Redes Sociais
As vantagens do LinkedIn
Autor Retina Web
Data 21, abril, 2021
As vantagens do LinkedIn

As redes sociais são recursos essenciais para todas as estratégias de Marketing Digital de empresas. Apenas no Brasil, o número de usuário dessa plataforma já ultrapassou a marca dos 29 milhões de usuários e está cada vez mais próximo dos 50 milhões que estão no Instagram, de acordo com dados divulgados pelas revistas online Veja e Folha, respectivamente.

Com isso, é impossível negar que o LinkedIn se tornou um espaço que precisa ser explorado e incorporado ao modus operandi das corporações nas mídias digitais. No entanto, você entende de LinkedIn e conhece seus recursos e principais vantagens?

Neste texto, você verá quais são as principais vantagens do LinkedIn e como os melhores resultados expressivos através dessa rede social. Continue lendo este blog e descubra o que é preciso fazer.

O que é o LinkedIn?

A principal função do LinkedIn é promover o networking, ou seja, a conexão e interação entre profissionais da mesma ou diferentes áreas de atuação. De maneira simplificada, funciona como um currículo online que permite às empresas e outros profissionais acessem o conteúdo compartilhado por outro usuário.

A partir do momento que as conexões são feitas, é possível interagir com publicações a respeito do universo empresarial, buscar empregos, divulgar vagas, compartilhar experiências, promover cursos de especialização, procurar parcerias e fornecedores, entre outras inúmeras funcionalidades. Existem também os grupos de especificidades, voltados para determinado tema, que garantem maior visibilidade a uma página ou pessoa.

Muitos se referem ao LinkedIn como “um Facebook” corporativo, mas essa é uma definição que dá uma ideia muito errado da finalidade dessa plataforma. Ambas as redes possuem objetivos distinto e atingir uma parcela de pessoas que buscam finalidade também diferentes. Em outras palavras, as estratégias usadas em casa esfera são e rendem resultados diferentes.

Como funciona o LinkedIn?

Fazer um cadastro no LinkedIn é simples. É necessário um e-mail, um telefone pessoal e seguir as instruções do site. Após concluído o passo a passo e ter confirmado o cadastro, você irá preencher o seu currículo com a sua experiência profissional, seguir as marcas e pessoas que você achar interessante e “adicionar” seus amigos, no vocabulário do site, criar estabelecer conexões.

Para criar uma página da sua empresa você precisará já ter um perfil pessoal com o seu nome e sobrenome reais. Feito isso, você deve clicar no canto superior direito da página inicial, escolher a opção “Criar uma Company Page” e selecionar o tipo de página que deseja criar. Em seguida, insira todas as informações requisitadas, detalhes a respeito da empresa ou instituição e marcar a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de criar a página. Estando tudo de acordo, conclua o processo apertando o botão “Criar página”.

Durante esses dois processos citados acima, se houver algum erro ou inconsistência, o próprio site avisa. Posteriormente, modificações poderão ser feitas apenas se o site permitir, portanto, preste bastante atenção e tenha certeza de tudo aquilo inserido na página.

Para que serve o LinkedIn?

Como explicado acima, é uma rede social para conectar pessoas e empresas através de um espaço virtual mais profissionais, com conteúdo informativo e objetivo. Desse modo, o site permite:

  • Ampliar o mercado de atuação;
  • Fazer parcerias;
  • Estabelecer e divulgar novos negócios;
  • Conectar profissionais de todo o mundo;
  • Criar amizades com profissionais da mesma (ou diferente) área;
  • Conhecer profissionais que compartilham dos mesmos interesses;
  • Realizar o Marketing Digital pessoal;
  • Facilitar a busca por oportunidades de emprego em novas empresas;
  • Facilitar a busca por novos funcionários;
  • E, mais recentemente, realizar cursos online rápidos de capacitação.

Quais as vantagens de usar o LinkedIn?

Agora vamos ao ponto principal deste post. Abaixo, listamos as principais vantagens de criar e manter um perfil pessoal ou um perfil para a sua empresa no LinkedIn e ainda damos algumas dicas importantes. Acompanhe:

– Ter autoridade no mercado:

Um perfil bem estruturado, que dissemina informações relevantes sobre o setor e a própria marca, mostrará que a empresa tem domínio sobre o que fala e poderá se tornar uma referência no seu ramo de atuação.

Mas, para isso, é preciso estabelecer uma conversa real com seu público-alvo, sanando as dúvidas que apresentarem, os ensinando com posts educativos, divulgando conteúdo educacional e expandindo a própria rede de contatos. Quando mais forte, melhor e bem pensado for a página, melhor e mais efetivo o resultado.

– Conseguir novos clientes:

Com a persona (ou as personas) ideal pronta, sua empresa poderá buscar por novos clientes através dos recursos presentar na rede social, como, por exemplo, o sistema de buscas avançadas e o painel para circulação de campanhas pagas (LinkedIn Ads).

– Desenvolver relacionamentos profissionais:

A busca por novas conexões não pode parar e, além disso, elas precisam ser estratégicas, ou seja, que proporcionem novos frutos no futuro. Nunca deixe de procurar por novos contatos e esteja aberto para estabelecer novos relacionamento. Mostrar que a marca acredita que determinado conteúdo pode ser útil para as práticas do dia a dia.

– Aprender com outros perfis da rede:

Se você acompanhar os principais nomes do seu setor de atuação, conseguirá entender como eles agem e como adquiriram tais conquistas, assim, conseguindo aprender coisas novas a cada dia. Uma ótima dica é estar ligado nos influenciadores e profissionais/marcas com perfis reconhecidos.

Interagir com esses nomes pode também render bons frutos, uma vez que, além de aprender, seu objetivo no LinkedIn é também ser conhecido.

– Informar-se sobre as principais tendências do mercado:

É através de perfis e páginas especializadas dentro do LinkedIn que a sua empresa ficará sabendo dos principais assuntos do momento.

Mas não espere que as informações cheguem até você magicamente. Corra atrás dela, visite os perfis informativos regularmente e procure pelo que há de mais novo que pode ser incorporado a sua estratégia de maneira que lhe favoreça. Fique de olhe nas novas tecnologias, nos trends, modelos de gestão e pesquisa, aplicativos, entre outros.

– Promover produtos/materiais:

Muito provavelmente, a sua empresa possuí produtos ou serviços que gostaria de vender e, para isso, é necessário realizar a divulgação. No LinkedIn, essa propaganda pode ser feita através de posts patrocinados ou impulsionados com o LinkedIn Ads.

Com esse recurso, muitas pessoas poderão ser impactadas pela mensagem divulgada e procurarão saber mais a respeito dos produtos, serviços e, principalmente, a empresa que oferece eles.

Todavia, preste bastante atenção: não promova qualquer post. Invista apenas naqueles que a melhor qualidade e que falem das melhores soluções da sua marca.

– Procurar talentos:

O LinkedIn reúne inúmeros profissionais com históricos, currículos e habilidades diversas. Em outras palavras, é um ambiente perfeitos para encontrar e contratar as pessoas que ajudaram o seu negócio crescer.

No entanto, fazer isso acontece requer esforço. A sua marca precisará mostrar que valoriza bons profissionais e que, ao se juntar à sua empresa, ele também sairá ganhando, seja em experiência ou financeiramente.

Se aproveite dessa vantagem produzindo conteúdo que instigue o desejo do profissional de trabalhar em seu negócio. Humanize sua marca. Mostre o cotidiano dos seus funcionários, o quanto estão satisfeitos trabalhando ali e que os benefícios e vantagens conferidos aos funcionários o tornaram alguém feliz por trabalhar.

Tudo isso é essencial para impulsionar a sua empresa para patamares inimagináveis!

Mas não aja sozinho, tenha uma equipe especializada, que conheça bem a ferramenta e que buscará explorá-la da melhor maneira possível. A Retina Web é a empresa certa para o serviço!

Dentre nossos serviços de Marketing Digital, oferecemos a gestão de redes sociais, como o LinkedIn, produzindo e compartilhando o conteúdo com técnicas avançadas que rendem resultados.

Gostaria de nossa ajuda? Então, não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo.