Marketing
Conversões de leads no e-commerce
Autor Retina Web
Data 21, setembro, 2020
Conversões de leads no e-commerce

A internet mudou profundamente o nosso comportamento. Atualmente, ela está presente nas diversas áreas da nossa vida, inclusive no que se diz respeito ao consumo e à maneira de se fazer negócios.

As lojas virtuais são parte importante dessas transformações, isso porque, elas representam a oportunidade de negócios pequenos fazerem sucesso com menos orçamento e infraestrutura. 

Além disso, elas também representam maior comodidade e facilidade para os consumidores na hora de consumir produtos e serviços.

No entanto, algo que não mudou foi a necessidade de bolar estratégias para captar novos clientes. 

Dito isso, você sabe o que são leads e como convertê-los em negócio?

Continue lendo para descobrir!

A importância dos leads para a sua empresa

Basicamente, os leads são clientes em potencial para você.  Mas atenção, lead não é sinônimo de cliente. 

No marketing tradicional eram as pessoas que chegavam até você quando já estavam decididas a fechar negócio. Agora, no entanto, existe todo um processo antes de fechar negócio.

De modo geral, a conversão de leads consiste em conseguir um primeiro contato com o visitante do seus site, blog ou rede social com o objetivo de iniciar um relacionamento.  

O primeiro passo aqui é convencer esse visitante a te fornecer informações relevantes sobre ele para que para você o guie por toda a jornada de compra.

Quando ele te fornece essas informações ele se torna um lead. A partir daí é preciso construir um relacionamento, onde ele será nutrido com informações e devidamente qualificado. Só depois disso é que ele será entregue à equipe de vendas. 

Sendo assim, sua empresa consegue tornar leads em compradores quando identificar as suas  dores  e as soluções para elas. 

Por exemplo:

Um usuário acessa um blog odontológico para saber mais sobre  prótese sobre implante dentário a fim de tirar dúvidas sobre o procedimento e quais os cuidados necessários. 

A partir do momento em que esse visitante preencher o formulário que está na página acessada ele torna-se um lead e o processo de nutrição deve focar em suas dúvidas. Isso quer dizer que não é o momento de propagandas do consultório e falar sobre o  quanto custa um implante dentário.

Afinal, quais são as melhores formas de converter leads?

Agora que você já sabe a importância dos leads para o seu e-commerce chegou a hora de saber quais as melhores formas de transformá-los em clientes.  

1.CTAs

Já que o objetivo aqui é a conversão não dá para fazer isso sem o Call to Action (Chamadas para Ação). 

Os CTAs tem a função de chamar a atenção do visitante e convencê-lo a tomar uma decisão dentro da página.

Tal ação pode envolver o download de um conteúdo, agendamento de consulta, visita a outra parte do site, entre outras coisas. Tudo vai depender da sua estratégia e objetivo. 

Pense da seguinte forma:

A pessoa que lê sobre procedimentos estéticos no blog do exemplo anterior pode ter interesse em lente de contato de dente e só precisa de um estímulo para agendar uma consulta na clínica. 

Dito isso, os CTAs costumam ser iscas colocadas estrategicamente nas páginas para gerar leads.

2.Formulários 

Como dito anteriormente, os visitantes do seu site ou blog se tornam lead quando te fornecem informações relevantes a respeito deles.

A melhor forma de fazer isso é oferecendo um formulário inteligente na página no qual o  visitante irá preencher com informações básicas, como nome, e-mail e telefone. 

Mas o formulário não será preenchido de graça, em troca você deverá dar a ele um ebook, enviar uma newsletter, entre outras vantagens. 

Quando a pessoa decide lhe dar essas informações ela está sinalizando que talvez tenha interesse no seu produto ou serviço. É aqui que ela se torna um lead. 

Aqui é importante repetir que esse ainda não é o momento de falar diretamente sobre ofertas. 

3. Fluxos de nutrição 

O que acontece depois que o usuário clica no CTA, preenche o formulário e vira um lead?

Bom, agora chegou a hora de fazer a tão falada nutrição. 

Os fluxos de nutrição são e-mails pensados especialmente para que sejam disparados de acordo com as ações realizadas pelo lead. 

Portanto, se o usuário acaba de criar um login no seu site ele receberá uma mensagem de boas-vindas. 

Poderão ser enviados também e-mais com conteúdos, ofertas e por aí vai. 

Para se ter uma ideia da importância da nutrição uma pesquisa feita pela HubSpot indica que leads bem nutridos geram cerca de 20% mais negócios. 

4.Copywriting

Não adianta utilizar todas as estratégias listadas aqui se você não conta com um texto de qualidade.

Um visitante só se torna lead e um lead só se torna cliente quando são influenciados por textos persuasivos de e-mails, redes sociais, blogs, landing pages e demais páginas. 

Para isso, você terá que usar o Copywriting. Essa técnica explora os gatilhos mentais para estimular o lead a tomar determinadas decisões relacionadas à compra do produto.

Para fazer bom aproveitamento do Copywriting você deve estruturar os seus textos a partir da regra dos 4Cs. O texto deve ser:

  •  Claro;
  • Conciso;
  • Convincente;
  • Credível.

Sendo assim, se uma pessoas pesquisar por clareamento consultório ela deve encontrar uma série de materiais otimizados pelo Copywriting  que a irão convencer a avançar na jornada de compra. 

Invista no Marketing Digital

Com esse conteúdo você pôde conhecer um pouco mais sobre a conversão de lead, medida imprescindível para o sucesso do seu e-commerce. 

Ao utilizar as dicas citadas acima você evita perder tempo com pessoas que não estão interessadas em fechar negócio com você.

Lembre-se que essa é apenas um pedacinho do trabalho de captação de novos clientes. Para garantir que tudo dê certo não deixe de construir um bom planejamento de Marketing Digital.

Conteúdo produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.