Redes Sociais
Os 5 Pecados Das Redes Sociais
Autor Retina Web
Data 25, junho, 2021
Os 5 Pecados Das Redes Sociais

As redes sociais são parte vital do plano de negócios de empresas que buscam se estabelecer no ambiente virtual. Através delas é possível estabelecer e posicionar seu negócio na internet, divulgar ideias, produtos e serviços, e se conectar com o público-alvo. Mas, apenas ser ativo nas redes não basta, é necessário entender todas as funcionalidades dessas plataformas antes de tomar qualquer decisão, só assim será possível evitar dores de cabeça no futuro.

Pensando nisso, preparamos esse post com 5 pecados das redes sociais para que você possa evitar ou parar de cometê-los. Continua lendo este post e aprenda tudo a respeito deles:

O QUE SÃO REDES SOCIAIS?

Antes de tudo, você precisa entender perfeitamente o que são as redes sociais.

Redes sociais são sites e aplicativos com diferentes finalidades (profissional, relacionamento, hobbie, entretenimento, nicho, etc), mas que possuem o mesmo objetivo: permitir a transmissão e compartilhamento de informações entre seus usuários, tanto indivíduos comuns, quanto empresas e grandes marcas.

Quando tocamos nesse assunto, muito provavelmente você pensa em sites como o Facebook, LinkedIn, Twitter e talvez o antigo Orkut, além de apps como o badalado Instagram, o essencial WhatsApp ou seu alternativo em ascensão Telegram, e a febre do momento: o TikTok.

Porém, o conceito de redes sociais é datado de muito tempo atrás em estudos sociológicos, por exemplo. Tal setor do conhecimento dita que o conceito de rede social permite analisar as interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até as imensas sociedades que habitam ou habitaram o globo. Esse processo vem sendo aplicado desde o final do século XIX, quando começou a ser reconhecido.

Na modernidade, com o advento da Internet, as redes foram instrumentalizadas por seus usuários para que pudessem instigar discussões sobre pautas sociais e políticas importantes e, também, convocar participantes para manifestações, protestos, ações no “mundo real” que causassem alguma transformação. Deve ser fácil pensar em exemplos recentes sobre o poder dessas plataformas digitais, certo?

Por fim, os aplicativos e sites deram origem a uma nova maneira das empresas se relacionarem com seus clientes e vice-versa. Rapidez, versatilidade, praticidade, humanização e acolhimento aumentaram a qualidade dos métodos e processos, abrindo espaço para conexões mais fortes e uma nova maneira de fazer Marketing Digital. Com anúncios diversos e conteúdo mais efetivo sendo difundido, produtos e serviços chegaram em locais nunca vistos antes pelos empresários.

5 ERROS QUE PRECISAM SER EVITADOS NAS REDES SOCIAIS

1) Não acompanhar métricas

Métricas são dados coletados para mensurar, monitorar e avaliar o comportamento de usuários em um determinado perfil ou página na internet, de maneira simples, clara e objetiva.

Ao analisar esses dados é possível identificar o que está e o que não está dando certo, e assim investir em conteúdos com maior engajamento e melhorar aqueles com rendimento abaixo do esperado.

Não é necessário muito esforço com as métricas, porque quase todas as redes sociais possuem sessões dedicadas exclusivamente a verificação de rendimento do material compartilhado. Você precisa ficar atento a elas.

2) Não usar hashtags ou usá-las do jeito errado

As populares hashtags são um método de pesquisa e agrupamento de termos em tópicos. Para utilizá-las é simples, basta inserir em uma postagem a cerquilha (#, também conhecida como “jogo da velha”) antes de uma palavra, frase ou expressão, e por fim clicar no botão enviar.

No entanto, muitas pessoas não usam esse recurso de maneira estratégica, com o objetivo de fortalecer a marca, tornar o conteúdo relevante e permitir que os posts sejam encontrados por novas pessoas. O uso excessivo ou indevido faz o tiro sair pela culatra, pois alguns sites punem aqueles que não agem de acordo com as políticas de privacidade e compartilhamento.

3) Não estabelecer padrões de comunicação

Toda peça criada precisa seguir a mesma identidade visual e estilo de linguagem, independentemente da plataforma onde será compartilhado. Obedecer a um padrão é uma estratégia de marketing digital importante, pensada para estimular o reconhecimento da sua marca por outras pessoas.

Imagens, vídeos e textos sem qualidade e com estilos que não são atrativos não chamam a atenção dos seguidores. É preciso ser coerente, só dessa forma será possível tornar o posicionamento online da sua empresa e o interesse dos usuários da web mais forte.

4) Não realizar publicações humanizadas

É errado tratar as páginas de uma instituição apenas como mecanismos de divulgação. Os usuários do Facebook, por exemplo, procuram por entretenimento e novas ideias, por isso páginas de humor, informação e influencers são tão populares. E isso acontece porque as redes sociais são espaços de interação, ou seja, é necessário interagir com seus seguidores para criar vínculos

Empresas cujo único objetivo é expor e vender os seus produtos dificilmente conseguirão estabelecer uma relação sólida com os seus seguidores/clientes. Além da divulgação, deve-se apresentar também conteúdos de qualidade, diversificados e atrativos. Os materiais precisam representar ideias e posicionamentos da marca.

5) Não investir em mídia paga

A mídia paga aumenta o alcance de publicações, com o objetivo de atingir os melhores resultados, em menor tempo. Em outras palavras, você impulsiona posts de acordo com a quantia investida na plataforma. Isso gera mais curtidas, comentários, compartilhamentos, conversões e etc.

Alcançar resultados satisfatórios de forma orgânica é possível, porém, se você quiser que sua marca ganhe maior visibilidade de maneira rápida e de acordo com as preferências do seu plano de Marketing, é preciso gastar uma quantia com impulsionamento.

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e, inclusive, o YouTube possuem a sessão Ads (abreviação de “AdSense”, serviço oferecido pelo gigante Google), onde o dono da página pode pagar para que seu conteúdo seja anunciado de maneira prática. As interfaces das redes sociais são intuitivas, mas é importante que um profissional que entenda do assunto aplique as técnicas corretas para seu anúncio tenha sucesso.

A IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DE MARKETING

Usar as redes sociais de maneira inteligente requer prática e estudo constante. Com o tempo, você vai entender qual a melhor forma de se posicionar na web, com o objetivo de atrair o público, interagindo do jeito adequado. O mais importante é nunca esquecer desses cinco erros que não podem, de jeito algum, ser cometidos.

Por outro lado, se você não tem tempo para estudar e se adaptar, pois está ocupado cuidados dos demais processos do seu empreendimento, uma saída é solicitar o apoio de uma agência de Marketing. Seus profissionais especializados na produção de peças audiovisuais, no desenvolvimento de conteúdo escrito e gerenciamento de redes sociais, são capazes de atender todas as necessidades e resolver os problemas apresentados.

A Retina Web é a melhor opção do mercado para você! Nossas técnicas exclusivas e recursos modernos estão sempre a postos para evitar todos os cinco (e muitos outros) pecados das redes sociais.

Não perca mais tempo, entre em contato agora mesmo, converse com o nosso atendimento e saiba em detalhes tudo o que podemos te oferecer. Será um prazer atendê-lo!