Seja qual for o seu modelo de negócio, entenda que, entre as estratégias implementadas, é imprescindível que haja o comprometimento de todos para a fidelização de clientes.
A preocupação com o atendimento, se o problema foi solucionado e o que pode ser melhorado nos produtos ou serviços são aspectos indispensáveis de um pós-venda. Ter o pensamento focado em fazer o melhor possível para que a sua base de contatos se sinta bem com a marca traz benefícios a curto, médio e longo prazo.
Para tanto, se deseja ter um e-commerce de sucesso e fidelizar a clientela, confira estas 5 dicas especiais que trouxemos!
1. Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para a fidelização de clientes, sem sombra de dúvidas, é conhecer as suas principais características comportamentais e como eles se relacionam com o produto ou serviço oferecido. Sem essa prévia busca do que os clientes necessitam, torna-se mais difícil usar as tendências do marketing digital a seu favor.
O conhecimento do seu público permite que as estratégias de marketing sejam retrabalhadas e que a comunicação entre ambas as partes não tenha ruídos. Entenda que não se trata de uma mera venda, mas sim de solucionar os pontos de dor da sua base de contatos e reforçar que a sua marca é a melhor do mercado.
2. Garanta a melhor experiência possível
Talvez você não tenha se dado conta, ainda, mas o tempo de carregamento do site influencia o interesse do cliente. Tendo isso em vista, jamais deixe de revisar a quantas anda o processamento de dados da sua página web e, consequentemente, como está a experiência de navegação dos visitantes.
É fundamental que as páginas sejam convidativas para a compra, afinal, ninguém quer mexer em algo que seja muito complexo ou burocrático, não é mesmo? Com isso, invista em um layout simples, intuitivo e que deixe o usuário à vontade para realizar suas aquisições sem quaisquer dificuldades aparentes.
3. Proporcione condições especiais
Se na sua empresa você não dá um tratamento VIP para os seus contatos que já compraram alguma coisa, então é melhor rever seus conceitos. Os seus clientes são o estopim para que você consiga vender ainda mais e, naturalmente, atraia novas pessoas — para que se interessem pelos seus produtos ou serviços.
Sem pestanejar, invista em estratégias de remarketing, envie brindes baseados nos gostos dos consumidores e dê descontos que valham a pena. Por mais simples que sejam, atitudes como essas fazem com que o cliente se sinta verdadeiramente importante para a empresa.
4. Faça um atendimento exemplar
Pode parecer meio óbvio, mas não custa enfatizar que o atendimento da sua empresa deve ser o melhor possível, visto que o bom relacionamento precisa ser contínuo. Trate os clientes sempre com educação e procure solucionar as dúvidas que surgem, independentemente do canal de comunicação que utilizem para isso.
Estabelecer um bom atendimento faz com que a venda se torne mais fácil e, aos poucos, os consumidores terão uma confiança irrefutável na marca. Para tanto, padronize os métodos utilizados no SAC e cuide para que a sua organização tenha uma ótima gestão de redes sociais, a fim de evitar conflitos e priorizar o público.
5. Supere as expectativas dos clientes
Assim como funciona em um relacionamento amoroso, não basta apenas dar atenção e carinho, mas sim superar as expectativas da outra pessoa. Entenda que todo mundo gosta de se sentir bem e busca incessantemente por coisas que lhe saciam de alguma maneira.
Pegando esse gancho, quando o seu negócio traz vantagens que vão além do que os clientes precisam, eles se sentem privilegiados e começam a olhar diferente para a empresa. Você pode muito bem oferecer produtos ou serviços que complementem a experiência das pessoas — algo que, gradativamente, trará uma boa reputação on-line.
Portanto, se deseja entrar em 2019 com o pé direito e maximizar a fidelização de clientes, não deixe de levar em consideração todos os pormenores possíveis. Além disso, saiba que a sua base de contatos é um ativo importantíssimo e que pode render muitos lucros.
Gostou destas dicas que trouxemos? Quer entender um pouco mais do assunto? Então, aproveite a visita ao blog e saiba como lidar com clientes insatisfeitos na internet!