Como já comentamos aqui, previamente, o site da sua empresa é como o cartão de visitas virtual para todos, até mesmo a sua loja física, no ambiente online, seus clientes e seu público alvo precisam receber a mesma qualidade de tratamento que receberiam, se estivessem conversando diretamente com você ou entrando na sua loja.
Esse é um dos grandes motivos que seu site pode ser um divisor de águas para sua estratégia, pois ele pode alavancar seu posicionamento online, fazendo com que sua empresa se destaque muito no mercado que atua, mas também, pode estragar sua estratégia e não trazer o sucesso que espera para sua empresa no âmbito online.
Benefícios de um site
Quando falamos em um site institucional, não falamos apenas em apresentar a empresa como uma entidade que está presente no online, estamos falando de uma ferramenta importante e crucial para a estratégia de autoridade e posicionamento online, pois o site está ligado ao marketing digital, que por sua vez, está ligado ao marketing de conteúdo e essa é a chave do sucesso ou fracasso de sua autoridade empresarial online.
Um website institucional precisa ser amigável para seu público, com conteúdo técnico para informar quem precisa de maiores informações sobre seu produto ou serviço, assim como conteúdo de autoridade, que é, geralmente, apresentado como blog, um conteúdo mais longo que gera interesse e informações mais gerais sobre o segmento de atuação da sua empresa, resultando em um reconhecimento de todos da sua empresa como uma fonte segura de dados e informações sobre o segmento e mercado.
A estratégia de Marketing de Conteúdo é diretamente ligada ao site justamente por proporcionar a oportunidade de se tornar essa fonte segura de dados para todos, pois um dos pilares da estratégia é ter o melhor conteúdo, de fácil acesso e se aprofundar em diversos temas que são relacionados ao ramo de atuação para que o público entenda que não é uma simples empresa e sim, uma entidade que tem experiência e atua com firmeza e assertividade.
Além de ajudar muito na autoridade da empresa, o conteúdo técnico de fácil acesso e entendimento é um grande auxílio na educação de futuros clientes, pois oferece mais referências importantes na hora da decisão, pois, mesmo que o visitante já tenha até entrado em contato com a equipe de venda, quando ele procurar maiores detalhes sobre o produto ou serviço, seus benefícios e temas relacionados, ele achará sua empresa oferecendo todo esse conteúdo de suporte, o que é crucial para o visitante se tornar um cliente e decidir comprar ou contratar da sua empresa.
Porém nem só de conteúdo vive um site, o mesmo precisa ter um planejamento e ser pensado na experiência do usuário, com técnicas de UX (User Experience) para que o site seja intuitivo e o visitante seja guiado pelo caminho que foi traçado no site, com botões de chamada de ação, banners informativos com gatilhos mentais nas chamadas, um mapa do site bem pensado também faz toda a diferença na hora de alavancar a estratégia.
Como um site estraga a estratégia
Assim como o site com um conteúdo bom e uma boa experiência do usuário ajuda muito na estratégia, quando a empresa não investe em um site bom, com programação exclusiva e simplesmente apresenta um template pronto que não foi nem personalizado para apresentar o conteúdo de uma forma interessante, o site pode ser o ponto que estraga a estratégia de posicionamento e autoridade online.
Quando a estratégia é pensada, a harmonia entre redes sociais, comunicação online e offline, campanhas pagas, campanhas de conteúdo orgânico e website precisa ser efetiva, uma vez que o site não está dentro da proposta, pode gerar uma métrica chamada de Taxa de rejeição, onde é mensurado a porcentagem de pessoas que entram no site e ficam muito pouco tempo.
Não apenas isso, no cenário que foi apresentado anteriormente, onde o visitante já conversou com a equipe de vendas e vai procurar maiores informações sobre o produto ou serviço e não acha nada da sua empresa que ofereça essa informação, para enriquecer a experiência do cliente, ele, certamente, pode procurar outra empresa que ofereça mais segurança e confiabilidade na hora de tomar a decisão final da compra ou contratação.
Conclusão
Apresentados os dois cenários, pode ver que um site não é apenas uma ferramenta simples que coloca sua empresa na internet, mas sim, uma grande ferramenta que pode gerar muito lucro para sua empresa e alavancar o crescimento geral do seu negócio.
Se você ficou interessado em saber mais sobre estratégias de um site exclusivo, com layout pensado na experiência do usuário e programação com técnicas de SEO para que o site seja otimizado e bem ranqueado pelo Google, com um planejamento de conteúdo para alimentar o site e gerar essa autoridade, fale conosco, que nosso time de especialistas está pronto para atender e entender suas necessidades.