Marketing
Datas sazonais no marketing: estratégias para alavancar a sua empresa
Autor Retina Web
Data 27, maio, 2022
Datas sazonais no marketing: estratégias para alavancar a sua empresa

As datas sazonais no marketing são uma ótima oportunidade para empresas de diferentes ramos investirem em estratégias de atração de público para gerar novas vendas.

 

Como o nome diz, são práticas que só acontecem em uma vez no ano, logo, com um bom planejamento, é possível conquistar ótimos ganhos.

As campanhas sazonais permitem que os lojistas não sofram com mercadorias paradas no estoque (ou seja, percam dinheiro) e promovam melhor os seus produtos e serviços. Um grande exemplo disso é o Natal. Durante essa época, você já deve ter visto diversas promoções e condições especiais, não é mesmo? Uma estratégia muito comum.

Com isso, é importante que você e a equipe de colaboradores da sua empresa sejam capazes de identificar datas do calendário brasileiro que possam ser usadas para investimentos em estratégias de marketing. E, além disso, conhecer os três princípios fundamentais das datas sazonais no marketing; confira abaixo:

Datas sazonais no marketing: conheça as celebrações de nicho

Existem data sazonais que já são bem famosas e não podem faltar no seu calendário de ações, como Dia das Mães, Natal, Carnaval e Dia dos Namorados. Mas, para conseguir resultados diferenciados através das suas estratégias de datas sazonais no marketing, é preciso ir além e explorar aquelas que tem relação direta com a sua empresa.

As datas mais nichadas oferecem um leque de novas opções para sua empresa sair da mesmice de publicações. Algumas delas são, Dia do Hambúrguer, Dia do Orgulho Nerd, o aniversário da cidade, da própria empresa, dias dedicados a uma profissão específica, entre muitas outras.

Apesar de serem datas menos conhecidas e pouco comemoradas, ainda são capazes de atrair e fidelizar clientes de fundo de funil, ou seja, aquelas pessoas que estão atrás de algo bem definido e que se você mostrar que possui, com certeza conquistará um comprador – algo fácil de fazer quando se incorporam as datas sazonais no marketing.

Vale apontar que o marketing sazonal não precisa estar ligado a uma data oficial, o que realmente importa é ajustas as campanhas de acordo com eventos e momento significativos para o consumidor. Às vezes, um campeonato de futebol consegue converter mais que o dia das mães.

Datas sazonais no marketing: organização com antecedência

Se você quer mesmo aproveitar os efeitos das datas sazonais no marketing para alavancar a sua empresa, é essencial começar a desenvolver seu plano de ações com antecedência e traçar um planejamento a longo prazo. Dessa forma, será possível atrair, converter e fidelizar mais clientes, com mais eficiência.

Por exemplo, se você deseja lançar uma promoção que dê descontos, comece a avisar os seus clientes algumas semanas antes. Assim, eles conseguirão se organizar financeiramente e reservar uma quantia para comprar os produtos no momento em que a oferta entrar em vigência.

Uma dica: datas sazonais no marketing não dependem apenas das campanhas. Estime a sua demanda e garanta que o seu estoque possui produtos o suficiente para atender os compradores. E nada de exageros para que os itens não fiquem parados por muito tempo, fazendo você perder dinheiro.

Datas sazonais no marketing: entenda a persona

Antes de sair anunciando promoções e reduzir os preços, conheça sua audiência. Além disso, as datas sazonais no marketing também cobram que você entenda o comportamento das suas vendo ao longo do ano e, aliás essas duas informações para desenvolver uma série de ações mais assertivas.

Para isso, você pode recorrer a dados que são normalmente mostrados em relatórios de campanhas da plataforma Google Ads, Facebook e Instagram Ads, e até mesmo da plataforma onde o seu site ou loja virtual foi hospedado.

Afinal, não adianta nada desenvolver e colocar em prática uma grande campanha de Dia dos Namorados se seu público é majoritariamente composto por crianças, por exemplo. Esse cuidado com as informações evita que você e seus colaboradores gastem tempo em algo ineficiente e consigam encontrar outras (e melhores) ideias.

Se você precisa de ajudar para traçar ótimas estratégias de datas sazonais no marketing, conte com a nossa equipe. Entre em contato agora mesmo!

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