Serviços
A função do e-Book dentro de uma estratégia de Marketing Digital
Autor Retina Web
Data 7, abril, 2021
A função do e-Book dentro de uma estratégia de Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital usufruem de diversos recursos para posicionar uma marca no mercado, aumentar sua reputação e autoridade no setor, e angariar leads que mais tarde se tornarão clientes. Um dos recursos mais utilizados por equipes de comunicação ao redor do mundo são os e-Books (livros digitais) e, neste post, explicaremos para que eles servem dentro de uma estratégia de Marketing online.

Gostaria de saber para que servem os e-Books, como produzi-los e qual a relevância deles para os seus clientes? Então, continue lendo este texto!

O que são materiais ricos?

Toda estratégia de Marketing Digital trabalha com materiais, podendo ser eles textos, fotos, vídeos, gifs, áudio e etc. Cada um deles pode possuir temas e abordagens diferentes, porém o objetivo é o mesmo: educar seu público-alvo de maneira didática, explicativa e, às vezes, técnica.

O blog post que você está lendo agora é um exemplo de conteúdo de estratégia, porém ele não é “rico”.

A principal diferença entre um “conteúdo comum” e um rico é a sua extensão. Materiais rico devem se aprofundar muito no assunto escolhido, consequentemente, se tornando mais extensos. Portanto, o tema em questão é amplamente explorado, dando detalhes de processos e conceitos a fim de não deixar nenhuma dúvida no ar. Eles também devem ter uma linguagem mais técnica, podendo, assim, proporcionar ao leitor um aprendizado mais aguçado e satisfatório.

Muitas empresas que se posicionam na internet e se preocupam com o próprio Marketing Digital investem em materiais ricos. Com apenas alguns cliques no Google você é capaz de encontrar diversos exemplos que se encaixam na definição dada ao longo dos últimos parágrafos, sendo o mais popular o e-Book.

O que são e-Books?

Tecnicamente falando, “e-Book” é uma abreviação para “electronic book”, no português “livro eletrônico”. Ou seja, é um livro digital feito especialmente para ser lido em computadores, smartphones, tablets e outros aparelhos que consigam ler o formato do arquivo.

Em uma estratégia de Marketing a definição não é muito diferente, pois o que é explorado pelos profissionais da comunicação é o conteúdo desses livros. O verdadeiro potencial dos e-Books está na redação e na informação que a marca deseja passar ao leitor. Dividido em capítulos, títulos e subtítulos, o texto deve possuir linguagem acessível e fontes de informação confiáveis.

E além disso, o e-Book precisa ter um visual interativo, dinâmico, visualmente bonito e fácil de ler. Uma boa ideia é permitir que o livro seja compartilhável, visando aumentar seu alcance e da marca. Poder ser localizado pelo Google, por exemplo, é o ideal, porque potenciais clientes irão encontrá-lo e, provavelmente, se tornarão leads da empresa.

Muitos e-Books são intitulados “guias completos” por explicarem em detalhes um serviço ou produto. Ainda, um título forte como esse também serve como CTA (call-to-action), despertando o interesso e fazendo com que as pessoas apertem o botão de download.

Para que servem os e-Books e seu impacto em uma estratégia?

Seu impacto é muito positivo em uma estratégia de Marketing de qualquer empresa. Por ser informativo, conceder aprendizados importantes ao leitor e ter um valor simbólico muito grande, os ganhos são significativos, na maioria das vezes, para os dois lados da moeda – quem fornece e quem consome o e-Book.

Confira a seguir os principais impactos e os benefícios e vantagens concedidos às empresas através deles:

 – Aumento de autoridade de marca: Pessoas que buscam aprender através de e-Books valorizam as empresas que os fornecem. Portanto, se o material publicado tiver qualidade e o leitor se sentir satisfeito, ele reconhecerá o domínio da marca sobre determinado assunto e futuramente irá utilizá-la como referência. Por isso todo e-Book preciso ser o mais qualificado possível.

– Novos leads: O principal objetivo de ofertar e-Book é adquirir novos leads e fazer isso não é complicado. Basta disponibilizar o e-Book para download em uma Landing Page onde o usuário terá que fornecer alguns dados (como nome e e-mail) para ter acesso ao material gratuitamente. Após isso, a empresa precisará apenas nutrir o lead com uma estratégia de E-mail Marketing.

 – Maior engajamento: Quando um material relevante como o e-Book é ofertado gratuitamente, o público costuma adquiri-lo sem contestar. E se o leitor se sentir satisfeito ou surpreso com aquilo, surgirá maior aceitação ao que a marca oferecer futuramente. Assim, com a antecipação por novos conteúdos, a empresa consegue construir e fortalecer o engajamento entre ela e as pessoas.

 – Gera novas conversões: A estratégia de Marketing de Conteúdo estabelece um ambiente onde o usuário é conduzido por etapas até se tornar um consumidor completo. Nesse ambiente, o e-Book se faz crucial (assim como outros materiais ricos) por educar o individual sobre os produtos, serviços ou o negócio em si. Em outras palavras, o livro digital é um poderoso material que ajuda a tornar um lead em um cliente.

Como posso utilizar um e-Book em uma campanha de Marketing Digital?

Se o seu objetivo é atrair novos leads e aumentar reputação e autoridade, a maneira ideal para utilizar um e-Book na campanha de Marketing Digital é disponibilizando-o gratuitamente em troca de algumas informações do usuário, com foco, principalmente, no nome, e-mail e aniversário.

Você pode plantar essa “isca” em uma Landing Page ou como hiperlinks em posts relacionados ao assunto. O importante é fazer com que o seu público-alvo encontre e aperte o botão de download, conquistando um conteúdo exclusivo e aprimorado, mas deixando para trás algumas informações aparentemente irrelevantes para eles, mas preciosas para a empresa.

Com isso, mais pessoas vão conhecer a marca e passar a se sentir gratos pelas informações disseminadas sem gasto monetário algum. Essa conexão entre os sentimentos pessoais e o nome da marca é importante, porque dela pode surgir a confiança e a antecipação para consumir outros produtos e serviços proporcionados pela empresa.

Por outro lado, existem grupos de pessoas que valorizam muito mais o material que compram invés do que ganham. Se você quiser, pode explorar a venda de e-Books, mas deixamos claro que essa opção é voltada para o lucro, invés da captação de leads.

Se o produto é bem completo, muito extenso, mas bem-acabado e diagramado, com fontes e pesquisas rigorosas, não há problema algum na comercialização. Essa só será uma tarefa muitas vezes mais difícil. Pelo menos, a sua imagem como um profissional qualificado no ramo será reforçada na mesma intensidade.

No final das contas, não basta apenas construir um ótimo e-Book, repleto de textos, imagens, infográficos e mais, é preciso também focar na divulgação, seja de maneira orgânica ou utilizando técnicas de SEO
e gatilhos mentais para chegar até o público-alvo.

A Retina Web, dentre todos os serviços de Marketing Digital, também oferece a criação de e-Books exclusivos para a sua empresa. Gostaria de nossa ajuda para turbinar o seu negócio e atingir novos patamares no meio digital? Então, não perca mais tempo e entre em contatoagora mesmo. Estamos prontos para ajudar você!