Criatividade
Imaginação: como se tornar criativo em 3 passos
Autor Retina Web
Data 13, fevereiro, 2019
Imaginação: como se tornar criativo em 3 passos

Você sabia que todos nós somos criativos? Isso mesmo, até você! Okay, eu sei que o Dia Mundial da Criatividade é só em abril, mas ser criativo é uma habilidade que você pode despertar no seu interior e está ligada à nossa capacidade de inovação, independente de qual seja a razão.

Bom, pra começar irei me apresentar: Meu nome é Renata, sou uma das responsáveis pelo Dpto. de Criação da Retina Web, o time mais gente boa da equipe (haha, que os programadores não leiam esse trecho!). Atuo na área Criativa à 1 ano e 6 meses e posso afirmar com toda certeza: muito amor envolvido por esse universo! Talvez você possa até pensar que nós que precisamos da nossa criatividade todos os dias, somos uma fonte inesgotável de ideias, mas cá entre nós, nem sempre temos picos de imaginação e insights para jobs incríveis. Afinal de contas, o segredo está na forma como exercitamos nossa criatividade. Aqui, vou te contar algumas dicas que pratico no meu cotidiano, que certamente vão te dar uma ajuda na hora trabalhar esse lado que há dentro de você. Vamos lá!

1 – Tenha uma Intenção

Assim como eu, talvez você queira ser um profissional diferenciado, sair da zona de conforto, escrever um artigo bem estruturado, e se você já tem isso definido internamente, parabéns, está no caminho certo! Você só não pode esquecer de algo essencial: ter um objetivo traçado pelo qual você deseja ser mais criativo. Por isso, sempre lembre-se do que te trouxe até aqui e não desista! Estar durante o dia em contato com frases que te motivam a alcançar um objetivo é uma grande fonte de inspiração e que permite que você esteja sempre aberto ao novo.

Que tal tentar fixar um post-it na tela do seu computador com uma frase que te faça bem?

2 – Pesquise muito

Não existe criatividade sem conhecimento. Isso é fato. A sede pelo conhecimento é uma das características mais marcantes de uma pessoa criativa, por isso, pesquise o máximo de informações possível, para qualquer coisa que você for fazer. Aqui na Retina Web, antes de entrarmos na etapa de execução de algum projeto, nós precisamos colocar os neurônios para funcionar e nessa hora, o Sr. Google vira nosso melhor amigo. É aí que se inicia o processo criativo, onde um leque de informações e ideias se abrem em nossa cabeça, nos mostrando diversos caminhos que podemos seguir.

Costumo pensar que a pesquisa é a base para a criatividade. O melhor de tudo, é que com o avanço da Internet, estamos à um clique de distância de uma avalanche de resultados e informações, a qualquer momento ou lugar.

 É importante lembrar também que, em qualquer  projeto que for trabalhar, é necessário que você compreenda bem do que se trata, para que na fase de pesquisa, possa absorver o máximo de conteúdo aplicável possível.

3 – E por fim, coloque os Insights no papel

Depois de uma pesquisa bem feita, vem a hora de começarmos a ter luz na cachola e deixar as ideias fluírem. Só pra deixar claro, você não vai ouvir um tic de uma lâmpada se acendendo na sua cabeça, então, não desperdice nenhum vestígio de ideia, mesmo que a princípio você considere que não foi tão boa assim, coloque-a no papel. Registrá-las pode te dar um caminho para aprimorar ou até transformar aquela ideia, evitando que esses insights desapareçam e você não perca o engajamento.

Conclusão

Agindo assim, exercitamos  nossa criatividade fazendo com que ela se torne algo cada vez mais natural e automática. Comece a trabalhar essa habilidade inovando nos pequenos detalhes, diariamente. Bom, espero que tenham gostado e que essas dicas possam te ajudar a se tornar uma pessoa e um profissional um pouco mais criativo. Até a próxima!