A Retina vai ajudar sua empresa com 5 passos incríveis para estabelecer e criar a Buyer Persona ideal para seu negócio, serviço ou produto. Confira esse post e entenda melhor esse importante processo para qualquer empresa.
Entenda o que é uma Buyer Persona
No marketing, trabalhamos com uma ferramenta chamada persona. Ela, nada mais é que um personagem criado com base em dados e em pesquisas elaboradas com clientes reais, ou com pessoas que possam representar o perfil ideal do cliente da sua marca. Elas servem exatamente como referência para determinar esse tipo de pessoa, isso ajuda que sua marca entenda quem é o perfil consumidor ideal, com quem você quer falar e de que maneira quer fazer isso.
1. Benchmarking
O benchmarking está dentro de vários processos em um negócio, para a criação da buyer persona, ele serve como base para aqueles que não possuem clientes para entrevistar ou para entender como ser diferente da concorrência mercadológica. Ao identificar seus diferenciais a partir da forma como o produto ou serviço se posiciona, já é possível abordar seu público alvo demonstrando os pontos de diferenciação.
2. Pesquisa com os clientes atuais
As construções da buyer persona não podem ser frutos da imaginação dos diretores ou fundadores da empresa. É preciso coletar dados, fazer pesquisas e processar essas informações para entender melhor qual o perfil e público alvo a empresa atende. Se a empresa já possui um banco de dados, basta fazer pesquisas qualitativas ou quantitativas a fim de obtenção dessas informações, para que as buyer personas sejam estabelecidas.
3. Redes sociais como área de pesquisa
O Facebook foi a rede social que mais captou dados em toda sua história! Quando tratamos sobre apresentar o perfil e trajetória de uma pessoa, isso casa perfeitamente com o objetivo. As redes sociais podem ser úteis no momento de criar um rosto para sua persona e entender que tipo de pessoas as influenciam, quais seus interesses e como ela se relaciona com as outras pessoas. O LinkedIn já parte para um caminho mais profissional e corporativo, sendo uma ótima fonte de absorção de personas para B2B ou até mesmo B2C.
4. Não tenha apenas uma persona
Se for possível, tenha mais que apenas um único tipo de persona. Tudo vai depender de seu modelo de negócio, não é necessário se limitar a apenas uma. Indicamos que as empresas criem no máximo quatro personas diferentes, assim a comunicação e os dados obtidos podem ser mais concretos e assertivos.
5. Compartilhe os dados
Para evoluir o negócio e crescer de fato, é preciso compartilhar os dados de suas personas com sua base de funcionários e toda a equipe. Pode parecer simples, mas essa estratégia é fundamental para a manutenção e engajamento da equipe de colaboradores. Isso faz com que cada cliente saiba comunicar e responder de forma assertiva o tipo de persona que os clientes representam para sua empresa.
E aí, deu para entender o que é uma buyer persona, como identificar ela em seu modelo de negócio e fazer com que ela se atraia pelo seu produto ou serviço? Esperamos que este conteúdo tenha sido muito proveitoso para vocês.
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