Tecnologia
A terceira idade está cada vez mais conectada ao mundo digital
Autor Retina Web
Data 27, maio, 2021
A terceira idade está cada vez mais conectada ao mundo digital

Eles estão velhos, mas diferentes de um celular ou computador antigo, não estão obsoletos! Pessoas acima dos 60 anos estão cada vez mais conectadas à internet e antenadas às novidades do universo digital, e boa parte disso é resultado da pandemia da Covid-19, que inclinou esse público a se relacionar com familiares e realizar compras e contratações através da famosa World Wide Web.

E pelo visto, isso não é um evento momentâneo. A tendência promete continuar firme e forte no futuro, mudando, principalmente, a forma como a terceira idade consome produtos e serviços e se equivalendo aos hábitos da população mais jovem.

Tudo isso começou com o projeto de Inclusão Digital, desenvolvido pelo Governo brasileiro após a popularização da rede de computadores na segunda metade dos anos 90. O objetivo naquela época e hoje continua o mesmo: a democratização do acesso às tecnologias da informação, visando a inclusão de todos na sociedade. A recente calamidade global e o avanço impressionante da tecnologia só deram um empurrãozinho a mais.

Dados da inclusão digital da terceira idade em 2020

Uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope, que analisou o comportamento dos internautas do longo de 2020, apontou que, durante a comoção causada pelo coronavírus, o número de idosos surfando na web disparou e atingiu números impressionantes.

Segundo o levantamento, 75% dos idosos com acesso à internet realizaram alguma transação online no último ano, um recorde em comparação com dados de anos anteriores. Ainda, foi identificado um aumento de 66% do uso das mídias sociais e redes sociais.

Outros dados relevantes do estudo são:

  • 85% das pessoas com mais de 60 anos usaram a internet em 2020 para obter informações antes de uma compra;
  • 75% desse grupo realizou alguma transação online durante o mesmo período;
  • Enquanto 92% passaram a assistir vídeos de forma gratuita (YouTube);
  • 89% aumentaram o uso dos serviços de streaming pagos (Netflix);
  • A plataforma mais acessada pelos veteranos foi o Facebook, 98%, seguido pelo WhatsApp, 95%.

O que os idosos andam fazendo na internet

O Kantar Ibope mostrou que 66% das interações dos idosos online foram através de redes sociais, ou seja, quem ainda não usava uma plataforma como o Facebook e WhatsApp passou a utilizar para estreitar laços com os amigos e familiares com quem não podem se encontrar momento.

Entretenimento foi outro quesito que ganhou destaque na rotina dos senhores e senhoras do Brasil. Os números de consumo de streamings são muito maiores do que os dados coletados em anos anteriores – vale lembrar que as opções também crescer.

O comércio eletrônico dentro dessa faixa etária nunca esteve tão ativo. Segundo a plataforma digital Supermercado Now, especializada em delivery de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, a quantidade de usuários com mais de 60 anos aumentou 1.575% em 2020, superando qualquer outra faixa de idade. Atualmente, eles somam 13% da clientela total, e estão em um crescimento constante de participação.

Por fim, outra prática que se tornou um forte costume são as transações online, ou, como é conhecido, internet banking. Pagar faturas, contas de água e energia, entre outras, sempre foi possível através de aplicativos ou débito automático. Todavia, agora que o aconselhado é não sair de casa, quitar esse débito com um celular, por exemplo, se tornou comum.

Os riscos da internet para a terceira idade

Apesar de tantos pontos positivos, o fácil acesso e completa exposição podem também se tornar problemas a essa faixa etária por serem mais suscetíveis a fraudes e golpes.

Um ótimo exemplo e uma prática cada vez mais comum entre criminosos virtuais é o pishiing, nome dado a um método que se baseia em roubo de informações pessoais, invadido aparelhos eletrônicos dos usuários após clicarem em links salsos ou mensagens de remetentes desconhecidos. E, para a surpresa de poucos, pessoas com mais de 60 são as vítimas preferidas desses ladrões da rede.

Além disso, os sêniores são mais propensos a consumir e espalhar fake news (notícias falsas), conforme o estudo publicado na Science Advances, em 2019, que analisou publicações de um grupo de usuários do Facebook durante a campanha presidencial americana. A pesquisa concluiu que “usuários na faixa etária mais velha, acima dos 65 anos, compartilharam sete vezes mais artigos de portais de notícias falsas do que o grupo etário mais jovem (18 a 29 anos)”.

Com isso, é preciso oferecer instruções a esse grupo da nossa sociedade, para que os problemas citados assim, e muitos outros, sejam evitados.

Os benefícios da internet para a terceira idade

Estar conectado a essa sociedade virtual é algo que naturalmente aconteceria e é mais benéfico do que aparenta ser. O acesso a dispositivos eletrônicos é um forte estimulante para diversos aspectos da vida humana, sendo, principalmente, uma fonte de independência e satisfação por permitir realizar uma série de atividades e suprir inúmeras necessidades.

A terceira idade, que antes dependia de seus filhos ou netos para solucionar questões do cotidiano, agora pode fazer comprar, transferências bancaras, interagir com outras pessoas, tirar dúvidas, ler e até mesmo assistir sua novela preferida na tela do celular ou computador.

Porém, é necessária consciência da população mais jovem, afinal, mesmo com o celular na mão, teclando com alguém do outro lado do chat, a terceira idade não deve ficar sozinha. Lembre-se: a internet diminui distâncias, mas, ainda, não substituiu o bom abraço do vovô ou da vovó.

Gostaria de mais informações a respeito da internet e seus usuários? Então, acesse o nosso blog e confira muitas outras postagens.