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Como iniciar a transformação digital da sua empresa
Autor Retina Web
Data 21, setembro, 2021
Como iniciar a transformação digital da sua empresa

Já vivemos na era digital e muitas empresas já estão migrando, ou migraram para o ambiente digital, porém, será que apenas criar um perfil nas redes sociais ou criar um site simples é o suficiente para transformar a sua empresa em uma empresa digital?

Para responder essa pergunta, primeiro temos que saber o que realmente é Transformação Digital. O processo consiste na melhoria de desempenho da empresa através de uma mudança de modelo de negócio corporativo, que utiliza ferramentas digitais e tecnologias que inovam as práticas da empresa, melhorando cada vez mais a experiência do cliente e resultando em vantagens competitivas para a empresa.

A Transformação Digital está muito ligada a Jornada do Consumidor, que você pode aprender mais nesse link, pois exige uma mudança estrutural, visando usar a tecnologia em favor da empresa, porém não é apenas usar um software ou aplicativo, é uma transformação de mindset para evolução.

O impacto da transformação digital

A tecnologia revolucionou a nossa sociedade e tem a premissa de facilitar a vida das pessoas, vemos isso na velocidade em que as informações são espalhadas, e a facilidade que temos para acessar essas informações. Não apenas isso, mas a tecnologia aparenta querer facilitar todos os processos da vida, como a contratação de um serviço, a compra de um produto, o processo de atendimento ao cliente, tudo é feito online, por processos automatizados.

Porém, com a facilidade de informação e automatização de processos, o público mudou seu comportamento, buscando cada vez mais informações das empresas no ambiente digital e, se tornando mais exigente. Com isso, muitas empresas deixaram claro que não estavam preparadas para essa evolução, pois vemos claramente a ausência no ambiente digital, aumentando a distância entre público e empresa.

Quais são os elementos da Transformação Digital

A mudança de mentalidade que vem com a transformação digital traz muitos benefícios e alguns elementos são bem característicos, podemos dizer que ela vem com um tripé fundamental que se resume na mudança de modelo de negócio, na melhora da experiência do cliente e nos processos operacionais.

O primeiro pilar está relacionado ao uso de tecnologias inovadoras com novas ferramentas que possibilitam a migração para o ambiente digital. Com isso, o modelo de negócio da empresa muda, por exemplo, o atendimento da empresa começa a ser feito via videoconferência, a loja, que antes era física, começa a vender no e-commerce, o médico começa a gravar vídeos ao invés de dar palestras gratuitas ao seus pacientes e inúmeras outras mudanças que trazem a marca para o digital.

O segundo pilar, que diz respeito a Experiência do Cliente, é muito importante, pois é a parte mais visível externamente, ou seja, é a mudança que afeta diretamente o público, os clientes ou os consumidores. Por isso exige uma atenção maior e a adoção de métodos de melhoria contínua para elevar a qualidade do serviço, resultando no alcance de um novo patamar para a empresa. Um bom estudo de persona é fundamental para o sucesso da implementação da Transformação Digital na empresa, pois melhora o caminho e a jornada do consumidor, resultando na facilidade de venda e no bom relacionamento com os clientes.

O terceiro pilar da Transformação Digital é a mudança do Processo Operacional, que fiz respeito da gestão interna da empresa, com técnicas inovadoras de gestão de desempenho, novas interações com os funcionários e colaboradores e o processo de automação e transferência de tarefas para o ambiente digital, buscando tecnologias que facilitem os processos, diminuam o tempo gasto em cada tarefa e tornem o maior número de tarefas automatizadas, para reduzir erros humanos e melhorar a produtividade e rapidez dos entregáveis.

Aplicando a transformação digital em uma empresa

Para ajudar no processo de planejamento da Transformação Digital de uma empresa, separamos alguns passos práticos que, se seguidos, ajudarão nesse processo.

1 – Avaliação e Planejamento da Transformação

O Processo inicial sempre acontece no papel, não é mesmo? É necessário avaliar todos os processos feitos na empresa até hoje, para que seja possível ter uma ideia do processo completo da transformação digital, quanto tempo isso levará, quais processos serão mudados a curto, médio e longo prazo.

2 – Estudo de Tecnologias e Gestão da Transformação

Uma vez que o planejamento é feito, ainda não vamos sair muito do papel, mas agora, visando as tecnologias que serão utilizadas, nesta etapa, existe um estudo de quais canais de comunicação serão usados, que tipo de conteúdo será gerado para aumentar a autoridade digital da empresa, qual é a persona da empresa. Com esses dados internos e externos, a gestão da transformação começa a entrar em prática com times específicos e criação do ambiente digital.

3 – Mudanças de Mindset, habilidade e experiência

Neste passo, já temos resultados mais práticos, pois a gestão da transformação digital entra em contato com os colaboradores para que todos mudem a mentalidade e componham uma força tarefa para que a transformação seja fluída, gerando engajamento de todos e resultando em uma mudança da cultura organizacional da empresa. Não apenas isso, mas uma valorização das habilidades e da experiência interna e externa é gerada para agregar valor em todo o processo da transformação.

4 – A transformação digital na prática

Com o engajamento de todos na transformação, é necessário traçar metas, objetivos e desafios que aguçarão a criatividade e abrirão possibilidades de pensar fora da caixa, inovar e gerar caminhos para que as metas sejam alcançadas e a transformação venha de dentro para fora, não apenas no ambiente digital, mas em cada pessoa que compõe a empresa, dando um significado mais profundo na transformação digital.

5 – Desapego da era antiga e abraçando a era digital

Visando a finalização do processo de transformação digital inicial e mirando na melhoria contínua do processo, com a presença digital já iniciada e caminhando para uma consolidação, agora é a hora de investir na construção da autoridade digital, para que a imagem da marca no digital reflita a realidade da marca no offline, ou seja, uma empresa consolidada no mercado, referência de qualidade de entrega de serviço, precisa de uma imagem que passe essa mensagem no digital, a fim de ter uma comunicação clara e assertiva.

Para isso acontecer, muitos hábitos antigos terão que ser deixados para trás, é necessário abraçar a era digital, com a criação de conteúdo para o digital, investindo em tráfego, enriquecendo a empresa com palavras-chave, conteúdos ricos em informações, dicas, notícias, até mesmo premiações e metas batidas são bem-vindos como conteúdos que visam a autoridade online.

Seguindo esses passos e contando com a Retina Web como parceira para ter as melhores Soluções Digitais, a sua empresa começará da maneira correta no ambiente digital. Entre em contato agora mesmo para ter as melhores soluções para sua Transformação Digital.