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Fluxo de nutrição: o que é e qual a importância para sua estratégia?
Autor Retina Web
Data 6, junho, 2019
Fluxo de nutrição: o que é e qual a importância para sua estratégia?

Você já ouviu falar em fluxo de nutrição? Um fluxo de nutrição é parte fundamental de um sistema de automação de marketing e trata-se de uma sequência de e-mails pré-aprovados para envio para determinados usuários. Esses e-mails têm como objetivo fazer com que o usuário avance pela jornada de compra, cumprindo com passos estabelecidos pelo time de marketing digital.

Um e-mail de fluxo de nutrição pode, por exemplo, indicar um post em um blog, o download de um e-book ou um vídeo no canal da marca no YouTube. Fluxos são desenvolvidos para otimizar o relacionamento entre esse consumidor em potencial e a marca com a qual ele interagiu. Baseado em personalização, ele sempre entrega conteúdos que são relevantes para a persona e para os objetivos dela.

Curioso para conhecer um pouco mais sobre fluxos de nutrição? Descubra, no artigo de hoje, tudo que você precisa saber sobre o tema!

Como fazer um fluxo de nutrição?

Agora que você já sabe o que é um fluxo de nutrição, deve estar se perguntando: “como posso utilizar essa estratégia nas minhas campanhas de Inbound Marketing?”. Incluir um fluxo de nutrição na sua rotina vai exigir apenas alguns elementos:

  • uma lista de e-mails;
  • conhecimento sobre a persona da sua marca;
  • conteúdo de qualidade para compartilhar; e
  • uma oferta atraente.

O passo a passo abaixo vai orientá-lo sobre como montar o seu fluxo de nutrição. Confira!

Passo 1: estabeleça um objetivo

Todo fluxo de nutrição precisa de um objetivo. Ele pode ser algo como “coletar mais informações sobre os leads para qualificá-los”.

Passo 2: faça a segmentação do fluxo

Nem todo fluxo é adequado para todos os clientes que chegam até você. Quem entrou em contato por estar interessado em um e-book sobre um de seus serviços está em uma etapa diferente do que aqueles que nunca interagiram com seus conteúdos. Segmente por algum critério que torne essas pessoas uma parte do mesmo grupo para que você possa desenvolver um conteúdo realmente atraente.

Passo 3: defina um gatilho

Um gatilho, em automação, é uma ação que, quando realizada pelo cliente em potencial, dá início a um fluxo. Preencher um formulário ou fazer o download de algum material são dois tipos de gatilhos que podem ser utilizados com seus fluxos de nutrição.

Passo 4: redija os e-mails

Os e-mails são fundamentais para o fluxo de nutrição, portanto, capriche na criação deles. Crie um roteiro, com as etapas que deverão ser concluídas pelo prospect para que ele conclua aquele objetivo que você definiu no primeiro passo. Em seguida, redija propostas atraentes que façam com que o lead continue interessado nos contatos feitos pela sua empresa.

Passo 5: analise os resultados

Após implementado, um fluxo de nutrição nunca está completo. Ele sempre pode ser otimizado a partir da reação dos clientes. Verifique como eles interagem com os conteúdos, acompanhe métricas de cliques e conversões e faça mudanças para que a nutrição de leads traga cada vez mais resultados para a sua empresa.

Por que preciso de um fluxo de nutrição?

O fluxo de nutrição trará muitos benefícios para a estratégia de e-mail marketing da sua empresa. Veja dois deles nos tópicos a seguir.

Economia de tempo

Com fluxos de nutrição, sua equipe precisa investir muito menos tempo entrando em contato com o cliente. Ela cria templates que garantem que o contato certo será feito no momento mais adequado automaticamente.

Aumento das conversões

Como vão as suas campanhas de e-mail marketing? Você consegue entrar em contato com o cliente com frequência e oferece conteúdo relevante para ele a cada interação?

Um fluxo de nutrição vai ajudá-lo a garantir resultados muito melhores e a converter mais porque ele é planejado para educar o lead de forma natural e fazer com que ele antecipe os contatos feitos pela sua marca, deixando-o mais propenso a clicar nas suas ofertas.

Criar um fluxo de nutrição não é fácil, mas, como você pôde ver aqui, eles têm um papel muito importante dentro dos departamentos de marketing. Sem os fluxos, a automação não surtirá efeitos e os esforços da equipe para engajar visitantes que interagem com seus conteúdos na internet serão em vão. São eles que fazem com que o e-mail marketing seja eficiente, por isso, você deve se preocupar bastante com eles.

Gostou de conhecer melhor o fluxo de nutrição? Quer entender mais sobre estratégias de e-mail marketing e descobrir se elas realmente funcionam? Então, aproveite para aprender mais sobre isso em nosso post!