Tecnologia
Com a Análise SWOT é possível diagnosticar a sua empresa de maneira eficiente, saiba como funciona
Autor Retina Web
Data 6, setembro, 2021
Com a Análise SWOT é possível diagnosticar a sua empresa de maneira eficiente, saiba como funciona

Você sabe o que é Análise SWOT ou Análise FOFA? Ambos os nomes se referem a uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada na gestão de projetos. Sua principal função é analisar o cenário atual de uma empresa e servir como base para a tomada de decisões, principalmente, antes de implementar algum novo projeto que cause impacto em toda a estrutura de um negócio.

Gostaria de saber um pouco mais sobre a utilização e as vantagens dessa ferramenta? Então, continue lendo este texto!

O QUE SIGNIFICA SWOT?

Os dois termos são, na verdade, siglas compostas pelas iniciais de palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). FOFA é a versão em português de SWOT, mas em uma ordem diferente.

Cada uma das quatro palavras determinam um tipo de análise que deve ser feita. As Forças e Fraquezas dizem respeito à análise interna, em outras palavras, dos pontos negativos e positivos da instituição ou do projeto que está sendo desenvolvido.

Já as Oportunidade e Ameaças tratam do ambiente externo, ou seja, abordam as características do mercado, dos concorrentes, fornecedores, comunidade e até mesmo características políticas, econômicas, sociais e culturais, uma vez que tudo isso pode afetar o seu negócio e os planos que você tem para ele.

Ao fazer uma análise completa dos quatro pontos, o relatório final oferece um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso ou fracasso, facilidades e dificuldades, de um plano.

QUAIS AS VANTAGENS DA ANÁLISE FOFA?

Depois de verificar todos os pontos da análise SWOT, você tem em mãos um diagnóstico geral da verdadeira situação do seu negócio. Isso proporciona diversas vantagens do ponto de vista estratégico. Confira quais são as principais a seguir:

Posicionamento estratégico

Todos os dados coletados e estudados facilitam que os gestores identifiquem a posição estratégica da sua empresa dentro do mercado. Essa informação viabiliza uma comparação com as demais opções disponíveis no mercado, permitindo que sejam tomadas atitudes cabíveis para melhorar o seu status perante a concorrência.

Aprimoramento dos serviços e produtos

O material colhido também vai apontar a possibilidade de melhorar produtos e serviços que são ofertados pela empresa. Em muitos casos, esses ajustes poderiam ter sido feitos antes, mas como nunca houve uma perícia detalhada, passaram despercebidos. Ainda, o SWOT apresenta meios para realizar as melhorias.

Solução de problemas

Os pontos fracos ficam muito evidentes quando o pente fino da Análise FOFA é passado. Seja no fluxo de processos internos, na distribuição de tarefas ou na abordagem da empresa, as dificuldades encontradas podem ser solucionadas com práticas estrategicamente pensadas e exclusivas. O SWOT também permite antecipar ameaças e adotar medidas para que o seu projeto não seja prejudicado.

Possibilidade de criação de novos produtos

Outra vantagem exclusiva da Análise FOFA é a chance de encontrar, durante o mapeamento, tendências e oportunidade para a criação de novos produtos que sejam relacionados a sua marca e atendam às necessidades dos clientes.

Decisões estratégicas

As melhores decisões são aquelas baseadas em dados e pesquisas que mostram a verdadeira realidade de uma organização. Quando essas informações são extraídas por meio da FOFA, as chances das suas decisões causarem impacto positivo e facilitar a caminhada até os objetivos da empresa são muito maiores.

Priorizar ações

Outro diagnóstico fornecido apenas pela SWOT e que não pode ser ignorado diz respeito às atividades que precisam ter foco para atingir o objetivo sem grandes problemas e no menor tempo possível. Dessa forma, você e sua equipe podem criar planos e priorizar uma sequência de ações que facilitem o trabalho e gerem resultados que ultrapassem as expectativas.

Formação de parcerias

Às vezes, a Análise FOFA pode mostrar que o que a sua empresa faz ou oferece não é suficiente para sanar a dor ou resolver o problema de um cliente. Então, invés de se lamentar, você pode recorrer a parcerias que ofertem serviços complementares aos seus e, consequentemente, aumentem a sua área de atuação.

Diagnóstico das estratégias realizadas

A Análise SWOT também olha para o presente, não só para o futuro ou passado. Isso significa que os gestores são capazes de calcular a eficácia das estratégias que estão sendo realizadas no momento. Com isso, conseguem saber se vale a pena replicar as práticas, se elas devem ser ajustadas ou merece ser desconsideradas.

Todo o método SWOT ajuda no planejamento e implementação de qualquer ação com mais seguranças e assertividade, aumentando as chances de sucesso.

Gostaria de usar a Análise SWOT para diagnosticar todas as áreas da sua empresa de maneira eficiente? Entre em contato com a Retina Soluções Digitas e descubra como os nossos serviços podem ajudar!