Como você avalia o desempenho das suas estratégias digitais? Simplesmente executa as ações ou define as métricas de marketing, acompanha e faz uma análise de resultados?
Se sua opção escolhida foi a primeira, você pode não saber quais das estratégias estão gerando bons retornos e quais delas podem ser melhoradas. Isso só é possível com um bom acompanhamento dos indicadores.
Neste post, vamos abordar as principais métricas que devem ser acompanhadas em uma estratégia digital. Confira!
As 6 principais métricas de marketing digital
Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma das principais métricas de marketing. Ela demonstra como a sua empresa está convertendo as oportunidades em vendas.
Para encontrar o valor basta dividir o número de pedidos feitos em um intervalo de tempo pela quantidade de visitantes no ambiente online durante esse período. Multiplique o valor por 100 para encontrá-lo em percentual.
Esse indicador é ótimo para avaliar se as suas ações estão sendo eficientes. Você pode fazer testes e verificar como essa métrica se comportará.
Tráfego no site
Todo empreendedor digital busca maneiras de aumentar o tráfego no site. Isso porque quanto maior for a visitação, mais chances de gerar vendas. Sendo assim, acompanhe sempre o número de visitantes e associe a variação com as ações tomadas, reconhecendo as melhores práticas.
Para atrair mais clientes invista em marketing de conteúdo, esteja presente nas redes sociais, utilize o e-mail marketing e ofereça um bom serviço de atendimento ao público.
Número de leads
Leads são os potenciais clientes que deixaram os seus dados registrados em um dos domínios da empresa — por meio do preenchimento de um formulário, por exemplo.
Controlar o número de leads gerados é importante, pois mostra como a sua equipe está trabalhando as oportunidades do mercado. A jornada de compra é um processo que todos os clientes devem passar, e um dos estágios é se tornar um lead.
CAC
O CAC é uma das métricas de marketing que deve ser acompanhada. Ela representa o custo necessário para adquirir um novo cliente.
Com diferentes estratégias possíveis, calcular o CAC de cada uma mostra qual ou quais delas são mais eficientes. Para o cálculo, levante todo o custo gerado na ação, incluindo os setores de marketing e vendas, e divida pelo número de novos clientes gerados.
ROI
O ROI representa o retorno sobre o investimento. Cada ação tomada relaciona um valor investido. Da mesma forma que falamos do CAC, o ROI deve ser aplicado a cada estratégia para encontrar o que foi mais interessante.
Sem essa análise você e sua equipe podem acabar investindo uma boa parcela de dinheiro em algo com baixo retorno, desprezando grandes oportunidades.
Ticket médio
O ticket médio é o valor médio gasto pelos seus clientes. Ele é encontrado dividindo o faturamento pelo número de pedidos realizados.
Para melhorar a lucratividade do negócio é interessante buscar maneiras de aumentar o ticket médio, como oferecer combos, frete grátis a partir de determinado valor e descontos progressivos.
A análise de resultados para as tomadas de decisão
Como vimos, controlar as métricas de marketing digital é fundamental para garantir que todas as estratégias tomadas estão desempenhando o seu papel de forma eficiente. Sem um bom acompanhamento fica praticamente impossível indicar as melhores práticas.
Além disso, com o desempenho controlado as decisões que envolvem o negócio serão tomadas com base em dados concretos, não mais em achismos ou crenças.
Comece esse trabalho com as 6 métricas que listamos. Acompanhe cada uma e verifique o comportamento delas. Além disso, avalie o que pode ser útil ao controle do seu negócio, direcionando os resultados aos objetivos.
Gostou do nosso artigo sobre as 6 métricas de marketing? Conhece outros indicadores importantes? Deixe um comentário!