Criatividade
O que é design estratégico e como aplicar em seu negócio
Autor Retina Web
Data 31, outubro, 2022
O que é design estratégico e como aplicar em seu negócio

Você sabe o que é design estratégico? No universo do marketing digital, lidamos com diversos conceitos que nos ajudam a construir uma estratégia sólida para empresas diferentes e o design estratégico é um deles.

Se é a primeira vez que você lê esse termo e quer saber o que é design estratégico, esta publicação foi feita para tirar essa dúvida e outras dúvidas. Além disso, também falaremos de como ele pode ser aplicado no seu empreendimento.

Então, se você deseja ficar por dentro de tudo a respeito do design estratégico o seu negócio, continue lendo!

O que é design estratégico?

Design estratégico é uma nova técnica que visa solucionar problemas através de ferramentas e técnicas da área do design. Resumidamente, é a arte sendo usada para atingir metas e objetivos estabelecidos para o seu negócio.

Os principais pilares de o que é design estratégico são a análise de tendências e observação dos dados externos e internos. Com esses dois pontos de partida é possível tomar decisões com base em fatos e provas para o seu design.

Considerado um método de trabalho eficaz e muito viável, o design estratégico permite interligar inovação, pesquisa e gerenciamento de maneira prática, um jeito simples para questões complexas, e multidisciplinar.

Para praticar o que é o design estratégico, é preciso ir além do que o design tradicional propõe em termos de trabalho com a criatividade, resultados inéditos, construção de sites, desenvolvimento de materiais e muito mais.

O foco sempre será na criação de conteúdos fluidos e agradáveis, em sinergia com os ideais da empresa e posicionamento dos funcionários, afim de criar produtos verdadeiramente poderosos.

No fim, o design estratégico cria moldes para resoluções de problemas, experiência de usuário e valor para produtos e serviços. Dessa maneira, encontrando novas oportunidade e viabilizando novos caminhos de crescimento.

Como aplicar o design estratégico no seu negócio

Agora que você já sabe o que é design estratégico, está na hora de descobrir como ele funciona e como pode ser aplicado na sua empresa.

A base para o design estratégico está na coleta de informações dentro e fora da empresa (clientes e mercado). O objetivo desse processo é encontrar informações que não estão tão claras e obstruções que impedem seu avanço.

As principais aplicações dessa forma de trabalho são:

  • Ajudar na tomada de decisões e organizações;
  • Definir um modelo de negócios;
  • Construir uma visão corporativa;
  • Encontrar novas oportunidades;
  • Realizar intervenções através de estratégia, produtos, serviços ou políticas.

Pesquisa para o design estratégico

A pesquisa é um fator crucial para a aplicação do design estratégico dentro do seu empreendimento. Afinal, com os resultados colhidos, é possível entender o ambiente em que você e sua equipe estão trabalhando.

Os pontos principais para serem observados são: mercado, tendências, usuários, clientes ideais, parceiros e singularidades dentro e fora da sua instituição. Enfim, é preciso entender o seu comportamento, motivação, valores e necessidades.

As ações são multidisciplinares e para ter completo domínio sobre todos os dados necessários é essencial dominar métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, com preferência para o estilo etnográfico aplicado ao design.

Trabalhando e resolvendo problemas gerais

Conhecer o que é design estratégico não te impede de lidar com problemas enquanto estiver utilizando ele. Logo, suas preocupações precisam ir além das artes digitais, métodos de trabalho, cultura da empresa, entre outros fatores.

Olhar para o contexto cultural, social e ambiental é vital para forma como o design estratégico funciona. Logo, trabalhar com esses conceitos também ajuda a resolver problemas gerais.

Facilitando as operações com o design estratégico

Para que o seu projeto dê certo, é necessário um esforço em conjunto. A equipe e um designer especializado deve estabelecer um bom projeto juntos e cooperar para alcançar os resultados desejados.

Só saber o que é design estratégico não basta se as parcerias não forem fortes o suficiente. Por isso, o profissional do design estratégico deve estar envolvido, alinhado e até mesmo coordenados ações para construir um bom resultado.

O diálogo constante, respeito hierárquico e o bom gerenciamento de processos de criação em diferentes âmbitos do design estratégico, levando em consideração pontos de vista distintos, apenas agregam mais valor ao trabalho.

Agora que você já entendeu o que é design estratégico e como aplicar em seu negócio, podem aproveitar todas as vantagens que esse método de trabalho oferece. Se precisar de ajuda, conte com o nosso time. Entre em contato.

Leia mais publicações como essa no nosso blog. Também, siga a gente nas redes sociais, Facebook e Instagram.