Quando pensamos na criação de uma marca e seu logotipo, geralmente vemos uma grande preocupação com símbolos e cores, o que é de fato muito importante e deve ser feito criteriosamente. Entretanto, o que muita gente acaba atribuindo uma segunda posição de importância é a tipografia. E isso, leitores, não poderia ser mais errado!
A tipografia é uma peça fundamental de sua identidade visual e existem diversas técnicas profissionais para escolher a que melhor se encaixa para a sua empresa.
E não se deixe enganar, a tipografia vai muito além do seu logo, sendo utilizada nos meios de comunicação e propaganda da sua marca, como em sites, cartões de visitas, aplicativos e afins.
Quer saber mais sobre tipografia? Então confira esse post onde desvendamos alguns mitos e verdades. Continue lendo.
O que é tipografia?
Primeiro, vamos ao básico: tipografia se refere a impressão de tipos, ou seja, em breve resumo, as fontes e letras utilizadas.
Hoje em dia, essa arte é considerada em todo o processo de estudo e análise, criação e a inserção de estilos, formatos, caracteres e até disposição das palavras utilizadas.
Indispensável para o trabalho de designers e para um branding efetivo, a tipografia da sua marca deve ter escolhida com muito cuidado.
Por que a tipografia é importante para minha marca?
Através da tipografia é possível transmitir valores, sentimentos e até posicionar corretamente a sua empresa. Como faz parte do design gráfico e da identidade visual, ela possui a capacidade de influenciar a percepção do público.
Duvida? Então, imagine cartão de negócios de um cirurgião escrito com Comics Sans. Seria engraçado, não acha? E, pior, não combinaria em nada com essa profissão séria e importante. Conseguiu captar a importância de escolher a “letra” mais adequada?
Mitos e verdades sobre a tipografia
Agora, vamos atrás de desmistificar algumas falácias que ouvimos por aí, no mundo das artes digitais.
“A tipografia é algo novo”
Mito.
Ela data de muito tempo atrás, tendo sua origem atribuída ao alemão Gutenberg, no século XV. Sua difusão na América Latina aconteceu em torno de 1539 e seu aparecimento no Brasil, em 1808.
“A tipografia de XV é a mesma de hoje”
Mito.
Mas é claro que a tipografia evoluiu. Antigamente, ela estava ligada às prensas (móveis e fixas) e ao trabalho inicial da imprensa impressa. Hoje, como discutido lá em cima, o nome se refere a um estudo e atribuição inteligente dos tipos para melhor servir a um objetivo de imagem e representação.
“Uma marca tendo estabelecido sua tipografia nunca a altera”
Mito.
Conforme o mundo muda e o público passa a buscar novas soluções e significâncias, é comum que marcas de sucesso passem por um rebranding e modifiquem sua tipografia para adequar-se ao mercado.
Exemplos famosos que estão sempre evoluindo seus logos são a Coca-Cola, Netflix e Apple.
“O tamanho da sua fonte é influenciado pelo seu público”
Verdade.
Imagine o site de uma empresa que seja, por exemplo, voltado a um público idoso. É importante que toda a estruturação textual naquele meio de comunicação seja pensada para a melhor experiência possível do usuário.
Como idosos normalmente possuem a visão prejudicada, a solução mais assertiva é ter fontes maiores do que em um produto voltado ao público adolescente.
“Na tipografia, a escolha das cores é importante”
Verdade.
Além de ajudar a estabelecer uma hierarquia nos conteúdos da sua empresa, como em um site, por exemplo, a escolha das cores ajuda a destacar palavras importantes e criar uma persona para sua empresa.
Sendo assim, alia-se a tipografia com a colorimetria em busca de uma identidade perfeita para sua marca.
Gostou de saber um pouco mais sobre essa parte importante do design de uma marca? Então entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa com essa e outras técnicas de Marketing!