O comportamento do público-alvo de uma marca é um dos elementos mais importantes a se considerar. Sem conhecer seu mercado-alvo, ou saber se o público ainda existe, não é possível esperar que a empresa sobreviva.
Os proprietários de negócios que aprendem a fazer essa identificação têm mais chances de convencer os credores a apoiá-los. Saber distinguir os diferentes públicos torna mais fácil determinar quais segmentos de consumidores realmente suportam o negócio e perceber se eles se tornarão clientes efetivos.
E o público-alvo também influencia diretamente no design do site. Quer entender mais sobre perfil comportamental e a importância do design em uma página? Continue a leitura!
Estudo de perfis de público
Use a pesquisa de mercado para desenvolver um perfil dos clientes que estão sendo direcionados e identificar suas necessidades. Assim, será possível descobrir seus padrões de compra, incluindo como, onde e o que eles adquirem.
Revise regularmente as tendências, para que as novas oportunidades não sejam perdidas e o negócio se torne irrelevante com sua mensagem de marketing. Enquanto se tenta encontrar novos clientes, é recomendado verificar se a estratégia de marketing também permite manter relacionamentos com os clientes já existentes.
Os perfis de público-alvo podem se dividir de diversas maneiras. Veja algumas delas:
- comunicadores: são aqueles com bom relacionamento interpessoal, que sentem a necessidade de interação todo o tempo. Procuram ser sociáveis e otimistas;
- executores: tendem a ser muito autoconfiantes e a ter controle das situações. São competitivos e sempre buscam novos desafios;
- planejadores: trata-se de um perfil mais centrado, conservador. Suas tomadas de decisão são focadas no bom senso mesmo em situações críticas;
- analistas: têm boas habilidades profissionais, gostam de buscar conhecimento e apresentam um desempenho elevado, tanto com tarefas detalhadas quanto com aquelas que são rapidamente concluídas.
Foco no público-alvo
Adotar uma abordagem geral — assumindo que os clientes virão essencialmente iguais de todos os segmentos ou dados demográficos — já não é suficiente para suportar um novo negócio, pois o mercado tornou-se muito diferenciado. Ao cortejar clientes potenciais, os proprietários devem considerar idade, gênero, estilo de vida e sofisticação tecnológica.
Tentar atender a todos os nichos possíveis é uma rota para o fracasso. A identificação de um público-alvo fornece um foco claro de quem a empresa vai servir e por que esses consumidores precisam de seus produtos ou serviços. Determinar tal informação também mantém o público-alvo em um nível gerenciável.
Tecnologia adequada
De acordo com os objetivos estabelecidos, analise qual a melhor forma de estruturação técnica para o site. Quando uma plataforma é escolhida, é preciso verificar quais são as limitações que existem e se elas afetarão a execução do projeto de arquitetura do site.
Isso abrange qual linguagem de programação será utilizada para formular as interações e o servidor em que o domínio será hospedado, entre outros fatores que façam prevalecer a importância do design como porta de entrada do site de serviços.
Navegação otimizada
Possivelmente, a parte mais importante de um site é a navegação. Ela pode elevar sua performance ou quebrá-lo, o que é especialmente verdadeiro para endereços robustos, com muitas páginas. Normalmente, há uma barra de navegação ou uma lista de rótulos que diferenciam as páginas do site.
Uma boa navegação deve incluir a facilidade do usuário de encontrar e compreender aquilo que procura. Ele precisa fazer viagens rápidas e fáceis em todo o site, de diversos dispositivos.
Muitas vezes, ao projetarem a navegação, os web designers se deixam levar por projetos e tipos de letra elegantes. Na maioria dos casos, a navegação simplificada traz facilidade de uso para uma ampla gama de clientes, o que aumenta consideravelmente o engajamento.
Layout responsivo
Com a crescente utilização de dispositivos móveis para o acesso à internet, ter um site responsivo e que atenda a essa demanda é fundamental. O layout responsivo adapta uma página às diversas configurações de telas dos dispositivos móveis (smartphones e tablets), o que exclui a necessidade de se desenvolver um site para cada tipo de aparelho.
Domínios adaptáveis a esses dispositivos otimizam o alcance da página de serviços e facilitam o acesso, trazendo melhores experiências para os usuários. Além disso, sites com tecnologia responsiva são mais bem avaliados no ranqueamento feito pelo Google.
Algumas vantagens do layout responsivo são:
- URL única para acesso do site;
- prioridade de exibição nos buscadores;
- economia de tempo e de equipe para o desenvolvimento da plataforma;
- redução de erros que prejudicam a exibição em dispositivos móveis;
- menor tempo de carregamento do site nos dispositivos móveis.
Engajamento da marca
Se uma empresa tem um logotipo que é utilizado com frequência em materiais impressos (cartões de visita, panfletos e papel timbrado, por exemplo), ele também deve ser empregado em sua página. Para tanto, as cores, a mensagem da marca e as imagens usadas para impressão devem ser transferidas para o design do site.
É importante que os clientes sejam capazes de reconhecer a empresa em todas as formas de comunicação, para que associem a posição da marca e promovam os negócios. Toda a estrutura de design que atende à demanda de perfil do público-alvo possibilita o engajamento, fazendo com que os usuários se familiarizem com todo o layout do site.
Design de conteúdo
O conteúdo da página é importante por razões que vão além do fato de que ela literalmente comunica a posição e a promessa da marca. Existem outros elementos muito importantes que são considerados quando um copywriter cria o conteúdo e o designer pensa no ambiente visual complementar para o material produzido.
Deixar a mensagem curta e direta, mas calorosa e acolhedora (dependendo da indústria), ajuda o leitor a lembrar-se mais facilmente desses dizeres. Além disso, quando há muito texto em uma página, a página fica visivelmente desordenada, o que dificulta a leitura e compromete o interesse do usuário pelo site.
Ao racionalizar o conteúdo, o designer pode, então, inserir o texto em seu design, que geralmente inclui bastante espaço negativo. Estes “vazios” permitem que os olhos do leitor descansem e que ele prossiga com a leitura.
Convenceu-se da importância do design para o usuário e de como pode ele pode tornar um site notável? Então, entre em contato conosco. Estamos esperando por você!