O marketing digital se caracteriza pela grande capacidade de inovação que acontece de uma forma cada vez mais rápida. Por esse motivo, quem não estiver ligado nas tendências que surgem pode ficar para trás, deixando de lado as ótimas vantagens que elas apresentam na busca por resultados melhores.
Mais do que simplesmente criar ações diretas de venda, a interação vem ganhando destaque, principalmente utilizando ferramentas que tornam essa relação mais leve e informal, características bastante valorizadas pelo público.
E muitas delas estão entre as principais tendências de marketing digital para 2018. Então, para não ficar de fora, confira a nossa lista com 5 dessas principais tendências para o ano que se aproxima.
1. Influenciadores digitais
Muita gente diz que o velho “boca a boca” é o melhor tipo de marketing. Mas como tudo se moderniza, até mesmo essa tradicional forma de atrair clientes ganhou novos ares na internet. Aliado a outros conceitos, podemos dizer que os chamados influenciadores digitais partem desse pressuposto.
Ao passar por uma boa experiência, muitas pessoas utilizam a rede para divulgar isso, o que gera um marketing gratuito para a sua empresa. A chamada prova social é bastante valorizada no mundo digital, já que as ofertas são muitas e quanto mais informações positivas tiver em relação a um produto ou serviço, maiores são as chances de fazer uma boa compra.
2. Streaming
O streaming ganhou muita força em 2017 e com certeza isso se expandirá em 2018, já que é um formato que vem sendo muito apreciado pelo público. Na busca por interagir e também transmitir conteúdo de forma simples e funcional, esse tipo de recurso é barato e ajuda a obter ótimos resultados.
As transmissões ao vivo ajudam o público a conhecer as pessoas por trás do negócio e a adquirir conhecimento, já que a procura por informações de qualidade é uma demanda grande que existe na internet. Já para as empresas, é uma ótima maneira de captar leads e conquistar potenciais clientes.
3. Mídia Out of home
A mídia out of home se caracteriza pela união entre a mídia on e off, gerando assim uma forma mais completa de impactar os clientes. Por meio de painéis e outdoors digitais, é possível criar experiências únicas, trazendo junto a si a possibilidade de obter mais tráfego e engajamento nas redes sociais.
Um ponto bastante interessante é que por mais que pareça uma tecnologia cara, a verdade se mostra diferente, pois esse é um recurso bastante acessível para pequenas e médias empresas.
4. Realidade Virtual
Dentre as principais tendências para o marketing digital em 2018 está algo que nos acostumamos a ver em filmes, mas que se torna cada vez mais presente em nosso cotidiano, que é a realidade virtual.
É claro que nesse início, esse tipo de recurso está sendo mais utilizado por empresas de grande porte, mas com o avanço da tecnologia e a sua popularização, é natural que o acesso se torne mais fácil.
Os vídeos 360º vêm sendo muito utilizados nessa busca para gerar uma experiência mais real. Outros recursos interessantes nesse sentido são os cardboards (aparelhos que facilitam a imersão) e aplicativos de realidade virtual.
5. Aprimoramento do Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo não é uma novidade, inclusive é uma estratégia bem consolidada de marketing e que vem gerando ótimos resultados. O que podemos citar considerando esse aspecto e agregando às tendências do marketing digital em 2018 é o seu aprimoramento, já que esse recurso está em uma fase madura.
Uma das necessidades a serem cumpridas para que isso aconteça é a produção de conteúdo original, interativo e que possa realmente se diferenciar do que já se encontra por aí. Integrar o que você produz de conteúdo com as suas características organizacionais é outro fator fundamental nesse processo.
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