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Funil de marketing: como ter sucesso em cada etapa dessa estratégia
Autor Retina Web
Data 19, dezembro, 2022
Funil de marketing: como ter sucesso em cada etapa dessa estratégia

Você já ouviu falar em funil de marketing? Essa ferramenta é um ótimo recurso utilizado por empresas de diferentes segmentos para atrair novos clientes e induzir eles a realizarem uma compra.

No funil de marketing, é possível acompanhar a jornada da audiência. Nesse sentido, dá para observar o lead desde o momento em que tem o primeiro contato com sua empresa até quando estiver plenamente qualificado.

Em quase todos os casos, esse recurso permite lidar com seus clientes até no pós-venda. Basta possuir uma estratégia de contato sólida e bem pensada para que a conexão com o comprador seja forte.

No entanto, as diversas empresas do ramo alcançaram o sucesso através do funil de marketing só conseguiram isso devido a um trabalho impecável em cada etapa do processo. Ou seja, esse é um trabalho minucioso.

Logo, se você pretende alcançar suas metas e fazer o seu negócio crescer com a ajuda dessa técnica, é preciso estar inteirado no que cada fase do funil de marketing representa e o que deve ser feito nela.

Para te ajudar com essa questão, preparamos este post com tudo que você precisa saber sobre as três etapas do funil. Se você estiver interessado, continue com a sua leitura e saiba mais a seguir.

O que é funil de marketing?

O funil de marketing segue uma estrutura de um funil real, onde a parte superior vai estreitando até chegar no sinal. Isso também quer dizer que o processo começa com muitos possíveis clientes e o número vai diminuindo.

Esse modelo também é chamado de jornada do cliente e os indivíduos que restam até o final do funil são considerados os mais qualificados da leva que foi atraída por gatilhos mentais em cada estágio da estratégia.

O método também é utilizado para promover suporte assertivo às necessidades dos clientes, principalmente nas transições de etapas até a execução de uma compra e, é claro, no pós-venda.

Assim, para que o contato entre empresa e lead seja coeso e efetivo é preciso produzir conteúdo relevante para as atividades de casa fase do funil de vendas, construindo um processo sinérgico e poderoso.

Um detalhe importante é que através do funil é possível segmentar seu público ideal e entender melhor o que esse grupo de pessoas procura. Com essas informações, é possível manter o comprador avançando no funil.

De maneira eficiente, o funil de marketing pode ser dividido em três partes: topo, meio e fundo. As ações realizadas em cada um desses momentos ajudam na decisão de compra e aumento das vendas do seu negócio.

O que fazer em cada etapa do funil de vendas?

A seguir, separamos algumas dicas para você ter sucesso em cada etapa da estratégia. Confira:

Topo de funil

No topo do funil de marketing as pessoas ainda não estão educadas sobre a empresa, os serviços e produtos que são oferecidos. O público está só procurando formas de resolver um problema e estudando as possibilidades.

Nesse momento, a sua empresa deve produzir conteúdos que esclareçam dúvidas sobre o que você oferece e satisfazer necessidades iniciais e básicas, ainda sem estabelecer uma proposta comercial.

Em outras palavras, o esforço maior deve ser investido em gerar materiais com grande alcance e que sejam muito explicativos. Consequentemente, o público será atraído e tudo que você precisará fazer é nutri-los.

Alguns materiais importantes a serem produzidos são: postagens em redes sociais, textos em blogs, redes de anúncios pagos, vídeos de apresentação, etc.

Meio de funil

Nessa parte do funil de marketing o objetivo é transformar os visitantes em leads e filtrar quais apresentam maiores chances de seguirem para as demais partes do processo.

Uma pessoa que está no meio do funil já passou pelo momento de educação, sabe que possui um problema que está prestes a ser resolvido, porém, ainda está observando as melhores soluções ao seu alcance.

Por isso, a estratégia para o meio do funil é mostrar ao comprador as suas soluções e os motivos que a tornam a melhor do mercado. Como o visitante já está avançado na decisão de compra, o intuito é fazer ele te escolher.

Uma das principais maneiras de conquistar isso é adquirindo as informações do indivíduo e os formulários são ótimos nessa função. Mas, o usuário precisa de um incentivo nessa hora, uma recompensa.

As recompensas mais utilizadas são os materiais ricos (e-book, white paper, planilhas, templates) ou até mesmo algum serviço, como uma consultoria gratuita.

Assim que a sua equipe obter o e-mail, telefone, nome, entre outros dados, é hora de executar o marketing mais agressivo, com fluxos de nutrição e avaliações para saber se o lead vale a pena e se há chances dele virar um cliente.

Fundo de funil

Por fim, no fundo do funil de marketing o objetivo das suas ações é convencer o lead de que, além da sua solução ser a melhor que ele vai encontrar, independentemente do valor a sua empresa deve ser a contratada.

Infelizmente, muitos marqueteiros pensam que essa é uma tarefa apenas do time de vendas. Porém, o marketing tem papel vital nessa hora, já que é possível oferecer conteúdos promocionais sobre a empresa aos clientes.

Alguns exemplos do que você pode oferecer são: demonstrações, cupom de desconto, webinars, panfletos ou a oportunidade de falar com um vendedor sobre o serviço ou produto ofertado.

Essas são ações valiosas para incentivar os leads, uma vez que ele fica mais informado, tornando, também, o processo de compra e venda mais rápido e barato.

Ao longo desse blog você ficou sabendo o que é funil de marketing, quais são suas principais etapas e o que fazer em cada uma delas para alcançar o sucesso com o seu negócio. Leia o nosso blog para mais dicas!

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