Estratégias
Como usar um Call To Action nos anúncios para conquistar o público?
Autor Retina Web
Data 26, agosto, 2022
Como usar um Call To Action nos anúncios para conquistar o público?

Você sabe como usar um Call To Action corretamente? Essa ferramenta do marketing digital tem como objetivo chamar a atenção do usuário para realizar uma ação. Ou seja, ele é o indicador para o próximo passo do relacionamento entre sua empresa o cliente.

Um Call To Action, ou CTA, pode surgir de diversas maneiras para o usuário, sendo os principais deles como um link ou um botão em um site, blog, e-mail, formulário ou anúncio, sempre com um termo ou mensagem no imperativo solicitando uma ação imediata.

Se você parar agora para pensar, com certeza vai lembrar de diversas vezes em que leu um “clique aqui”, “acesse”, “bata antes de entrar”, “empurre”, ou “entre em contato”. Todos esses são Call To Action comuns e muito eficientes no digital e no mundo real também.

E quem aprende a como usar um Call To Action corretamente, pode fazer maravilhas pelo seu próprio negócio, seja aumentar o número de leads ou o total de vendas em um determinado período. O importante mesmo é saber quando, como e onde inserir os CTAs.

Preparamos algumas explicações mais aprofundadas sobre como usar um Call To Action nos anúncios para persuadir o seu público-alvo. Ficou interessado? Continue lendo!

Como usar um Call To Action ajuda na conversão

Existe um conceito muito popular no universo do marketing e da publicidade chamado AIDA – siglas para as palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que formam um ciclo de interação entre o consumidor e o produto/oferta de uma empresa.

Entender o funcionamento de cada etapa do AIDA é importante para saber como usar um Call To Action nas suas páginas virtuais e anúncios, veja:

  • Atenção: momento em que a mensagem consegue atrair completamente a atenção do usuário e o convencer a continuar a navegação;
  • Interesse: após a primeira impressão sobre a oferta, o usuário pensa em realizar uma pesquisa mais profunda para entender sobre o produto ou serviço;
  • Desejo: em seguida, é feita uma analisa detalhada com o intuito de identificar os benefícios e certificar-se de que a oferta atende às necessidades;
  • Ação: no final, após levar tudo das etapas anteriores em consideração, é tomada a decisão de conversão (compra ou contratação).

Os Call To Actions são normalmente utilizados nas etapas de Atenção, Interesse e Ação, quando a mensagens expostas para os possíveis compradores os convencem a seguir em frente e garantir o clique (ou melhor, a compra).

Modelos de CTA para persuadir seu público-alvo

O interessante dos CTAs é como eles estão inseridos na página, em meio a uma grande quantidade de conteúdo, mas sempre com características que se destoam e chamam a atenção. Para ajudar você a saber como usar um Call To Action, selecionamos 3 modelos principais:

Botões de CTA

Os formatos mais comuns, que aparecem em sites e anúncios de diversos modelos, são os botões. Autoexplicativos e fáceis de usar e criar, eles facilitam a tomada de decisão já que o usuário só precisa clicar.

Em alguns lugares da internet, podem haver mais de um botão, com mensagens diferentes e que direcionará o usuário para uma etapa distinta do processo de conversão. Por exemplo, um botão pode ser o de compra e o outro de teste gratuito.

O importante é ter um botão chamativo e com uma boa mensagem.

Banners

Os banners se tornaram um dos formatos mais populares nos blogs, redes sociais e anúncios formados para redes de display. Mais do que um botão, o Call To Action é uma imagem elaborada para oferecer mais contexto e informações sobre a oferta.

No entanto, o banner é criado para “combinar” com a página em que ele é exposto. Ou seja, para ser mais amigável e atrair naturalmente a atenção e intenção de clique do usuário.

Então, conforme você lê a publicação ou rola a página de um site, aparece a oferta em destaque, mas não em texto e nem em botão, com todas as informações pertinentes e sendo uma imagem clicável que redireciona para um endereço específico.

Links em texto

Muitas vezes, esse formato é usado para redirecionar o usuário para outras páginas do mesmo site, mas também não se resume a isso. Em outras palavras, também é possível usar o hiperlinks em e-mails, e-books e até vídeos para interagir com o público-alvo.

Inclusive, ao longo desta publicação, você pode ter encontrado alguns links em texto – exemplo de como usar um Call To Action.

Dicas de como fazer um Call To Action

Existem detalhes para você prestar atenção e que fazer muita diferença na hora de confeccionar e como usar um Call To Action corretamente. Listamos essas dicas abaixo:

  • Seja específico e indique exatamente o que vai acontece ao interagir com o CTA;
  • Crie sensações de urgência para que a decisão seja rapidamente tomada;
  • Use número no seu CTA, assim, os benefícios para o usuário ficarão mais claros;
  • Garanta que seus CTAs usufruam de todas as facilidades que a internet oferece (cores, efeitos, formatos, etc);
  • Deixe explicito no seu CTA uma oferta que realmente valha a pena de ser clicada.

Com todas as dicas expostas ao longo desse texto, você já deve saber como usar um Call To Action nos anúncios para conquistar o seu público-alvo. Gostaria de ler mais textos como esse? Acesse o nosso blog. Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.