Marketing
Dicas para uma boa campanha de Google Ads
Autor Retina Web
Data 28, abril, 2021
Dicas para uma boa campanha de Google Ads

 

A divulgação orgânica do conteúdo que você produz para a sua empresa tende a mostrar resultados a longo prazo, o que muitas vezes irritam as pessoas mais impacientes. Mas, para aqueles que não gostam de esperar para ver os números subindo, o Google disponibiliza uma ferramenta surpreendente: o Google Ads (antigo Google AdWords).

No post de hoje, falaremos sobre esse recurso indispensável para todas as estratégias de Marketing Digital e abordar, principalmente, dicas para a estruturação de uma boa campanha, que renda os resultados. Continue lendo para saber mais:

O que é Google Ads?

O Google Ads (antigo Google AdWords) é uma plataforma de anúncios e, segundo dados divulgados pela própria empresa, principal fonte de receito do Google. Através dessa plataforma, o usuário desenvolve anúncios personalizados e atribuí comandos e características únicas que determinarão onde, quando e como o anúncio será exibido, seja na Rede de Pesquisa, na Rede de Display ou outros espaços.

Não existem grandes burocracias para utilizar o Ads, é preciso criar uma conta, configurar a opções de pagamento (podendo ser no débito, crédito ou boleto) e iniciar uma campanha.

– A estrutura do anúncio no Google Ads:

Para aplicar as nossas dicas, primeiro, você precisa entender a estrutura padrão dos anúncios do Ads. Cada um é dividido em quatro partes importantes e que precisam ser estrategicamente preenchidas para atrair a atenção da pessoa que receber a mensagem. Confira:

  • URL final: endereço onde o usuário vai parar ao clicar no anúncio. O que for escrito aqui não aparecerá no anúncio;
  • Título: a primeira linha que aparece no anúncio, porém, durante a configuração, são feitas duas linhas de até 30 caracteres, que são separadas por uma barra no título;
  • URL de visualização (Caminho): um endereço customizável curto e que aparece em verde no anúncio. Inclui automaticamente o site presente na URL final e permite inserir duas subcategorias de 15 caracteres cada;
  • Descrição: espaço de texto mais cumprido, com no máximo 80 caracteres, para chamar a atenção do público-alvo.

Além disso, você, ou qualquer outro profissional com acesso a conta e que esteja configurando a rede de anúncios, pode escolher qual o tipo de campanha de que deseja desenvolver. As opções são:

  • Rede de Pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Gmail Ads;
  • YouTube;
  • Google Shopping;
  • E propagandas dentro de aplicativos.

Como melhorar a campanha do Google Ads

O importante aqui é atrair usuários qualificados para a sua página de destino, que sejam capazes de finalizar uma conversão. Bons anúncios atraem a atenção das pessoas que estão navegando na internet, mas ótimos anúncios são aquele que fisgam por completo qualquer um que for atingido pela mensagem da sua marca circulando na rede.

Acompanhe a seguir dicas específicas para a construção de uma boa campanha para cada parte do anúncio:

– Título:

Como todo bom título, ele precisa ser chamativo, ir direto ao ponto, sem rodeios, e refletir a pesquisa que foi realizada pelo usuário. Alguns títulos básicos, mas bem poderosos tocam na ferida ou provocam pontos-chave de quem está pesquisando com uma pergunta curta e direta, usam gatilhos mentais de oferta e curiosidade, e até mesmo chamam pelo público, por exemplo, “Software para gestão de tráfego”.

– Descrição:

Apesar dos 80 caracteres, você não pode entregar toda a sua estratégia de jogo nesse ponto. O texto desenvolvido precisa apenas atrair o clique que levará o usuário até uma página de destino recheada com as informações e conteúdo que o conduzirão para a conversão final.

Portanto, seja esperto, convincente, e use argumentos poderosos que despertem a curiosidade. Nesse espaço, você pode aplicar as seguintes artimanhas:

  • Exibir recursos e funcionalidades;
  • Apresentar benefícios;
  • Um diferencial (ou mais);
  • Um depoimento (frase que agregue valor);
  • Uma característica da persona do seu público-alvo;
  • Um CTA (chamada para ação);
  • Uma “promoção imperdível”.

– URL de visualização (Caminho):

A URL de visualização é a parte mais chamativa do conjunta, pois possui uma cor chamativa que se destaca do preto e branco usual dos mecanismos de busca.

Lembrando que essa parte é totalmente customizável e não precisa ser a mesma da URL de destino, mas o indicado é usar a primeira parte do link do seu site (“www.nomedo.seu.site.com”) e, após a barra, uma ou duas palavras que resumam o conteúdo que está sendo oferecido ao usuário e que ele encontrará após dar o clique.

– URL de destino:

Como o próprio nome diz, é o local para onde as pessoas serão redirecionadas quando (ou se) clicarem no anúncio.

Com isso, você deve selecionar o endereço que encaminhe o usuário para um destino que tenha exatamente aquilo que ele estava procurando, disposto em um layout de fácil leitura e eximia navegação em todas as diferentes plataformas, como celular, tablet, computador, etc.

Diversas marcas desenvolvem Landing Pages exclusivas para alguns anúncios invés de usar o endereço do site principal. Além de ser uma ótima forma de organizar as estratégias digitais da sua marca, também ajuda no ranqueamento do seu anúncio, já que o Google também avalia a qualidade do site da URL inserida.

– Extensão de anúncio:

Além da configuração padrão, existem as extensões, que permitem incluir informações complementares aos anúncios capazes de surtir um efeito muito positivo na sua campanha.

Trabalhar com a extensão possibilita trabalhar com características bem específicas, como o período de exibição, definir horários em que o anúncio poderá aparecer, região, perfil de pessoa e se serão exibidos somente em dispositivos móveis ou em todos que acessem a internet e o mecanismo de busca do Google.

Há, ainda, configurações que conferem mais interatividade do público-alvo com o anúncio, por exemplo, os sites links com opções clicáveis que levam o visitante a uma página de aterrissagem específica do mesmo site, botões que realizam chamadas do telefone ou automaticamente abrem um e-mail para ser enviado, entre outros tipos.

Todavia, essa é uma parte mais complexa de programação, então, um leigo não será capaz de usufruir de todos os recursos da Extensão de anúncio, sendo preciso recorrer a um profissional qualificado dessa área.

Vale lembre, também, que as extensões sofrem constantes atualizações do Google e que nem sempre todas as opções serão visíveis, porque o Google prioriza as extensões mais relevantes para cada tipo de usuário.

– Anúncios dinâmicos:

Esse é outro recurso avançado para facilitar a criação de anúncios e os torna mais relevantes. É possível configurar completamente um anúncio ou apenas partes dele, dependendo da sua vontade e objetivo. Existe dois formatos:

  • Anúncio dinâmico: que cobra a inclusão apenas da descrição e da URL de visualização. As demais partes ficam por conta do Google Ads, que as define de forma dinâmica, com base em pesquisas do usuário e a relevância do site onde se encontra;
  • Anúncio com atributo dinâmico: a partir de um anúncio de texto tradicional, diversas condições são estabelecidas, como, por exemplo, uma contagem regressiva automática, inserção automática de palavra-chave e a função “SE”, que inclui determinado texto assim que uma condição é ativada pelo mecanismo de busca ou aparelho que está sendo usado para pesquisar.

Dicas extras para a configuração de uma campanha de sucesso no Google Ads

Além das dicas específicas expostas acima, existem outras dicas que podem potencializar o seu anúncio. Veja quais são:

  • Tenha em mãos um estudo do seu público-alvo;
  • Não crie anúncios sem planejamento prévio e uma estratégia;
  • Não copie anúncios da concorrência, isso pode diminuir seus resultados;
  • Títulos com palavras-chave costumam gerar melhores resultados;
  • Inserir preços e formas de pagamento funcionam para influenciar um usuário qualificado a clicar;
  • Escrever todas as palavras com letras maiúsculas chamam atenção e conquista cliques;
  • Evite usar palavras repetidas ao longo do anúncio;
  • Crie anúncios distintos para cada fase do funil de vendas
  • Não use a mesma técnica de copywriting em todos os seus anúncios, varie;
  • Não exagere nas palavras-chaves. Um número menor, mas bem específico é mais eficiente;

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