Tecnologia
Realidade Virtual: a publicidade se encaixa?
Autor Retina Web
Data 10, outubro, 2019
Realidade Virtual: a publicidade se encaixa?

Anos atrás, crianças, adultos e todas as idades pensavam no ano de 2020 como aquele momento dos carros voadores e tecnologia fora do comum.
É… estamos na reta final para adentrarmos o “ano futurista” e, por enquanto, só não contamos com os carros voadores dos filmes!

O futuro está trazendo tecnologias cada vez mais robustas para o mercado, e com isso já conseguimos desenvolver coisas incríveis. Desde de informações em tempo real e uma chuva de conhecimento, até métodos medicinais mais avançados, que geram projetos de uma vida mais longa, chegando a levar o ser humano para fora da Terra. Apesar de parecer “absurdo”, diversos países já vivem com essa rotina de criar e desenvolver grandes coisas a partir dessa tecnologia que a cada dia se expande mais e mais. Essa parte tech está em uma demanda mais alta, e talvez você não encontre tão frequente. Mas dessa vez trouxemos uma tecnologia importante no mercado, que atinge diversas áreas como saúde, educação, militar, indústria, comércio, turismo, automobilismos e, principalmente, o Marketing/Publicidade: a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada. 

Realidade Virtual

Hoje já conseguimos perceber como a realidade virtual está aprimorada. Apesar de não ser exatamente algo inédito no mercado, surgem maiores e melhores tecnologias como Oculus Rift, Samsung VR e Google Cardboard. Com esses gadgets, as possibilidades mais remotas podem ser exploradas, como “estar” em ambientes completamente diferentes de nossa realidade física.

Alguns games já estão usando a tecnologia para aprimorar. Simular pistas de corrida, montanha-russa no parque de diversões ou realidades alternativas criadas para que o usuário possa assumir suas próprias regras e uma infinidade de outros jogos. 

Além dos jogos, alguns profissionais também podem usar a Realidade Virtual e agregar com a profissão, para fazer simulações ou treinamentos que precisam estar em ambientes específicos, como soldados ou pilotos de avião.

A Realidade Virtual tem espaço pra todos, inclusive os amantes de artes que nem sempre conseguem viajar a longas distâncias para apreciarem de perto. A função também vem sendo utilizada em registros de fotos e vídeos 360º, para que o público possa sentir que está no local que aconteceu o fato. Ou levar o visitante até museus, lugares turísticos ou cidades históricas. 

1 – Dior

A Dior ofereceu uma experiência imersiva com o Dior Eyes, dando acesso virtual ao backstage do seu desfile. Impresso com extrema qualidade em impressora 3D, o dispositivo foi desenvolvido em parceria com o DigitasLBi Labs France e o seu áudio holofônico e sua tela de alta definição foram desenvolvidos especialmente para o aparelho, trazendo uma experiência virtual exclusiva e cheia de tecnologia de ponta.

2 – Nike

Para divulgar o lançamento de uma chuteira da empresa, a Nike disponibilizou um vídeo em seu canal no Youtube, que permite ser visualizado em óculos de realidade virtual já disponíveis no mercado.

A experiência traz a visão em primeira pessoa do jogador Neymar. O jogador está em um campo de futebol lotado, com um cenário recheado de easter eggs espalhados para o espectador encontrar enquanto assiste.

3 – Facebook 

Até o gigante das mídias sociais está entrando de vez nesse mundo. O Horizon está previsto para chegar em 2020 em modo de teste. Essa plataforma vai oferecer aos jogadores interação, bate papo, jogos e a possibilidade de criar novos mundos, com suas próprias regras, estilo o jogo Minecraft. 

Realidade Aumentada

Já a Realidade aumentada, por sua vez, está se levantando cada vez mais e se mostra extremamente promissora para os próximos anos. Esqueça só o conceito de scan de QR codes e embalagens. Para o momento, as publicidades se tornam cada vez mais interativas…

O desafio é como as grandes empresas, que até então não faziam parte desses universos, irão se beneficiar dessa tecnologia para promover seus produtos e serviços. Por essa curiosidade, eu resolvi pesquisar e entender algumas das estratégias que foram adotadas até o momento e quais as projeções para o futuro.Essa função se adequa mais ao mundo real. 

Para os jogos, um dos exemplos é o Pokémon GO, que faz com que você capture os personagens no ambiente em que estiver jogando. Outro exemplo que provavelmente você já experimentou são os filtros no Instagram Story ou no Snapchat, que faz com que a câmera do smartphone capte sua imagem e inclua animações ou acessórios. Ainda há quem encontre em pontos turístico, para obter mais conhecimento sobre determinada obra ou afins.

1- Stella Artois

A empresa criou um aplicativo de realidade aumentada que, ao apontar a câmera para a rua onde deseja se informar, mostra ao cliente quais os bares mais próximos que vendem a cerveja da marca. O aplicativo se chama “Le Bar Guide”.

2- Mobly

Já pensou em enxergar como novos itens de mobília ficariam na sua casa antes de comprar? A Mobly desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada que permite ao usuário decidir qual modelo e cor de mobília combina mais com o ambiente onde será instalado. O aplicativo trouxe finalmente o conforto de decidir comprar itens deste tipo de forma online, sem que seja uma compra às cegas.

3 – Páscoa Lacta

Esse ano a páscoa ganhou interatividade com realidade aumentada. A Lacta disponibilizou uma animação em que o consumidor poderia “espiar” os produtos por dentro. A ideia foi despertar a magia e o encanto da páscoa.

App de realidade aumentada, mostra a magia dentro da caixa de chocolates da Lacta.
Foto: Divulgação

4 – Ri Happy

Ainda no clima de páscoa, a Ri Happy realizou uma caça aos ovos de páscoa com a realidade aumentada onde, os ovos de páscoa virtuais, apareciam durante o percurso entre os corredores de suas lojas.

Caça aos ovos Ri Happy aconteceu com a utilização da realidade aumentada, entre os corredores das lojas.
Foto: Divulgação

Sugestão do time Retina

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) vai realizar a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos”, com uma imersão nas obras do gênio do renascentista. A exposição contará com obras em tamanho real, como a Última Ceia. 

A exposição também conta com o Homem Vitruviano, Mona Lisa. As sessões terão 45 minutos, e com cerca de 150 projetores para retratar as obras, com instalações multissensoriais com sons, luzes, cores e telas sensíveis ao toque. 

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Fontes:

  • Techtudo
  • B9
  • Viagem e Turismo (Abril) 

Por Gustavo Magalhães – Redator na Retina Web Design