Branding é o primeiro passo no mundo publicitário para deixar sua marca em um bom lugar no mercado, torná-la um possível case de sucesso e ainda ganhar estrelas extras com o público, é projetar um branding, ou seja, dar à sua marca uma personalidade.
Mas antes do primeiro passo para de criar seu branding, é preciso entender dois conceitos que estarão sempre trabalhando juntos. E a nossa ajuda começa aqui!
O que é marca?
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), “marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”. Em poucas palavras, uma representação gráfica de produtos e serviços.
No âmbito do marketing, a marca está conectada aos sentimentos e experiências que o público estabeleceu para determinados produtos, mais do que a interpretação do indivíduo sobre o nome, logomarca, comerciais, identidade visual, entre outros elementos visuais e sonoros. Esses fatores são criados de acordo com as vivências individuais que cada pessoa, por isso são tão pessoais e possuem muita influência. E por possuírem essa influência, precisam ser cautelosamente trabalhados pelas empresas, através de uma boa estratégia e gestão de branding.
Essas ações têm como objetivo criar ou reforçar uma imagem positiva no olhar do público, além de estimular uma associação rápido de um produto ou serviço à empresa que o forneceu.
O que é Branding?
O branding abrange diversos itens essenciais e que ajudarão positivamente sua marca em muitas questões. Ele engloba as partes visuais e sensitivas, campanhas que formam a ponte entre sua marca e o público, além de estabelecer valor e posicionamento. Ou seja, toda a estrutura de marketing, planejamento e publicidade toma seu ponta pé inicial no branding.
O bom posicionamento permite alcançar um público fiel, gerando confiança e agregando mais valor à marca. Podemos tirar isso de nós mesmos, quando sentimos confiança em certo produto oferecido por uma empresa ou conhecemos seus valores, costumamos investir mais, indicar para os amigos e sempre ficar atentos em promoções ou novidades. É gerar empatia e uma certa “amizade” entre a marca e o consumidor, uma base importante atualmente para se estabelecer no mercado.
Estabelecer o conceito para gerar valor e agregar importância à marca deve ser pensado a longo prazo, em todas as oportunidades, afinal, cativar o público é um processo contínuo. Campanhas, ações, projetos que envolvem bem-estar, geram relevância e ainda potencializam suas metas, são boas estratégias no branding.
Entendi, mas quais suas importâncias?
Hum, muitas!
O branding é uma ferramenta de estratégia no marketing fundamental para ajudar a tornar sua marca uma lovemark, com potencial e diferenças competitivas no mercado, que a torne a escolha do público em seu respectivo seguimento. Além de tornar sua marca queridinha, o rendimento e a visualização são pontos positivos que somam no desempenho. Não basta só vender, os consumidores procuram por marcas com valores agregados e que passem visão de atualidade e modernidade.
Para trazer um bom valor à marca e um posicionamento que traduza o que a empresa tem a oferecer, é importante entender o seu público, para oferecer exatamente o que ele precisa. O que as pessoas pensam? O que elas querem? A sua marca pode feri-las? Se sim, o que a sua marca pode oferecer para reverter a situação e respeitar escolhas? São algumas perguntas que podem te ajudar na hora de pensar no seu posicionamento.
Algumas marcas possuem suas estratégias, posicionamento e visão bem definidos e aplicam isso de forma criativa e que conversa com 90% do público. Alguns exemplos de marcas posicionadas e que sabem como montar suas estratégias!
- Pepsi: mesmo ficando em segundo lugar em seu segmento, não deixou que isso atrapalhasse de forma alguma. Com a campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”, impulsionou suas vendas e ainda conseguiu gerar uma ação diferente, que atingisse seu púbico com os valores da marca.
- Coca-Cola: um exemplo típico e que grande parte já esperava (ou não). Se posiciona com campanhas com base em valores queridos pelo público, como amizade, alegria, união e outros, que gera engajamento e incentivo por momentos e experiências.
- Starbucks: além de oferecer café, oferece experiência. Apenas no ato de vender suas bebidas, a empresa ‘personaliza’ o copo de cada cliente apenas escrevendo seu nome. Além disso, acompanhou o crescimento da tecnologia e oferece ao consumidor otimização, com a opção de fazer o pedido através do app.
- Amazon: conquistou o título de marca mais valiosa do mundo em 2019 e não é à toa. Oferece e-commerce e um bom posicionamento em agilidade de entregas e preço baixo, permitindo também que o consumidor tenha a liberdade de falar se gostou ou não dos produtos. A título de curiosidade, seu fundador, Jeff Bezos, é considerado o homem mais rico do mundo desde 2018, de acordo com a revista Forbes.
Esses são exemplos de grandes empresas que estabeleceram valores, encantaram o público com serviços e acompanham as demandas, o crescimento e as novas vontades dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes.
Além dessas marcas globais que falamos acima, existem marcas brasileiras que enchem nosso coração de orgulho – além de querer gastar o salário todinho lá – e podemos descrever uma com esse perfil: a Dobra.
Se você ainda não conhece, uma apresentação rápida dos seus serviços. A Dobra oferece tênis, blusas com bolsos trocáveis e bags de papel, mas seu carro-chefe são as carteiras fininhas, também feitas à base de papel. O interessante da Dobra não é apenas suas carteiras leves, mas o posicionamento estabelecido e que gera encantamento por parte do público e por consumidores engajados que buscam produtos sustentáveis ou que somem no dia a dia.
Carteiras de tamanhos diferentes, estampas que agradem o consumidor e ainda a opção de troca de carteira para reciclagem, que gera desconto na próxima compra. A Dobra também se posiciona com a sociedade, enviando parte dos lucros para instituições. A empresa mantém essa linguagem em toda sua marca, desde e-mails marketings interativos, à mascote e o jeito que oferece cada produto, gerando engajamento ao consumidor e um diferencial em meio a tantas empresas.
O público está cada vez mais em busca de empresas que pensam diferente e oferecem produtos que cativem e encantem. O branding auxilia nessas definições, na escolha da linguagem e como a sua empresa afeta cada consumidor.
Marcas são construídas em cima de valores que acompanham o crescimento da sociedade e geram amor e empatia aos consumidores, que estão se engajando para acompanhar o futuro, e as empresas que estão nesse meio tem um forte diferencial. O investimento e a busca por conhecimento também ajudarão você e a sua marca no atual mercado.
São diversas maneiras de trazer o branding até sua empresa para um bom posicionamento. Aqui no site da Retina Web, nessa mesma aba de blogs, você encontra uma série de matérias que acompanham o crescimento do público, da sociedade e o que tem de novo no mercado. Um dos últimos texto que você encontra é a explicação completa do branding, com conceitos e passos que ajudarão você a estabelecer sua marca no mercado de forma positiva. É só você clicar AQUI!
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