Tecnologia
Como ampliar o alcance orgânico do seu Facebook
Autor Retina Web
Data 19, dezembro, 2017
Como ampliar o alcance orgânico do seu Facebook

Você sabe dizer qual o seu alcance orgânico no Facebook? Estamos falando daquele público atingido pelo seu conteúdo sem a necessidade de impulsionamento dos posts da fanpage da sua empresa na rede social.

Se você sabe qual é o seu alcance orgânico, provavelmente está decepcionado com ele. De acordo com um relatório da Locowise, o alcance médio de uma página com mais de 1 milhão de curtidas é de 2,27% dos seus seguidores. Um valor decepcionante, não é mesmo?

Porém, esse número pode ser alterado. É possível trabalhar para aumentar seu alcance orgânico e obter resultados melhores com a sua estratégia de Marketing Digital. Para isso, você precisa conhecer o algoritmo da rede e aprender a usá-lo a seu favor.

Parece que estamos falando grego? Não precisa se preocupar: esse post vai explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Basta seguir lendo!

O que é o algoritmo do Facebook e porque ele é importante

Você pode estar se perguntando “Por que esse tal de algoritmo é importante? O que uma fórmula matemática tem a ver com meu alcance no Facebook?”. Essa é uma dúvida justa e sua resposta é um pouco complicada.

Cada usuário do Facebook recebe, em média, cerca de 1.500 posts na sua timeline. Bastante coisa, não é mesmo? Essa tonelada de conteúdo levanta um problema: como organizar tudo isso da melhor forma possível?

O Facebook poderia mostrar todos os posts em ordem cronológica, mas isso resultaria em muito conteúdo interessante (como fotos dos amigos ou mensagens da família) soterrados em posts de empresas ou notícias.

Para tentar equilibrar as coisas, o Facebook elaborou um algoritmo com mais de 100 mil fatores para priorizar os conteúdos mais interessantes para você.

De maneira bem superficial, o algoritmo faz um conteúdo passar por dois crivos diferentes.

O primeiro leva em consideração a relação de cada usuário com cada tipo de post e considera quatro fatores:

  • quem postou: o Facebook mede o nível de interação entre usuários para saber quem se interessa ou não por aquele conteúdo/
  • quando postou: normalmente, conteúdos recentes tem mais chances de aparecer do que posts antigos;
  • tipo de post: alguns usuários gostam mais de vídeos e outros de fotos e o Facebook leva isso em conta;
  • engajamento com o post: se muitas pessoas já curtiram ou comentaram no conteúdo, maiores as chances dele aparecer na timeline de outros.

Já o segundo crivo são algumas regras básicas que o algoritmo do Facebook usa para determinar prioridade de cada post na sua timeline.

São cinco regrinhas no total:

  • família e amigos têm prioridade: se o post de uma página e de algum familiar estiverem disputando espaço na sua timeline, o conteúdo da sua família terá prioridade;
  • informação: se o conteúdo por informativo, como uma notícia ou infográfico, também terá prioridade;
  • entretenimento: sua noção de entretenimento (filmes, séries, esportes ou afins) ajuda a priorizar os conteúdos da sua timeline;
  • afinidade de ideias: o algoritmo registra sua afinidade com certas ideias e dá prioridade para conteúdos parecidos;
  • autenticidade: conteúdos que sejam marcados como SPAM, falsos ou sensacionalistas tem menos prioridade do que materiais autênticos.

Como deu para ver, o algoritmo do Facebook é peça-chave para aumentar o alcance orgânico da sua página na rede social.

Já que é ele que define o que cada usuário verá em sua timeline, sua empresa precisa usar essas informações a seu favor para ser exibido para o máximo de usuários possível. Como? Vamos ver abaixo!

O que NÃO fazer para impactar seu alcance orgânico nas redes

Você já ouviu a expressão “muito ajuda quem não atrapalha”? Pois bem, no Facebook ela é muito verdadeira.

Não é raro ver que aquilo que impede o alcance orgânico de uma página aumentar é uma série de comportamentos que o algoritmo do Facebook vê como negativo.

O algoritmo do Facebook tem tudo a ver com a metodologia do Inbound Marketing, afinal a intenção dele é apresentar conteúdos que sejam do interesse do usuário.

Assim, se você evitar fazer uma dessas três coisas que listamos abaixo, já deverá notar um aumento no seu alcance. Confira:

Automatizar todas as postagens

Não existe nada de errado em planejar alguns posts e programá-los através da ferramenta do Facebook, mas sua empresa não deve confiar demais na automatização das postagens.

É claro que automatizar poupa tempo e deixa tudo mais eficiente, mas o algoritmo do Facebook confia muito na autenticidade dos conteúdos e no engajamento dos usuários com eles.

Uma presença humana na sua página ajuda a incentivar a participação das pessoas. Ter comentários respondidos, por exemplo, aumenta o engajamento do público e permite ter um alcance maior na próxima postagem.

Além disso, conteúdos mais autênticos e personalizados também geram uma resposta melhor dos usuários, o que é visto de forma positiva pelo Facebook.

Promover apenas seus serviços

Muitas empresas acabam focando sua participação no Facebook exclusivamente em promover seus produtos ou serviços. Ou seja, em vender.

Claro que as redes sociais são excelentes ferramentas para promover sua empresa, mas o algoritmo do Facebook não considera esse comportamento como positivo. O ideal é que menos de 20% dos seus posts sejam de promoção dos seus produtos ou serviços e o resto de conteúdo interessante para seus seguidores.

A lógica é simples: quanto mais posts de vendas, menos engajamento você terá com os usuários. Menos engajamento significa menos alcance e o ciclo se repete, com resultados cada vez piores.

Sabendo que o algoritmo funciona assim, aumente a quantidade de conteúdos sociais e que gerem participação dos seguidores. Seu alcance subirá e seus resultados irão junto.

Postar o tempo todo sem parar

Quantas vezes sua empresa posta no Facebook? Muitas páginas costumam fazer vários posts durante o dia, diminuindo assim a participação dos fãs (já que grande parte do conteúdo não é exibido) e o alcance orgânico no processo.

Segundo um levantamento que levou em consideração 14 diferentes estudos em redes sociais, o indicado é postar apenas uma vez por dia no Facebook e compartilhar um conteúdo antigo a cada dois dias.

O que fazer para aumentar seu alcance orgânico no Facebook

Agora que já vimos o que não fazer caso você deseje aumentar seu alcance orgânico no Facebook, vamos conferir quais as principais estratégias para conquistar esse objetivo.

Pronto? Vamos lá!

Invista em conteúdo de qualidade

Se você voltar alguns parágrafos para ler sobre o funcionamento do algoritmo do Facebook novamente, verá que ele dá muita importância para a relação entre usuários. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode ser um grande diferencial.

O pensamento do algoritmo é o seguinte: se um usuário interagiu várias vezes com um conteúdo da sua página, então ele gosta do que você posta. Se ele gosta do seu conteúdo, então ele deve recebê-lo mais vezes.

Portanto, se as pessoas interagirem com seu conteúdo, seu alcance orgânico sobe. Simples, não é mesmo?

Por isso você deve investir na produção de conteúdo de qualidade para a página da sua empresa. O conteúdo é o motor número 1 de interação com o público nas redes sociais. Um excelente post pode fazer milagres pelo seu alcance orgânico.

Usar o Facebook Insights

Você conhece o Facebook Insights? Essa ferramenta é essencial para quem quer se comunicar melhor com o público na rede social.

Esse recurso funciona mais ou menos como o Analytics do Google: você pode entender quem é seu público, como ele age, a que horas está online, que tipo de material gosta mais e outras informações muito úteis.

Com esses dados em mãos, sua empresa poderia planejar melhor os conteúdos que seriam postados na página e obter um melhor engajamento dos seguidores, aumentando o alcance orgânico no processo.

Use segmentação

Outra ferramenta muito útil do próprio Facebook e que pode ajudar a aumentar seu alcance orgânico é a segmentação de conteúdo.

Imagine que sua empresa produza mochilas, por exemplo. Vocês possuem dois tipos de clientes: os mais jovens, que estão no colegial ou faculdade e precisam de mochilas para o ambiente escolar; e os mais velhos, que usam mochilas a trabalho e precisam de soluções mais sóbrias, profissionais e resistentes.

O conteúdo ideal para uma das suas personas pode não funcionar com a outra. Por isso, com o auxílio do Facebook Insights, é interessante segmentar seus posts para cada persona da sua estratétiga e aumentar as chances de interações no processo.

Poste no melhor horário

Cada pessoa possui uma rotina e se conecta ao Facebook em um período do dia. Porém, como vimos acima, a rede social considera o momento de uma postagem como elemento crucial para que o conteúdo apareça no feed das pessoas.

Portanto, você deve selecionar o momento exato para postar, garantindo que o máximo de seguidores da sua página estejam online para interagir com o material. O Facebook Insights pode ajudar nisso.

Publique vídeos no próprio Facebook

Você conta com material audiovisual no seu plano de Marketing? Se sim, você usa o YouTube para hospedar seus vídeos?

O YouTube é ótimo para isso, claro, mas talvez você deva hospedar seus vídeos no Facebook também. Segundo uma pesquisa da SearchEngine Journal, vídeos nativos do próprio Facebook alcançam 2 vezes mais pessoas do conteúdo hospedado em outro lugar.

Como consequência, esses vídeos nativos recebem o dobro de curtidas, o triplo de compartilhamentos e 7 vezes mais comentários. Ou seja: muito mais interação e engajamento para aumentar seu tráfego orgânico.

Divulgue o conteúdo mais de uma vez

Qual a política de divulgação do conteúdo da sua estratégia de Marketing? Você costuma compartilhar seus próprios posts para divulgá-los outras vezes?

Na Retina Web nós utilizamos a Regra 4, 4, 4. Você pode conhecê-la com mais detalhe no link anterior disponibilizado pela empresa Rock Content, mas ela é bem simples de entender:

Nós divulgamos todos os conteúdos do blog em 4 dias diferentes, 4 horários distintos e com 4 chamadas variadas. Com essa técnica, foi possível aumentar nossa visibilidade nas redes.

Como deu para ver, o seu alcance orgânico no Facebook depende da maneira como você usa o algoritmo da rede social. Se você utilizar essa ferramenta ao seu favor, deverá notar um aumento considerável na quantidade de pessoas que receberá seus conteúdos.