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Marketing de Relacionamento na prática
Autor Retina Web
Data 23, dezembro, 2020
Marketing de Relacionamento na prática

O Marketing de Relacionamento é um conjunto de ações e estratégias executadas por marcas que procuram se aproximar de seus clientes e estabelecer um relacionamento positivo e próspero. Em outras palavras, o objetivo do Marketing de Relacionamento é conquistar compradores fiéis.

Porém, existem diversas formas de despertar o interesse do público naquilo que uma empresa oferece e nesse texto iremos abordar e explicar as práticas mais populares e eficientes. 

Confira!

E-mail marketing

O e-mail marketing é um recurso muito prático e relativamente fácil de ser usado. Não existem segredos para produzi-lo, seus recursos são de fácil entendimento, permitindo a quem é adepto do Marketing de Relacionamento personalizar o conteúdo como quiser. Invés de um e-mail simples, preto e branco, e sem graça, é possível customizar a mensagem usando gráficos, gifs, fotos e mais.

A impessoalidade da carta eletrônica torna o relacionamento entre marca e consumidor ainda mais estreito, podendo ser enviado em datas comemorativas, aniversários, lembretes e divulgação de campanhas, promoções, descontos etc., visando sempre reforçar os inúmeros benefícios e vantagens de ser cliente da empresa.

Redes sociais

Hoje todo mundo está nas redes, inclusive os potenciais clientes. Podemos fazer Marketing de Relacionamento e alguns julgam ser o jeito mais eficaz por se tratar de ferramentas de interação que crescem constantemente a cada dia.

Canais como Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn e Twitter dão oportunidades ótimas para as marcas divulgarem seus produtos e, principalmente, suas ideias. Quando as pessoas começam a se identificar com os ideais publicados na internet, passam a se sentir atraídas por eles, resultando em consumo constante na medida em que a ligação entre indivíduo e empresa fica mais forte.

É possível divulgar conteúdo em diferentes formatos, por exemplo, vídeos, imagens, gifs, além do texto. O fundamental é identificar o que a sua audiência deseja saber e proporcionar as informações para elas com a melhor linguagem de cada plataforma.

E nunca se esquecer de responder, curtir e, quando conveniente, compartilhar mensagens enviadas pelos usuários. Interação contínua precisa estar acima de tudo.

Programas de fidelidade

Programa de fidelidade é uma das tácticas mais usadas do Marketing de Relacionamento. Atualmente, é muito comum ver empresas, áreas, bancos, restaurantes, aplicativos e hotéis oferecendo benefícios, brindes e descontos para consumidores regulares dos seus produtos ou serviços.

Em poucas palavras, esses programas oferecem privilégios exclusivos e personalizados para quem dá preferência ao seu produto ou serviço em vez de utilizar os da concorrência. Apesar de parecer simples, é uma forma eficiente de fidelizar o cliente, porque ele se sente recompensado por entregar sua confiança e dinheiro nas mãos da empresa.

Atendimento de qualidade

Mas não adianta aplicar as práticas citadas anteriormente se o atendimento ao cliente não for capaz de reter pessoas. Conquistar a confiança e lealdade do comprador é o principal objetivo do Marketing de Relacionamento e mantê-los por perto é mais difícil do que orientá-los a fazer a primeira compra.

Com isso, o indicado é qualificar os funcionários do setor de atendimento, investindo em treinamentos e padronizando os hábitos de comunicação. Quanto mais educado, humanizado e empático, melhor, pois o comprador irá se sentir acolhido pela instituição.

Um atendimento personalizado faz uma grande diferença no relacionamento entre marca e público alvo.

Além das dicas citadas acima, uma boa aplicação do Marketing de Relacionamento necessita: da criação de personas, de um cronograma detalhado das ações de Marketing de Relacionamento e do acompanhamento direto dos resultados e dados coletados através do contato direto com os clientes.

Se tudo estiver bem engatilhado, as estratégias irão reder incontáveis frutos.

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