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Como ter um atendimento via chat com diferencial em relacionamento com o clientes
Autor Retina Web
Data 13, dezembro, 2021
Como ter um atendimento via chat com diferencial em relacionamento com o clientes

Muitas empresas optam pelo atendimento online para gerar mais proximidade e relacionamento com os clientes. E na busca por essa interação real com os clientes e até mesmo com a redução de custos com outros serviços como atendimento telefônico, o chat online é uma opção muito válida e vem crescendo cada vez mais no Brasil e se torna um diferencial que é agradável aos clientes, visitantes de sites e consumidores em geral.

Como é uma ferramenta que tem como premissa oferecer praticidade e eficiência no atendimento, o chat online agrada não apenas clientes, mas também empresas, principalmente devido ao período da história da sociedade que estamos vivendo, pois passamos por um ano de isolamento social e agora estamos voltando aos poucos e a metodologia híbrida está sendo implantada, que permite aos trabalhadores trabalharem alguns dias nas empresas e outros, em casa.

De acordo com uma pesquisa do IBGE de 2015, o acesso à internet nas residências dos brasileiros chegou a marca dos 85,6 milhões de pessoas, ou seja, quase metade da população do país está online de alguma forma, o que também possibilitou o avanço do sucesso dos atendimentos por chat.

O Atendimento online via chat é algo que abrange e ajuda empresas de vários segmentos, o que resulta em um investimento vindo dessas empresas para trazer dinamismo e autoridade para os sites institucionais, e-commerces ou blogs. Porém, para que o atendimento seja assertivo, gerando um relacionamento efetivo com o cliente e seja um diferencial competitivo para destaque no mercado de atuação, alguns recursos precisam ser explorados e planejados de forma adequada.

Conhecer seu público e a necessidade dele

Um dos pilares para a implementação correta de um atendimento via chat é saber as necessidades que seu público tem e um pouco mais além, quem é seu público-alvo e o que ele procura. Analisar o que será oferecido no atendimento online e se as pessoas que estão no time de atendimento conseguem suprir as demandas do público, por exemplo, se for um atendimento técnico ou soluções de problemas, as pessoas que formarão o time de atendimento precisam ter o conhecimento técnico para atender com excelência e eficiência o público que acessará o chat e levará perguntas ou problemas que necessitam de explicações ou ações técnicas.

Caso esse estudo não seja feito ou o time não atenda a demanda, o atendimento via chat online que seria uma solução excelente à primeira vista, pode se tornar um problema para a empresa, até mesmo diminuindo a autoridade online no ramo de atuação.

O Chat é uma ferramenta ágil, clientes querem agilidade

Outro pilar da implantação de um chat online é conhecer a ferramenta e saber o que é esperado de um chat, os seus clientes sempre buscarão conforto, facilidade, eficiência, agilidade e excelência no atendimento. Por isso, tenha em mente que quando implementar um meio de comunicação com seus clientes, estude muito bem antes da implantação do método, pois um chat que é respondido por outro meio de comunicação e gera um chamado que precisa passar por vários funis até chegar na resposta final do problema, não é algo que gera satisfação do seu público.

Pense na segurança e fidelização dos clientes

Clientes seguros compram mais e clientes que se sentem abraçados pelo time, criam mais segurança. Pensar no pós-venda e na fidelização dos clientes é outro pilar muito importante para a implementação de um novo meio de comunicação, pois o time precisa pensar que a venda de produtos e serviços não termina na entrega do que foi vendido, mas o auxílio em todos os processos até mesmo depois da venda, com benefícios de atendimento, e-mail marketing, acompanhamento e até uma pesquisa de satisfação, são ferramentas que complementam o chat online, pois ele guarda os dados do cliente.

Pensando e planejando esses três pilares da comunicação efetiva e assertiva com seu público-alvo, o atendimento ao cliente fica eficiente para elevar a autoridade online e offline da empresa no mercado de atuação.