Serviços
Certificado digital SSL: o que é e qual sua importância para um website
Autor Retina Web
Data 29, junho, 2017
Certificado digital SSL: o que é e qual sua importância para um website

Você sabe o que é um Certificado digital SSL? De forma resumida, o Secure Sockets Layer é o recurso utilizado para criptografar o tráfego de web que ocorre entre o servidor onde seu site está hospedado e o navegador do usuário.

No post de hoje, explicaremos para que serve o Certificado digital SSL na prática e tiraremos as dúvidas mais comuns. Acompanhe e entenda!

Por que o Certificado digital SSL é importante?

Ao visitar um website, note o campo do navegador onde a URL aparece. Se o endereço se inicia com “http://”, todas as informações que o servidor desse site e o navegador do usuário trocam são, na verdade, um texto aberto.

Isso significa que, ao logar no painel de administrador do seu site, por exemplo, o usuário e senha que você utiliza trafegam pela internet sem nenhuma segurança. Assim, qualquer pessoa que interceptar essa informação poderá entendê-la — ou seja, usuários mal intencionados podem utilizar suas credenciais de acesso para danificar o seu site.

Quando você possui um Certificado digital SSL implementado corretamente em seu website, a URL se torna “https://”. Esse “s” a mais significa secure e indica que todos os dados trafegados estão criptografados.

Além do “s”, um cadeado verde também fica visível ao lado da URL. Isso é especialmente importante caso você esteja coletando dados privados e sensíveis em seu site, como informações de cartão de crédito.

Meu site não coleta cartões de crédito, por quê devo ter um Certificado digital SSL?

Muitos sites acabam sendo apenas informacionais, não vendem efetivamente um produto ou serviço. Então, por que implementar um Certificado digital SSL?

Existe um certo esforço envolvido no processo, além de um pequeno investimento. Contudo, esse é um investimento que acaba se pagando, pois existem uma série de benefícios, como os que listamos a seguir:

Segurança

Como mencionado anteriormente, é possível que alguém intercepte o tráfego do seu site e roube por exemplo, as credenciais de acesso, podendo gerenciar o sistema. Isso pode gerar uma enorme dor de cabeça, o criminoso pode querer derrubar o seu site, o que pode gerar perdas financeiras para seu negócio.

SEO

Hoje, a segurança oferecida pelo tráfego criptografado não é mais um luxo, é uma necessidade. A prova disso é que o próprio Google afirma que o Certificado digital SSL é um fator de peso no ranqueamento orgânico.

O Google se preocupa com a experiência do usuário, ele quer que além de encontrar o que está precisando, que o usuário tenha a melhor experiência ao fazer isso, de forma que a segurança é algo a ser levado em consideração nesse requisito. Aproveite e veja neste post outro requisito vital para o bom ranqueamento de um site.

Confiança

No mundo inteiro, os casos de roubos de cartões de crédito, informações pessoais, fraudes com números com CPF estão cada vez maiores. As pessoas já estão atentas para isso, sabem da dor de cabeça envolvida quando são vítimas.

Por isso, é normal que elas busquem por sites de confiança, que mostrem o cadeado verde ao lado da URL. Isso é especialmente importante quando o website vende diretamente serviços ou produtos com cobrança por meio de cartão de crédito.

A  implementação de um Certificado digital SSL é, sem dúvidas, um investimento que retorna para a empresa, melhorando a visibilidade, a segurança e a confiança dos usuários em seu website.

Quer ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre criação, reformulação e técnicas de otimização para sites? Assine a nossa newsletter e receba nossos insights em primeira mão!