Marketing
5 maneiras de melhorar o posicionamento de sua empresa na internet
Autor Retina Web
Data 29, junho, 2020
5 maneiras de melhorar o posicionamento de sua empresa na internet

Aplicar as técnicas de SEO em seu site profissional fará com que seus produtos ou serviços sejam promovidos com mais facilidade. Quer saber qual a melhor maneira de alcançar esse objetivo? Veja agora!

Segundo pesquisas, 4 bilhões de buscas são feitas diariamente no Google e cerca de 30% dos cliques vão para os três primeiros resultados.

Isso acontece porque as pessoas recorrem ao Google para resolverem seus problemas, independente de qual seja o assunto.

Agora, sobre os acessos nas primeiras posições (chamados também de SERP), as pessoas os acessam primeiro pela facilidade em encontrar logo de cara o que deseja e também pela credibilidade que esses resultados transmitem.

É simples, se existem tantos resultados, os primeiros são os que detém as informações mais completas e relevantes – tanto tecnicamente (SEO), quando diante da percepção dos usuários.

Diante disso, como tornar o site da sua empresa relevante? Descubra agora em 5 maneiras práticas e aplicáveis!

O que significa SEO

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca

Essa metodologia visa aplicar práticas e técnicas de otimização em sites para que eles tenham posicionamento privilegiado nos buscadores, principalmente o Google.

O intuito das práticas de SEO nas empresas é dar visibilidade aos seus produtos e serviços por meio dos buscadores para que seja possível fortalecer a imagem da marca no mercado e gerar vendas a partir disso.

Para ter sucesso com SEO, é necessário conhecer bem o seu público. Afinal tudo será feito de acordo com sua intenção de busca.

Na prática, é mais ou menos assim: se uma empresa vende convênios odontológicos, é preciso ter conhecimento sobre como seus potenciais clientes buscam por informações acerca do assunto.

Sendo assim, considere termos não técnicos como “plano dental” em vez de “planos odontológicos”, por exemplo.

Mas quais são as maneiras de melhorar o posicionamento da sua empresa no Google?

1 – Tenha um blog

Se o objetivo da sua empresa é ter relevância na internet, alimentar um blog é indispensável.

Por que? Bom, blogs são feitos para gerar conteúdos informativos que resolvam os problemas dos usuários, o que gera autoridade e relevância à sua empresa diante do mercado.

Além do mais, o Google prioriza a experiência do usuário a todo custo e conteúdos informativos sobre determinados temas e termos são uma excelente forma de figurar entre os 3 resultados da SERP.

Então, veja quais assuntos têm ligação com o seu segmento e como o público busca por eles e vise criar conteúdos que resolvam problemas.

2 – Selecione palavras-chave

Como aquele potencial cliente vai encontrar sua empresa? Pelo termo buscado. Como fazer aquele termo ser encontrado? Trabalhando as palavras-chave do seu segmento dentro do blog.

Estude o seu público e saiba quais são suas dores, hábitos de compra e pesquisa. Dessa maneira, é possível entregar a ele conteúdo relevante (que vai estar nas primeiras posições do Google).

Ainda usando o exemplo do plano odontológico, é bem provável que quem procura pelo serviço não use apenas esse termo na busca.

Então, se quiser captar esse leads (potenciais clientes) faça o seguinte:

  • Use palavras específicas;
  • Cheque o volume de busca da palavras;
  • Veja se já existem conteúdos sobre essas palavras;
  • Monitore as tendências de pesquisa.

3 –  Priorize o design responsivo

Um site deve ser estético e principalmente funcional!

Com a democratização dos smartphones, as pessoas têm usado cada vez menos os computadores, por isso é preciso pensar nos usuários de mobile.

Nesse caso, a fim de melhorar a experiência desses usuários na sua página aplique no site o design responsivo.

O design responsivo adequa as páginas de um site à formatação dos smartphones, tornando-as mais compactas, legíveis e principalmente, rápidas.

Não crie parágrafos de texto longos, imagens pesadas, pop-ups excessivos ou links demais.

4 – Faça backlinks

Muitas empresas cometem um erro ao achar que o tráfego deve ficar apenas dentro do seu blog, trata-se de uma meia verdade.

“Como assim?”

As chamadas linkagens internas (apenas para conteúdos do seu blog) são importantes, ainda mais quando se trabalha com o conceito de funil de vendas e jornada de compra.

Entretanto, ter outros domínios (sites de terceiros) linkando ao seu blog e vice-versa é um dos requisitos do Google para que você seja relevante.

Em outras palavras, quanto mais domínios únicos apontam para o seu site, maiores são as chances de subir o posicionamento dele.

5 –  Faça repost

Na internet o público é cíclico. Ou seja, pessoas vêm e vão.

Então, se o seu blog abordou determinado assunto há 3 anos, aquele usuário que consome conteúdos há pouco tempo não faz ideia disso.

O ideal é que os conteúdos postados no blog sejam atualizados com certa e frequência e repostados quando necessários, assim, mais pessoas passam a consumi-los.

Por fim, SEO integra um canal totalmente dinâmico: a internet. 

Diante disso, as 5 dicas apresentadas neste conteúdo vão ajudar sua empresa a conquistar relevância no Google, mas é necessário também manter-se atento às mudanças e tendências que surgem.

SEO é uma estratégia que traz bons resultados a longo prazo, é preciso ter paciência e, principalmente, cautela.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto