, por exemplo. E isso é algo possível de ser feito com o Google Ads.
Pense nos usuários
A experiência do usuário é um fator de extrema importância e que deve estar na sua estratégia de SEO para e-commerce, de acordo com Alan Kent.
Possuir características que agradem o usuário pode transformá-lo em um possível comprador, mas, principalmente, vai levar a sua loja virtual até o topo dos resultados de pesquisas no Google. Basta ter uma boa organização nas categorias dos produtos.
Contrate um profissional de SEO
Por fim, a última sugestão de Kent sobre SEO para e-commerce é contar com uma ajuda especializada, nesse caso, um profissional de marketing especializado em SEO e Google. Afinal, sem experiência você pode não conseguir resultados.
Então, caso você precise de ajuda para aplicar um ótimo SEO no seu e-commerce e atingir o sucesso de vendas, conte conosco. Entre em contato, converse com um de nossos atendentes e agende uma reunião. Estamos ansiosos para conhecer sua ideia!
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