Entender o que é hospedagem de sites é bem comum entre pessoas que pretendem criar um blog, um site ou até mesmo abrir uma loja virtual. E para firmar o seu projeto, você precisará deste serviço para manter a sua empresa na internet.
O que é hospedagem?
Hospedagem de site é um serviço online que autoriza a publicação de um site na internet. Quando você tem uma hospedagem, basicamente está alugando um espaço dentro de um servidor. Nele ficam guardados todos os arquivos e dados que permitem o bom funcionamento do site.
E como saber qual a melhor hospedagem para a sua necessidade?
9 dicas para escolher a hospedagem ideal
1. Preços de hospedagem
Claro que é a primeira coisa que você verá. O preço é o motivador essencial na tomada de decisões quando se trata de qualquer produto. Mas, na verdade, não deve ser o fator chave na escolha de hospedagem.
Às vezes, um plano de hospedagem mais barato pode ser melhor para as suas necessidades do que um mais caro. Outras vezes, você terá que fazer alarde na hospedagem para garantir que seu site seja estável.
O preço da renovação também é algo a ser mencionado. Não fique preso a um preço barato no 1º ano, verifique como será após o primeiro ano.
Portanto, antes de clicar em “Comprar agora” no plano “US $ 0,99 por mês”, verifique todos os recursos que acompanham esta hospedagem.
2. Nomes de Domínio
O que você precisa além de hospedagem? Um nome de domínio, é claro. Por favor, não se apresse em comprar o nome de domínio antes da hospedagem. Por que não? Porque muitas empresas oferecem hospedagem juntamente com um ano de registro gratuito de nomes de domínio.
3. Bônus que você pode obter com hospedagem
Como os provedores de hospedagem tornam seus negócios mais atraentes? Eles oferecem bônus gratuitos, por exemplo, um nome de domínio gratuito de um ano, como mencionado anteriormente.
Verifique a descrição do plano de hospedagem, dê uma olhada e descubra quais outros recursos interessantes estão disponíveis gratuitamente. Por exemplo, muitas empresas de hospedagem oferecem uma quantia de $ que você pode gastar em ofertas de marketing para promover seu site ou também pode oferecer IPs dedicados, certificados SSL, backups adicionais etc.
4. Suporte Técnico e Documentação
Bom, isso é uma característica vital. Se uma empresa de hospedagem não tiver suporte técnico, execute Forrest, execute! Se houver suporte técnico, verifique como você pode entrar em contato com seus representantes.
Somente email? Não é a melhor opção. Chat + E-mail? Não é ruim. Telefone + Chat + E-mail? Esse é o caminho a seguir! No entanto, vá mais fundo, faça uma chamada de teste.
Você provavelmente estará se conectado ao departamento de vendas, mas definitivamente verá o tipo de suporte que está recebendo. Tempo de resposta muito longo, muitos redirecionamentos – não é um bom sinal.
O suporte técnico é como um defensor de futebol que precisa entrar no jogo se algo der errado. Você precisa de um jogador fraco? Definitivamente não. Obtenha o mais forte!
Não se esqueça da documentação. Uma boa documentação pode economizar horas de espera e nervosismo desnecessários.
5. Painel de controle de hospedagem (cPanel)
Depois de comprar a hospedagem, você trabalhará com ela através de um painel de controle. Na maioria das vezes, o software cPanel é usado para alimentar os painéis de controle.
Você compraria um carro sem test drive? Provavelmente não. Teste o cPanel antes de comprar um plano de hospedagem. Todos os provedores de hospedagem confiáveis têm demonstrações do seu cPanel. Obviamente, sendo uma demonstração, ela não é totalmente funcional, mas ajudará você a entender com o que estará lidando.
O cPanel deve ser fácil de usar, compreensível e limpo, além de incluir links de ajuda e uma maneira rápida de entrar em contato com o suporte técnico. Depois de entrar, pegue a documentação e veja como ela funciona.
6. Localização do servidor de hospedagem
Onde sua empresa está localizada? De que país ou países vêm seus visitantes? Digamos que ambas as respostas seja o Brasil. Adivinha onde você precisa estar em seus servidores de hospedagem? No Brasil. Funciona da mesma maneira para outros países.
Quanto mais sua hospedagem receber visitantes, mais tempo o site levará para ser carregado. Sempre verifique onde os servidores de hospedagem estão localizados e lembre-se de que você precisa mantê-los perto dos visitantes.
7. Especificações Técnicas
Empresas de hospedagem diferentes, bem como planos de hospedagem na mesma empresa, têm especificações de hospedagem diferentes. O armazenamento em espaço em disco, contas de email, espaço em disco por conta de email, RAM e outras especificações variam de acordo com o plano específico.
Normalmente, cada provedor de hospedagem oferece alguns tipos de planos, cada um com recursos específicos com uma certa quantidade de RAM, espaço em disco etc. Uma distinção importante é qual sistema operacional está instalado nos servidores de hospedagem – Linux ou Windows.
A maioria dos provedores oferece soluções baseadas em Linux por padrão, porque são mais baratas (as empresas de hospedagem não precisam pagar pela Microsoft pela licença) e são mais compatíveis com as populares plataformas de gerenciamento de conteúdo.
A hospedagem do Windows é necessária se você tiver um site personalizado com base em uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft, como ASP.net ou C #.
Também funciona bem com sites puramente HTML, mas não com CMSs populares como WordPress ou Joomla e Carrinhos de compras como Prestashop ou Magento, todos baseados na linguagem de programação PHP. A menos que você tenha seu site personalizado no ASP.net, obtenha a hospedagem Linux padrão.
8. Tipos de Hospedagem
Ao escolher um plano de hospedagem, busque a relação custo x benefício. Não compre o pacote completo com tudo incluído se você deseja hospedar um site de 3 páginas.
Por outro lado, não adote um plano barato de hospedagem leve quando precisar hospedar uma enorme loja online com milhares de produtos e milhões de visitantes por dia.
9. Avaliações de Clientes
É importante lembrar deste item. Uma empresa de hospedagem pode se anunciar como a única, mas as avaliações dos clientes falam por si.
Pesquise no Google o nome da empresa de hospedagem e você encontrará vários sites com críticas.
No entanto, mesmo que haja críticas ruins (e você as encontrará com certeza), verifique se elas foram respondidas. Empresas de hospedagem confiáveis verificam sites de revisão e respondem a sites negativos, oferecendo soluções, como aconselhar os clientes a entrar em contato com técnicos etc.
3 principais tipos de hospedagem
Hospedagem Compartilhada
Hospedagem compartilhada é semelhante a alugar um quarto em um apartamento. Você tem um lugar para morar, mas todas as comodidades, como banheiro, TV, cozinha etc. são compartilhadas, portanto, às vezes você precisa esperar a sua vez.
Qual é o benefício de ter essa hospedagem, você perguntará. A resposta é simples. É barato e fácil de manusear. No geral, é uma boa opção se você está apenas começando um site. Especialmente se tudo o que você precisa é um site leve.
Esse tipo de hospedagem é normalmente usado para blogs, lojas de produtos, sites de currículos, sites de “cartões de visita”, galerias, páginas de destino entre outros pequenos projetos.
VPS (servidor privado virtual)
A hospedagem VPS ainda é um tipo de hospedagem compartilhada, mas agora você está alugando um apartamento completo no prédio. Você tem sua própria cozinha e banheiro, mas alguns recursos ainda são compartilhados – piscina, estacionamento, elevador e assim por diante.
O VPS custa mais do que hospedagem compartilhada, mas nem tanto. Então, você está obtendo mais espaço e outras instalações e não vai custar um braço e uma perna.
Essa hospedagem pode ser usada para sites como portais de notícias, lojas de médio porte, sites informativos com muito conteúdo, etc.
Hospedagem dedicada
Hospedagem dedicada é como viver em uma casa isolada com garagem, piscina, gramado e um belo jardim com uma churrasqueira atrás. Tanto a casa como as instalações estão à sua disposição o tempo todo. A vantagem é óbvia – é toda sua, você não a compartilha com ninguém. No entanto, é um serviço caro. Hospedagem dedicada é usada para grandes projetos como redes sociais, grandes lojas com toneladas de produtos, portais massivos, etc.