Marketing
Facebook Business – Como usar
Autor Retina Web
Data 2, outubro, 2019
Facebook Business – Como usar

É comum vermos quase todas as pessoas conectadas no digital, principalmente através de plataformas como Twitter, Instagram e Facebook. Em números, o Brasil é o quinto país com mais usuários no Facebook, ou seja, são mais de 127 milhões de brasileiros conectados! Muitas informações e notícias chegam através das redes sociais, e principalmente empresas devem estar atentas nisso.

O Facebook se tornou um meio de comunicação muito forte, e as empresas ganharam seus respectivos espaços para interagir com o público, divulgar serviços e gerar vendas. Os números enchem os olhos, e quando as marcas sabem usar as ferramentas certas, é possível contar com números ainda mais positivos.

Uma das características do Facebook que soma com o desenvolvimento da empresa é a opção do Facebook Business, para os mais chegados, também é conhecido como fanpage. De uma forma interativa, você consegue se comunicar com o seu público, oferecer as suas soluções, criar conteúdos interessantes e manter um bom relacionamento. Sim! Tudo isso através da rede social empresarial.

O Facebook Business carrega um perfil bem mais completo que o perfil pessoal. A funcionalidade dele vem com a opção de Facebook Business Manager, uma ferramenta que torna as divulgações mais ágeis.

Se você está se perguntando como fazer isso, continue lendo a matéria que vamos explicar ainda mais sobre o Facebook para empresas!

Quase 95% das empresas estão no Facebook. São muitas as marcas que já aderiram ao meio digital e principalmente nessa rede. As formas de divulgar seus serviços, produtos ou sobre sua empresa são diversas nessa mídia, mas o essencial é saber o posicionamento e aderir as estratégias, para que sua marca saiba ‘falar’ com o consumidor. Ah, outro ponto importante para você anotar quando falamos do consumidor, é saber conversar e entender a dor dele. Começar por saber ouvir o cliente e oferecer uma solução é um grande salto na direção de fazer com que ele goste da sua marca. O Facebook Business possui ferramentas essenciais que te ajudarão na questão de gerenciar o perfil, controlar sua página, seus anúncios e o melhor: no mesmo lugar.

Benefícios do Facebook Business para a sua marca

• Além de gerar mais confiança para a marca, é sempre importante separar o pessoal do profissional. Com o Facebook Business, essa separação é mais fácil, e ainda torna possível gerar um conteúdo relevante para o usuário que acompanha a página.

Lembrando que também é possível cadastrar dados bancários com segurança na sua página, caso haja necessidade de realizar um impulsionamento na sua publicação, por exemplo.

• Essa forma que o Facebook disponibiliza para que as empresas cuidem do seu negócio de uma maneia mais completa também permite uma base maior para criar campanhas e estratégias de marketing. A plataforma permite que você veja mais dados dos seguidores e usuários, como o que o seu público geralmente curte, e o perfil deles.

• O acesso também é possível em diversos dispositivos e aparelhos, além e gerenciar os alertas e as notificações que a sua página recebe.

Por ser uma plataforma responsiva, o acesso é possível em mobile ou desktop. As notificações também podem ser ‘filtradas’, para que você acompanhe ativamente suas redes e se mostre uma empresa que está sempre presente nas redes sociais quando o assunto é experiência do usuário, que vai além de apenas vender bem ou realizar publicações.

Essas informações são úteis e servem como exemplo de importância para ter uma página própria para o seu negócio. Através dessas dicas sobre o Facebook Business já é possível criar estratégias para estabelecer sua marca em uma fanpage e desenvolver um relacionamento com seus clientes através das páginas.

Também é importante estabelecer as formas de posicionar sua marca e começar a desenvolver conteúdos estratégicos para a página.

Após criar sua página com foco em anunciar seus produtos e serviços, é essencial estabelecer a identidade que a sua marca vai seguir, com a mesma linha de design, passando uma boa impressão de primeira, assim que seu cliente/seguidor acessar sua página. A escolha da capa e do avatar (ou foto de perfil) são pontos importantes para decidir na hora de criar sua página, já que serão a primeira ‘face’ logo que o usuário acessar o perfil da empresa.

Também é importante manter uma boa comunicação, com uma linguagem que passe a essência da sua marca e de modo que sua equipe também se comunique com o cliente. Pode ser tanto com uma linguagem formal, quanto informal, utilizando uma escrita moderna ou ‘descolada’. Algumas empresas que estão presentes nas mídias sociais, de modo geral, utilizam até os conhecidos memes, para gerar um bom conteúdo e que converse com o atual público, como o Nubank, Netflix e Burger King.

Identidade visual e a linguagem utilizada para conversar com o público são pontos influentes na criação da fanpage, mas não podemos esquecer das informações e de sempre mantê-las atualizadas. A descrição sobre os serviços, sobre os produtos ou até mesmo sobre a empresa. Geralmente, são sempre as primeiras informações acessadas pelos usuários, que procuram por lá para saberem mais sobre a marca.

Definir os horários das publicações também é importante. Busque por fazer as publicações em horários de picos, que é o momento que os usuários mais acessam às redes sociais. Logo pela manhã, no horário de almoço, fim de tarde e de à noite. Além disso, também é importante utilizar o botão Call To Action, para gerar engajamento e interação com os usuários. Os botões acompanham ações e direcionam para algum lugar.

Publicações atualizadas, conteúdos diferentes que oferecem mais do que apenas serviços/produtos e que também posicionam a marca em assuntos que os usuários estão engajados, além de conteúdos interativos que permitem a participação dos seguidores, são formas de elevar a sua página. Também é importante incluir em campanhas e estratégias os conteúdos patrocinados, para segmentar pessoas interessadas no que a marca oferece ou divulgar um novo serviço/produto para quem já acompanha a marca. O patrocinado permite separar grupos que você deseja atingir, o que permite uma campanha ou ação ainda mais direcionada.

Fonte: Hotmart