Estratégias
Gestão de crises para manter a saúde do seu negócio
Autor Retina Web
Data 13, junho, 2022
Gestão de crises para manter a saúde do seu negócio

Você já ouviu falar em gestão de crise ou gerenciamento de crise? Esses dois termos são usados para descrever um conjunto de práticas que têm o objetivo de lidar e solucionar de maneira rápida um problema inesperado, interno ou externo, que pode causar prejuízo financeiro e para reputação de uma marca ou negócio. 

A gestão de crise é a principal tática para orientar os responsáveis por uma empresa e todo o corpo de funcionários para saberem como lidar com a situação adversa e seus desdobramentos, além de procurar evitar que a situação cresça desenfreadamente e comprometa ainda mais o negócio.

Mas como surgem as situações que demandam um gerenciamento de crise? Bem, as adversidades são plurais, assim como suas causas, podendo ser mudanças no ritmo do mercado, na demanda dos clientes, erros internos, falhas no maquinário, crises climáticas, surgimento de novos competidores, entre outros. O exemplo mais recente que cobrou um bom gerenciamento de crise foi a pandemia da COVID-19.

Qual a importância da gestão de crise?

O gerenciamento de crise permite reduzir ao máximo os danos causados por um contratempo em larga escala e que poderiam até mesmo fechar as portas do negócio. Para elucidar melhor a situação, listamos os principais motivos para investir nessa forma de trabalho corretivo:

  • Pensamento rápido e atitudes eficientes;
  • Contribuição para sobrevivência da empresa no mercado;
  • Preservação do status da empresa dentro do mercado;
  • Redução dos impactos da crise;
  • Treinamento para evitar cometer os mesmos erros no futuro;
  • Fazer o alinhamento de práticas e processos das equipes que compõem o negócio;
  • Aumentar o respeito de colaboradores, parceiros, associados e stakeholders pelas atividades do negócio;

Entretanto, é importante ressaltar que o gerenciamento de crises deve começar com antecedência, invés de esperar um problema aparecer para iniciar as movimentações de combate. Um plano prévio ou a pré-instalação de medidas é essencial, pois permitirão até mesmo prevenir situações caóticas ou mitigar o começo delas.

 Como fazer uma boa gestão de crises?

O primeiro passo para conquistar um gerenciamento de crise eficiente é fazer um bom planejamento e uma boa organização corporativa. Confira as dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo:

  1. Avalie a situação da empresa

É essencial reunir todos os colaboradores envolvidos com a crise e fazer o levantamento das informações relacionadas à situação atual para executar um levantamento completo e minucioso. Todos esses dados vão permitir decidir os próximos passos com mais consciência.

  1. Crie um comitê de gestão de crise

Nomeie alguns “cabeças” para demandar tarefas e centralizar o andamento das ações para combater a crise. A equipe precisa ser capacitada e dotada de diferentes habilidades e conhecimentos sobre a organização da empresa, por isso, indique, pelo menos, um profissional de cada departamento.

  1. Estabeleça um plano de contingência

Nessa parte, todas as cabeças devem estar a todo o vapor imaginando possíveis cenários de crise e, também, as melhores soluções para eles. Uma boa ideia é pesquisar o mercado e verificar por quais crises seus concorrentes já passaram. 

  1. Reconheça falhas da empresa

Se não for possível contornar a situação, a melhor saída é admitir a falha da empresa. É indispensável compreender as necessidades e preocupações que surgem nos clientes e parceiros durante a crise, mesmo que a empresa não seja a responsável. Essas pessoas não podem ficar sem resposta e assumir a culpa é uma forma de acalmá-las e ganhar mais tempo.

  1. Aprenda com os seus erros

Após superarem um momento de tensão, a equipe deve olhar para trás e refletir sobre tudo que aconteceu e analisar a informações coletadas durante essa “tempestade”. Com esses aprendizados, futuramente será mais fácil evitar os mesmos erros e que um caos similar emerja. Todo esse trabalho tem grande valor para manter o negócio vivo no mercado.

Agora que você já sabe a importância da gestão de crises e como realizar uma, já pode começar a aplicá-la na sua empresa. Para mais publicações como esta, acesse o nosso blog.