Identidade visual é o termo dado ao conjunto de elementos gráficos, tanto físicos quanto virtuais, que têm o objetivo de transmitir para o público a essência de uma marca, produto ou serviço.
Imagine isso como uma roupa ou um uniforme de trabalho. Apenas de olhar, você, e qualquer outra pessoa, consegue identificar diversas informações a respeito de quem está vestido.
Portanto, é importante organizar todas as características que compõem uma identidade visual de maneira coerente e concisa, para marca ser lembrada e reconhecida por outras pessoas.
Mas, afinal, como é feita uma identidade visual?
Se você quer saber a resposta, continue lendo esse texto, porque a Retina Web vai explicar em detalhes as etapas mais importantes do processo. Confira:
1) A mensagem da sua marca
Antes de botar a mão na massa, é preciso entender o que a sua marca oferece (ou buscar oferecer) para os seus clientes. Mas não se engane, isso não diz respeito aos produtos e serviços, mas sim aos ideais.
Além de crescer e dominar o mercado, qual o objetivo da sua marca?
Somente depois de formular detalhadamente a resposta para essa pergunta você poderá seguir em diante, porque a representação gráfica da sua empresa vai se basear exclusivamente nessa mensagem, desde cores, até formas e fontes.
2) Uma agência de comunicação para te ajudar
No começo, não tem problema ser autodidata, afinal, a empresa é sua e só você sabe identificar e informar terceiros a respeito da mensagem do passo anterior.
Os passos complexos começam a partir de agora.
Botar a mão na massa não é fácil, então os leigos no assunto devem procurar profissionais qualificados para operar recursos e ferramentas de criação. É nesse momento que vai ser necessário recorrer a uma agência de comunicação criativa – como a Retina Web!
Uma agência é a instituição mais adequada para o desenvolvimento de uma identidade visual e o motivo é simples: como a Retina, todas as empresas do ramo contam com uma legião de profissionais qualificados e que podem desenvolver todas as etapas do projeto com vigor e foco na excelência.
3) Briefing
Do inglês, “briefing” significa “instruções”. Com isso já dá para imaginar o que vem por aí, certo?
Quando um profissional da área convoca uma reunião de Briefing, ele pretende reunir informações a respeito da empresa-cliente a fim de desenvolver o trabalho solicitado. Basicamente, ele quer saber os valores, desejos, quem é público, o que ela oferece, os diferenciais, os concorrentes, entre outras questões.
Para ir a fundo, é sempre recomendado o responsável pela empresa participar dessas chamadas, pois, mais uma vez, é o único capaz de responder todas as perguntas com assertividade, viabilizando o surgimento de uma identidade precisa.
4) Persona(s)
A identidade visual precisa impactar o público da sua marca, por isso, deve ser oferecido cuidado especial na hora de identificar e traduzir a persona ou as personas.
E caso você não saiba, esse termo, também muito utilizado no universo do Marketing, quer dizer “representação fictícias do cliente ideal de um negócio”.
Uma persona é criada com base em informações comportamentais e característica demográficas verídicas de quem consome os produtos e serviços de uma marca ou quem a marca busca atingir. Ter uma ou mais de uma ajuda a direcionar estratégias de Marketing de forma eficiente.
5) Brainstorming
Agora vamos falar do Brainstorming ou simplesmente “tempestade de ideias”.
Nessa etapa, os profissionais responsáveis apresentam e discutem soluções, inspirações, ideias e recursos para o desenvolvimento da sua identidade visual. É essencial que isso aconteça para que todas as cabeças sejam alinhadas e tomem o mesmo norte, evitando futuros possíveis conflitos.
Após toda criatividade se exaurir e as melhores opiniões serem selecionadas, o responsável pela execução do projeto deve reunir as sugestões mais promissoras, separar as informações relevantes e passar um pente-fino no resto, até sobrar o que vai ser realmente utilizado.
6) Mão na massa: cores, fontes, formas e estilos
Depois de tanta conversa, chegou a hora de botar a mão na massa! É aqui onde tudo que foi levantado e planejado nas etapas anteriores começa a ser executado por designers.
Preste muita atenção na hora de aprovar os projetos. Nunca se esqueça que a identidade visual será integrada a todos os materiais de comunicação do seu empreendimento, desde website e e-mails até cartões de visita, outdoors e folhetos de divulgação. Faça perguntas e busque entender a fundo os motivos que levaram a equipe combinar aqueles elementos.
Ainda, faça as suas próprias pesquisas para saber o que opinar e conseguir acompanhar o raciocínio dos profissionais. Começar pela psicodinâmica das cores é um bom ponto de partida, porque essa teoria estuda o impacto das cores no cérebro humano e no modo como nos comportamos quando somos expostos a elas. Até na hora de escolher as tonalidades é preciso ser estratégico, pois elas são a representação inicial do espírito da marca.
7) Manual de identidade visual
A identidade visual precisa te regras. Depois de pronta, ela não pode apenas ser usada de qualquer maneira.
Imagine que a equipe responsável pela comunicação visual da sua empresa acabe mudando e uma nova precisa se adaptar ao trabalho que era feito antes, o manual será o guia perfeito para dar continuidade a um trabalho majestoso, sem rupturas ou falhas que serão percebidas pelo seu público.
Devido a isso, a última etapa do processo de criação é criar um manual. Nesse livro sagrado deve conter informações minuciosas a respeito das cores, fontes, formas, estilos e tudo mais ligado a aplicabilidade da identidade em todas as peças gráficas.
Ao longo das páginas, deve estar registrado os códigos das cores nas escalas CMYK e RGB, as fontes, os tamanhos máximos e mínimos para aplicações, entre outras instruções para que um padrão seja seguido.
8) Branding
Antes de fecharmos o tópico “criação de identidade visual para sua marca”, precisamos deixar claro um processo muito importante: o alinhamento da identidade recém-projetada à estratégia de branding da sua marca. Se você não conhece, “o branding é uma ferramenta de estratégia no Marketing fundamental para ajudar a tornar sua marca uma lovemark, com potencial e diferenças competitivos no mercado, que a torne a escolha do público em seu respectivo seguimento”. – você pode ler mais clicando aqui.
Com isso, é importante que os dois conceitos, identidade visual e branding, estejam em plena sintonia. Se a sua estratégia é antiga, adéque ela. Mas se você ainda não tem uma, é o momento perfeito para botar em prática esse recurso mais que essencial. E mais uma vez, você pode pedir a ajuda de uma agência criativa de comunicação para tal tarefa, e a Retina está a sua disposição.
Pense bem sobre isso e escolha o melhor caminho para evitar conflitos de linguagem, de posicionamento e um efeito negativo, que afete o crescimento da sua marca.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e entendido tudo a respeito da formulação de uma ótima identidade visual. Se precisar de ajuda para desenvolver uma identidade visual impecável e extremamente bonita, entre em contato com a nossa equipe. Estamos preparados para ajudá-lo.