A comunicação eficiente é um ponto fundamental na hora de passar uma tarefa, traçar metas ou avaliar um trabalho dentro de uma empresa. Dar feedback da maneira correta à equipe traz inúmeros benefícios ao ambiente corporativo, e não é à toa que essa vem sendo uma prática cada vez mais discutida nos últimos anos.
Além de melhorar a relação entre todas as partes envolvidas, avaliações consistentes a respeito dos trabalhos realizados contribui para a produtividade da equipe. Mas é preciso atenção, pois o feedback não pode ser dado de qualquer maneira para não gerar o efeito contrário.
Para ajudar você a entender como dar feedback da maneira mais eficiente possível, preparamos este breve artigo. A seguir, conheça melhor o poder da cultura do feedback, algumas dicas na hora de colocá-lo em prática e a importância da sua equipe nesse processo.
Qual é a importância da cultura do feedback?
Poucas coisas atrapalham tanto o ambiente de uma empresa quanto a falta de comunicação eficiente. Não importa se é no momento de traçar os objetivos ou dar uma resposta sobre um trabalho, quando existe alguma falha na comunicação, as chances de uma pequena confusão causar um problema ainda maior são grandes.
O feedback, portanto, se torna uma ferramenta importante para evitar que problemas de comunicação se tornem uma rotina dentro da sua organização. Ao realizar constantemente essa troca de informações, com a avaliação do desempenho dos funcionários, você cria uma relação de confiança e empatia entre líderes e colaboradores.
O objetivo, no fim, é garantir que a pessoa entenda o que precisa melhorar e, na próxima avaliação, consiga tenha um retorno ainda melhor. Tornar essa prática uma regra no ambiente de trabalho e associá-las aos valores da empresa é construir uma cultura do feedback.
Como dar feedback da maneira correta?
Abaixo, separamos algumas ações importantes na hora de dar feedback dentro da empresa. Confira!
Faça um roteiro
Na hora de avaliar alguém, não enrole. A situação por si só já pode deixar o clima tenso, por isso é importante esclarecer os pontos positivos e negativos encontrados. A objetividade pode ser garantida com um roteiro, que guiará a sua fala na hora da avaliação. Basta colocar em lista os principais pontos a serem destacados. Isso não só torna a mensagem clara, mas também mostra a sua preocupação com a avaliação.
Deixe de lado críticas pessoais
O feedback é uma prática que visa avaliar exclusivamente postura, ações e/ou resultados de uma pessoa no ambiente de trabalho. Portanto, não é positivo, por exemplo, relacionar o baixo desempenho com problemas pessoais. Isso pode ser constrangedor e não resolver o possível problema. Foque nos pontos positivos e negativos de determinada ação realizada pelo colaborador e em como ele pode melhorar o rendimento.
Garanta a privacidade na hora do feedback
O feedback preza pela empatia por quem está sendo avaliado com o objetivo de que a mensagem seja absorvida adequadamente. Por isso, é importante tornar esse momento menos desconfortável possível. Vale a pena, nesse sentido, chamar o colaborador até a sua sala em particular e evitar dar feedbacks mais negativos em público.
Qual é o papel da equipe na cultura do feedback?
É preciso ficar claro que o feedback não é um processo unidirecional, de líderes a colaboradores. Para que seja possível construir um ambiente de trabalho mais transparente e produtivo, é indispensável a participação ativa dos colaboradores nessa prática. Em outras palavras, a cultura do feedback considera todos protagonistas para que ela seja bem-sucedida.
Os colaboradores estão no dia a dia operacional da empresa e podem contribuir para uma maior rapidez dos processos. Com uma equipe confiante para dar suas avaliações acerca do trabalho e da postura de seus líderes, problemas de relacionamento não se tornam uma bola de neve e a empresa só tende a ganhar com mais foco.
Portanto, saber como dar feedback é uma habilidade poderosa no cotidiano de uma empresa que deseja se destacar da concorrência. Como qualquer habilidade, ela precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada a todo momento. A ideia é que o feedback possa se tornar parte da cultura organizacional das empresas e contribuir para seu sucesso.
Agora que você sabe como dar feedback da maneira mais adequada e unir a sua equipe, conheça as três melhores práticas para fazer prospecção de clientes.