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Contratar influenciadores digitais: como fazer e quando vale a pena?
Autor Retina Web
Data 10, novembro, 2022
Contratar influenciadores digitais: como fazer e quando vale a pena?

Se você é um nativo das redes sociais, então já deve ter ouvido falar dos influenciadores digitais. Também chamados de digital influencers, são criadores de conteúdo com uma grande quantidade de seguidores e engajamento.

Devido a sua influência sobre os usuários da rede e até mesmo fãs, essas personalidades são contratadas por marcas e empresas para fazer as famosas publis. Isso quer dizer, além de criar conteúdo, também fazem propaganda.

Esse fato abre possibilidades para novos negócios em diversos ramos de aumentarem o alcance e reconhecimento nas redes. Assim, está cada vez mais comum contratar os influencers para divulgar empresas na internet.

Se essa ideia já passou pela sua cabeça ou é uma novidade, esta publicação é perfeita para tirar suas principais dúvidas. Continue lendo e saiba como fazer e quando vale a pena contratar influenciadores digitais.

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são os criadores de conteúdo de diversos segmentos que utilizam seus perfis em aplicativos em sites para compartilhar informações, ideais e até mesmo vender seus produtos.

A audiência dessas personalidades da internet é um fator muito importante. Afinal, são os seguidores que dão engajamento e tornam as publicações relevantes, com potencial de viralização.

Existem categorias de influenciadores digitais definidas pelo número de seguidores. Os mais comuns são o nano e microinfluenciador (de 10 a 100 mil seguidores), e macro e megainfluenciador (de 500 mil a mais de 1 milhão).

Quais as vantagens de contratar digital influencers?

Você sabia que nove em cada dez pessoas pesquisa por opiniões alheias na internet antes de comprar algum produto ou contratar um serviço? Você mesmo já deve ter feito isso.

Esse já é um motivo para contratar influenciadores digitais. Quando alguém que o cliente acompanha na internet falar bem de um produto ou serviço, ele fica confiante de que a negociação que está prestes a fechar é positiva.

Além disso, as mesmas pesquisas mostram que as publicidades feitas por digital influencers costumam apresentar resultados melhores que os métodos convencionais de divulgação na internet.

E a melhor parte? Empresas de diversos nichos e tamanhos podem aproveitar dessa modalidade de divulgação e aproveitar vantagens como:

  • Mais engajamento em suas redes sociais;
  • Divulgação de seus produtos e serviços para fora da bolha de consumidores;
  • Resultados mais expressivos e satisfatórios;
  • Mais economia em comparação com o uso de ferramentas de anúncios pagos;

Como contratar influenciadores digitais para sua empresa

Agora que você já sabe que contratar influenciadores digitais é uma boa ideia, vamos falar sobre como eles devem ser contratados e utilizados nas suas estratégias de divulgação.

Tudo começa na hora da contratação. Isso quer dizer, você deve conhecer o influencer, considerar o método de trabalho dele, se dialoga ou está próximo do seu público-alvo e se o conteúdo feito por ele é de qualidade.

É como se você estivesse trabalhando com o Google Ads de novo. A segmentação de conteúdo, a qualidade do anúncio e a forma como ele é apresentado pesam muito no momento de determinar o sucesso da taxa de conversão.

Fazer uma lista com possíveis influenciadores digitais que podem ser contratados pela sua marca ajuda a passar um pente-fino em todos eles e destacar apenas os candidatos mais viáveis.

Após escolher quem pode ser o contratado para divulgar seu produto ou serviço, é importante fazer orçamentos para compreender quais as condições impostas para fechar a parceria e se elas dentro da sua realidade.

Durante esse contato, peça para ver o resultado de campanhas anteriores feitas no perfil do influenciador e analise os dados para ter certeza de que o retorno será equivalente ou maior que o investimento.

Se tudo estiver dentro dos conformes, então só resta estruturar a campanha, combinar quando e onde a mensagem deve ser veiculada e aguardar pela data de publicação.

Uma dica importante, durante as reuniões com os candidatos, deixe claro o formato, tamanho e como deve ser feita a publi. Dessa maneira, o valor cobrado pelo influenciador digital não sofre alterações posteriormente.

Quando vale a pena contratar influenciadores digitais para o seu negócio

Os momentos mais convenientes para contratar influenciadores digitais são: no lançamento de produtos ou serviços, em datas comemorativas (transformando eles em rosto de campanhas) ou durante promoções e sorteios.

Resumidamente, sempre que a sua empresa estiver em busca de quebrar a bolha e sair da zona de conforto em busca de novos leads, os influenciadores digitais são uma boa opção.

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