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O site ideal, é um privilégio navegar aqui
Autor Retina Web
Data 17, junho, 2021
O site ideal, é um privilégio navegar aqui

Você pode não ter entendido a referência à cena clássica do Aladdin no título desse artigo, mas certamente vai ficar deslumbrado com as nossas dicas da mesma forma que a princesa Jasmine se deslumbrou ao voar sobre Agrabah. Sabe por quê? Porque tem tudo a ver com uma navegação tranquila!

Quando se pensa em um site perfeito, certamente um design bem elaborado passa pela sua cabeça, entretanto, apesar de importante, essa não é a única característica que faz com que um site tenha uma estrutura ideal.

Confira hoje alguns pontos que precisam ser levados a sério para garantir uma página na web funcional e precisamente adequada a sua empresa. Continue lendo:

Pense nos detalhes do seu site:

Uma das principais preocupações que se deve ter em mente ao criar um site é como ele está respondendo ao seu usuário. Por exemplo, hoje em dia, a internet é acessada por diversos tipo de devices, como smartphones, tablets, até mesmo televisores mais modernos além dos computadores. É preciso pensar em como será o comportamento do seu site nessas variadas condições, afinal, tamanhos e proporções diferentes, certo?

Um site de qualidade deve entregar uma experiência satisfatória: tempo para uma página carregar, tamanho e tipo das fontes, cores, multimídia, navegabilidades, entre muitos outros pontos além da beleza do layout. Quando tudo isso é desenvolvido com harmonia e as técnicas corretas de design, marketing e comunicação, é dado a vida a um website elegante, funcional e eficiente.

De maneira objetiva, tudo isso diz respeito a Experiência de Usuário (UX)

, que considera o conjunto de atributos que, se aplicados corretamente, irão definir o nível de satisfação da pessoa que está navegando, incluindo características técnicas, organização estrutural das páginas e, não menos importante, o valor do conteúdo acessado.

Por isso, não pense que as cores dos botões, tamanho dos links, o caminho que um internauta percorre para chegar aonde deseja, disposição de informações básica e do menu são irrelevantes. Esses e muitos outros mostram vitais no processo de conversão de um lead até a efetuação de uma compra.

Compreenda as diferenças e necessidades dos usuários gerais e específicos:

É importante ficar atendo às diferenças existentes entre os usuários. Por exemplo, quando pensamos no usuário geral (ou comum), imaginamos uma pessoa que, por acaso, aterrizou em seu site enquanto realizava uma pesquisa. Já o usuário específico é aquele com completa ou grande compatibilidade com o perfil de compradores que você deseja conquistar.

Outro detalhe é, dentro desse amplo cenário de clientes com características de púbico ideal, podem haver nichos criados a partir dos serviços, produtos e soluções ofertadas. Cada página do seu site precisa ser pensada para comportar essas variadas personalidades, convencê-las de que estão no local certo e induzi-las a adentrar na jornada do funil de vendas.

Em certo ponto, a pluralidade dos clientes, sejam compradores recorrentes ou novos, permitem realizar ações vinculadas a grupos específicos, assim, sendo possível lançar as famosas landing pages, ou páginas de destino, que são novos endereços na web para ações de marketing incisivas, sazonais ou promocionais, entre outras inúmeras possibilidades.

Tanto para adequação do site da sua empresa, quanto para a criação das “ramificações” que são as landing pages, é preciso considerar sempre a estrutura e postura da marca online, e sua identidade visual, a fim de encontrar coerência e causar impacto positivo em quem acessa qualquer um dos seus domínios online.

Lidar com o público online não é tarefa fácil, requer estudos precisos e detalhados a respeitos dos perfis dos navegantes, incluindo fatores comportamentais e demográficos, e pesquisas mercadológicas constantes e assertivas do seu setor de Marketing. Ou seja, para bons resultados, o ideal é sempre iniciar um trabalho fortificado unido aos conceitos Público-Alvo e Persona.

Dicas para aprimorar o seu site

Um site perfeito é, antes de tudo, usável:

Pode parecer exagero, mas não é. Uma das coisas mais frustrantes para um usuário é entrar em um site defeituoso, com uma navegação confusa e que não se adequa a todos os dispositivos que, porventura, seu visitante esteja utilizando.

Dessa forma, é de suma importância garantir um site responsivo e com uma navegação intuitiva. Não ter essa característica pode gerar penalidade do Google e você pode acabar perdendo posições no ranqueamento de resultados e, consequentemente, espaço para a sua concorrência.

Otimize o SEO do seu site

O poderoso SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Motores de Busca é o termo usado no Marketing para o conjunto de técnicas que tornam seu endereço eletrônico muito mais amigável ao Google.

Dentre suas principais técnicas e táticas mais utilizadas estão a aplicação correta de palavras-chave ao longo do texto, nas urls customizadas, legendas, descrições e nas imagens; link building e backlinks; uso de redes sociais; e, como já citado, sites responsivos.

Existem ferramentas que analisam e encontram as principais palavras-chaves a respeito do seu nicho, tema de blogpost, produtos vendidos e serviços ofertados. Com essa informação, pode-se criar conteúdo voltado especialmente para responder a essas perguntas dos usuários ao Google, que, por consequência, os levarão até o site da sua empresa.

Mas atenção: o uso das palavras-chave deve acontecer de maneira fluida e natural. Simplesmente mencionar diversas vezes a mesma palavra ou expressão pode afetar o desempenho online, já que o Google penaliza conteúdos que repetem a palavra-chave de forma inorgânica.

Tenha ferramentas de pesquisa

Ninguém quer perder tempo. Mesmo que seu conteúdo seja excelente, sua galeria de produtos bonita e bem-organizada, muitas vezes seu usuário não quer perder alguns minutos navegando pelo mostruário online” em busca de um item ou informação, se for um blog, específica. Ele ou ela, muito provavelmente, quer ir direto ao ponto.

Portanto, disponibilizar recursos de pesquisa dentro do site é vital. Permitir que encontrem de forma rápida e fácil o que procurar, usando frases ou palavras-chave, faz com que o site da sua marca seja melhor visto e melhor avaliado pelos navegadores e mecanismos de busca.

Layout moderno e navegação otimizada

Esqueça as poluições visuais e elimine o excesso de caixas, balões, anúncios e demais informações que não sejam verdadeiramente necessárias, pois acabam espantando quem acabou de chegar. Aqui, menos é mais – o que não significa que não possa ser bonito.

Se o usuário precisa clicar em mais de três links para chegar em um conteúdo, fechar uma compra ou entrar contato, por exemplo, sua navegação precisa ser urgentemente otimizada! Quanto mais rápido ele chegar ao seu objetivo, mais satisfeito ele ficará e as chances de retornar novamente são bem maiores.

Caso você identifique muitos problemas, quem sabe já não é hora de adquirir um novo layout ou reestruturar totalmente

Botões de acesso

o que já possui?

Disponibilize de maneira visível, botões de acesso às principais categorias em seu site, dando destaque à “Home” ou “Início”. As outras incluem botões Contato, Loja, Blog, Serviços e outras funcionalidades.

Em lojas online, clique para adicionar produto ao carrinho ou para verificar toda a sua lista de compras são indispensáveis. Em certos locais, existe até botões para salvar um produto, adiciona à lista de desejo ou lembrete para quando novos modelos estiverem em estoque de novo.

Por fim, em Blog, botões de compartilhamento de artigos nas principais redes sociais podem ajudar a disseminar seu conteúdo e fazer com que o usuário atraia novas pessoas ao seu domínio sem grandes esforços. É uma estratégia simples, mas de grande poder.

Aumente a velocidade de desempenho do site

Há muitas formas de melhorar o desempenho de seu site e fazer com que ele carregue mais rápido. Quase todas estão ligadas a construção do mesmo, então, é preciso de um especialista para executar as mudanças adequadas. Entre elas estão escolher um serviço de hospedagem com maior qualidade e desinstalar plugins desnecessários ou atualizar os já existentes para versões melhores.

A Retina Web é especializada na criação de sites responsivos, em sinergia visual com sua marca, estruturação adequada, navegação otimizada e intuitiva, e designs assertivos.

O melhor de tudo isso, para contar com nossa ajuda nem precisa de lâmpada mágica! Se sua página está precisando ganhar uma cara nova ou sua empresa está pronta para adquirir seu lar online, entre em contato conosco