Web
IA e Machine Learning – Qual a importância dessas ferramentas?
Autor Retina Web
Data 19, novembro, 2019
IA e Machine Learning – Qual a importância dessas ferramentas?

Vivemos a quarta revolução industrial e a tecnologia faz parte de nossos dias. Desde o momento que acordamos, quando vamos ao trabalho, nos momentos de reuniões e quando voltamos para casa, nos deparamos com uma série de dispositivos que delimitam conteúdos de modo automático, de acordo com nossos interesses, a fim de melhorar a experiência do usuário.

Há décadas atrás, imaginávamos carros voadores e um modelo de vida futurista. Já nos deparamos com isso, não no modo que sonhávamos e víamos em filmes e séries, mas a alta tecnologia que completa a nossa rotina, o nosso trabalho e a nova forma de vermos o mundo já está presente.

O tanto de aplicativos que fornecem e capitam informações são desenvolvidos e programados para entender a nossa necessidade e ser automatizado para suprimir o que precisamos, no momento em que precisamos e da forma mais assertiva possível. E é nesse momento que surge a dúvida: como isso acontece?

Duas tecnologias, que por incrível que pareça não são tão novas, fazem toda a diferença nessa chuva tech da nossa vida: Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, e a Inteligência Artificial. Talvez nem todos saibam, mas esses conceitos foram formulados por pesquisadores em meados da década de 1950, quando a tecnologia não era nem tão avançada assim.

A Inteligência Artificial tem como conceito ser um sistema capaz de realizar tarefas que só seriam possíveis com o auxílio do raciocínio humano. Consiste em softwares com aplicações diversas para simular o raciocínio e a lógica humana para a resolução de problemas. A IA permite que que os sistemas tomem suas decisões apoiadas em dados digitais. Uma baita transformação! Afinal, dessa forma é possível multiplicar a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, simular situações e pensar respostas, ou seja, potencializa de grandes formas a capacidade e o conceito de ser inteligente.

Além disso, toda essa tecnologia da Inteligência Artificial não é tão simples. Assim como um ser humano necessita do tempo para desenvolver a capacidade da inteligência, e se supera ao longo dos tempos, A IA passa por diversas áreas da computação como a Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural.

Já estamos na onda da quarta revolução industrial e a Inteligência Artificial chega aprimorada para fazer parte dessa inovação, com mudanças na maneira de como as pessoas e empresas se relacionam com tecnologia, dados e decisões.

Em outro ponto, nos deparamos com o Machine Learning (aprendizado de máquina ou ML). Tem como proposito criar sistemas capazes de aprenderem sozinhos. Isso depende de processo chamado “treinamento” e consiste em fornecer uma quantidade de dados ao software, para que processe e tente extrair algum conhecimento, realizando atividades como sugerir os termos da busca no Google, reconhecer faces, classificar e-mails como bem-vindos ou indesejáveis (spam) e muito mais.

Ao invés da programação de regras para uma máquina, deixamos que a máquina aprenda as regras por conta própria, através dos dados, alcançando os resultados de forma autônoma. Outro exemplo que encontramos nesse meio são as recomendações personalizadas da Netflix e na Amazon, que indicam títulos de acordo com o que o usuário assiste. Conforme você vai assistindo, novos dados são inclusos e o sistema aprende sobre o que você gosta.

Encontramos também um bom Machine Learning no Marketing. Como as expectativas dos consumidores por experiencias personalizadas e relevantes aumentam, o ML se torna uma ferramenta valiosa para auxiliar com essa demanda. A ajuda chega na projeção das segmentações mais inteligentes, com campanhas criativas e diferentes, avaliando o bom desempenho. Cerca de 85% dos executivos acreditam no poder da IA para que as empresas alcancem ou mantenham a vantagem competitiva.

A união dessas duas fortes tecnologias resulta em uma infinidade de possibilidades, que podem ser usadas em empresas, escolas, hospitais e muito mais lugares e áreas. Esse conjunto gera novas formas de entender os clientes e oferecer soluções exatas, fortalecendo a comunicação eficiente com o consumidor. Essas são algumas aplicações:

• Recomendação de produtos

O e-commerce é um segmento que só cresce com essa tecnologia. Recomendações de produtos precisam ser assertivas, é preciso entender os hábitos de compras dos usuários e dos compradores.

• Análise de sentimentos

Entender os sentimentos dos clientes, se é positivo ou negativo, em relação à sua marca e seus produtos é essencial. Os softwares examinam os conteúdos em redes sociais, e-mails e mensagens dos canais e ajudam a indicar esses sentimentos.

• Chatbots

A rapidez com a resposta pode vir através do chatbot. Os programas são automatizados com as respostas e prestam atendimento ou tiram dúvidas dos usuários através de ferramentas online.

Esses são alguns exemplos que podemos encontrar no nosso dia a dia e levar para dentro do nosso próprio negócio. Mas, imagina só a infinidade de coisas que essa tecnologia permite em outros lugares de mundos, através da ajuda de empresas especializadas nesse assunto.

A tecnologia não tem barreira para se expandir, e cada nova atualização, é algo que aprendemos, que automatizamos e que podemos nos unir para trazer soluções completas para nossas vidas. A Inteligência Artificial e o Machine Learning são ferramentas conexas e pensadas para serem abastecidas com dados fornecidos por nós, seres humanos. É a união que participa dessa geração de dados e evolução.

O Think With Google liberou um exemplo de como o Machine Learning trabalha, que você pode conferir aqui.

Fontes:

Think With Google

Santo Digital

Tecnoblog