Você sabe o que é neuromarketing? Como o próprio nome diz, é um conceito que surgiu do marketing e que é bastante usado nos processos de vendas para que você, vendedor ou empresário, consiga entender o seu cliente e aumentar as chances de fechar uma compra.
Mas se você deseja entender melhor o que é neuromarketing, não se preocupe, preparamos esse texto especialmente para você saber os princípios dele e como ele pode ser aplicado na comercialização dos seus produtos ou serviços. Continue lendo!
O que é neuromarketing?
O nome “neuromarketing” surge da mistura de duas áreas de conhecimento, a neurociência e o marketing. O objetivo principal dessa combinação é entender quais fatores normalmente levam um consumidor a realizar uma compra ou, até mesmo, o que leva ele a se tornar um comprador fiel da marca.
Graças aos estudos e pesquisas com respaldo da neurociência, o neuromarketing ajuda os empreendedores a deixarem de lado qualquer achismo para fazer uma modificação ou investimento em seus negócios. Tudo é feito de acordo com dados e informações seguras para uma decisão mais assertiva.
De maneira resumida, esse encontro entre marketing e neurociência ajuda a prever o comportamento do comprador em potencial, usando como suporte o processamento de informações pelo celebro, causando impacto emocional do produto na pessoa diretamente.
Além disso, o neuromaketing também é uma das ramificações principais do Marketing 3.0, cujo foco principal é no ser humano e seu modus operandi.
Como o neuromarketing ajuda a vender mais?
Se você está lendo esta publicação, então quer saber como o neuromakerting ajuda o seu negócio a vender mais. Após saber o que é neuromarketing no tópico anterior, agora é hora de entender quais são suas aplicações diretas nos negócios e quais as melhores estratégias para ele ser usado.
A primeira aplicação é criar um envolvimento emocional com os clientes. Ou seja, utilizando conteúdos e técnicas que aproximem a sua marca a quem compra ela. Dessa forma, essas pessoas se tornaram seus amigos, consequentemente, consumidores fiéis e defensores da qualidade que você oferece.
A segunda é assegurar que a marca representa inspirações e ideias ligadas às dos consumidores. Assim, a identificação que vão ter com o seu negócio será muito maior e haverá felicidade e satisfação no subconsciente de quem comprar seus produtos ou contratar seus serviços.
Também, é possível tornar a sua empresa uma representante fiel dos desejos e emoções dos seus clientes. Isso significa, proporcionar experiências enriquecedoras e inesquecíveis, seja na compra de produtos ou uma comunicação especial e personalizada, para que nunca mais se esqueçam.
Ainda, ao investir nos recursos corretos de comunicação em marketing (digital, mais precisamente), é possível usar os sentidos dos consumidores para conquistá-los. Em outras palavras, usar a audição, um dos sentidos mais afetados pela publicidade, para persuadir e convencer.
Por fim, é necessário se familiarizar com os princípios de o que é neuromarketing para usá-los com o máximo de potencial. São eles: clareza na comunicação, opções objetivas para os clientes, contexto para os produtos e serviços, cuidado ao falar de dinheiro, oferecer preços competitivos e sempre apresentar positividade.
Neuromaketing: para entender o consumidor
Saber o que é neuromarketing é o mesmo que entender como o consumidor, pensa e age no antes, durante e depois de uma compra ou contratação. Portanto, é importante que sua empresa planeje com minúcia cada detalhe de como seus produtos e serviços serão oferecidos.
Assim, a chance de um cliente assimilar o que a empresa deseja conquistar é muito maior. Inclusive, o comprador em potencial estará um passo mais perto de fazer uma compra, se tornar uma figura fidelizada e defensora da marca.
Acredita que o que é neuromarketing é a solução para o crescimento da sua empresa, mas não sabe como usar ele ao seu favor? Conte conosco! Nossa equipe de profissionais especializados pode te ajudar. Entre em contato e vamos tomar um café juntos.