Estratégias
Confira 8 dicas de SEO para e-commerce divulgadas pelo Google
Autor Retina Web
Data 15, agosto, 2022
Confira 8 dicas de SEO para e-commerce divulgadas pelo Google

Se você tem uma loja on-line, então precisa conhecer as oito principais dicas de SEO para e-commerces que Alan Kent, Developer Advocate do Google, divulgou recentemente. As recomendações estão baseadas nos seus conhecimentos internos e experiências.

Então, se você deseja melhorar a performance do seu negócio tanto nas redes sociais quanto nos buscadores da internet, principalmente o Google, continue lendo esta publicação e anote as dicas. Confira:

8 dicas de SEO para e-commerce

Através de um e-commerce bem estruturado, você consegue fazer transações de maneira totalmente digital, com pagamentos e recebimentos seguros, além de aumentar o fluxo de consumidores.

Todavia, para atingir o máximo do potencial de uma loja digital, é necessário possuir um bom planejamento. Esse planejamento você pode desenvolver com as oito dicas de SEO para e-commerce transcritas abaixo.

Conheça as técnicas básicas do SEO

A primeira dica de SEO para e-commerce de Kent é a mais básica, porém primordial: aplicar muito bem as técnicas básicas. Ou seja, as que ajudam melhor o Google a achar o site: títulos, subtítulos e texto com palavras-chave, informações importantes, fotos, etc.

Trabalhar as etapas da jornada de compra

O especialista ressalta a importância de aumentar a qualidade da loja virtual com materiais que abordem as diversas fases da jornada do consumidor. Assim, o seu site deve aparecer em diferentes resultados de pesquisas.

Então, é essencial produzir conteúdos que ajudem o seu público-alvo a considerar seu produto como o melhor do mercado para ser comprado.

A principal ação recomendada pelo profissional do Google é conferir o que a sua concorrência anda produzindo e se inspirar. Para quem ainda não sabe fazer SEO para e-commerce, será uma grande ajuda.

URL de variantes de produtos

Isso significa que, para maximizar o desempenho do SEO para e-commerce, é necessário que cada variante de um produto tenha sua URL exclusiva, como meio de consulta específica.

Isso acontece porque, recentemente, o Google passou a trabalhar com pesquisas aprimoradas, filtrando as variantes de um mesmo item/página para entregar a resposta mais assertiva da pesquisa feita.

URLs de ofertas ou vendas

A sazonalidade é um fator importante para aumentar as vendas de uma loja física, mas esse fator também é aplicável em lojas on-line e o SEO para e-commerce é muito viável nesse quesito.

Portanto, é importante criar páginas para cada promoção ou evento do seu e-commerce. Kent ainda diz que as páginas devem ser preservadas para serem usadas novamente em futuras datas comemorativas e promoções.

Desempenho

Vamos a um exemplo para entender melhor esse tópico. Em um ambiente competitivo, onde você e seu concorrente acabam usando as mesmas técnicas de copy, o fator que decidirá o primeiro posicionado no Google é a velocidade de carregamento do site.

Por isso, ter um site moderno, atualizado e rápido, também ajuda a melhorar o SEO para e-commerce!

Seja paciente

SEO para e-commerce é uma estratégia que requer paciência. Seus resultados costumam aparecer a longo prazo, mesmo quando são bem aplicados. Todavia, existem meios de conseguir respostas mais rápidas.

Para que isso aconteça, é indicado diversificar seu plano de ações com SEO e investir em meio de tráfego de sites pagos, por exemplo. E isso é algo possível de ser feito com o Google Ads.

Pense nos usuários

A experiência do usuário é um fator de extrema importância e que deve estar na sua estratégia de SEO para e-commerce, de acordo com Alan Kent.

Possuir características que agradem o usuário pode transformá-lo em um possível comprador, mas, principalmente, vai levar a sua loja virtual até o topo dos resultados de pesquisas no Google. Basta ter uma boa organização nas categorias dos produtos.

Contrate um profissional de SEO

Por fim, a última sugestão de Kent sobre SEO para e-commerce é contar com uma ajuda especializada, nesse caso, um profissional de marketing especializado em SEO e Google. Afinal, sem experiência você pode não conseguir resultados.

Então, caso você precise de ajuda para aplicar um ótimo SEO no seu e-commerce e atingir o sucesso de vendas, conte conosco. Entre em contato, converse com um de nossos atendentes e agende uma reunião. Estamos ansiosos para conhecer sua ideia!

Leia mais publicações no nosso blog e siga a gente nas redes sociais, Facebook e Instagram,