Redes Sociais
5 dicas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais
Autor Retina Web
Data 8, março, 2023
5 dicas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais

Aumentar o engajamento nas redes sociais é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com o público. E uma das principais consequências disso é o crescimento do seu negócio.

Seja no Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras opções, é importante compartilhar conteúdo relevante, de qualidade e que represente a visão e os valores defendidos pela sua empresa.

Nisso, existe a chance de viralizar as publicações, atraindo uma nova audiência e levando o nome do seu negócio a locais nunca vistos antes. Ou seja, aumentar o engajamento é importante!

Mas, atenção, engajamento não é a mesma coisa que número de seguidores. Estamos falando de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Interações que têm valor.

Por isso, não importa se o seu negócio é pequeno ou grande, e nem pense em comprar seguidores, porque sem pessoas verdadeiras por trás do perfil demonstrando interesse, não adianta nada.

Então, se você deseja aumentar o engajamento das redes sociais da sua empresa da maneira correta, confira esse artigo até o final e anote todas as dicas que separamos.

Como aumentar o engajamento das redes sociais?

Dentro do marketing digital, existem diversas técnicas para compor um planejamento de redes sociais visando aumentar o engajamento, conquistar novos clientes e realizar mais vendas.

No entanto, cada empresa possui a própria particularidade, o que significa que, diversas vezes, é necessária uma técnica específica para garantir seu crescimento dentro da internet.

Todavia, podemos apontar métodos iniciais e universais que são um bom pontapé inicial para melhorar os perfis do seu empreendimento na web e obter melhor engajamento.

Listamos os cinco principais abaixo, confira:

Conheça o seu público-alvo

Para aumentar o engajamento do seu negócio, é preciso conhecer os seus compradores de verdade. Ou seja, saber em detalhes quem são, o que precisam e quanto estão dispostos a gastar.

As metodologias do marketing digital já contam com a criação de personas, que é definir perfis realistas de compradores e traçar suas características até a mais fina raiz de personalidade.

Depois, é só estudar as informações obtidas e gerar uma comunicação melhor direcionada.

Defina o que você quer falar

As redes sociais são um espaço vasto, com muitas pessoas falando ao mesmo tempo e sobre qualquer coisa. Por isso, é difícil encontrar uma mensagem exclusiva, sendo preciso pensar diferente.

Com essa informação em mente, queremos dizer que, ao definir o que você quer falar, também é essencial definir o jeito que você vai falar.

Sejam publicações sobre produtos, anúncios de descontos, dicas sobre o que você vende ou curiosidades sobre o mercado, para conquistar mais engajamento é preciso se destacar.

Mesmo que a mensagem seja similar à da concorrência, ter uma “carcaça” própria já atraí um bom volume de público on-line.

Produza conteúdo relevante

Mais do que escolher as temáticas das suas publicações (o que chamamos de linha editorial), para aumentar o engajamento das redes, é essencial produzir conteúdo relevante.

Em outras palavras, postagens que vão despertar o interesse dos seguidores.

Aqui, você deve pensar sempre em “algo a mais”, para fugir da mesmice já que a sua concorrência, com certeza, falou ou ainda vai falar do mesmo tema que você.

Se possível, também invista em blogs, visando atrair uma audiência através dos resultados do Google e outros motores de busca. E lembre-se: quanto mais rico seu conteúdo, melhor!

Invista na parte visual

Beleza também ajuda a aumentar o engajamento. Imagens em alta qualidade, vídeos e gifs maximizam a probabilidade da audiência se interessar e interagir com o seu conteúdo.

Considerando essa informação, crie uma identidade visual atraente e direta, que transmita a essência da sua empresa, encante e convença, e cause um impacto nos compradores em potencial.

Inclusive, é importante variar nos formatos de conteúdo que serão veiculados na rede, quanto mais didáticos e intuitivos forem, melhor. E sem exagerar na quantidade de elementos visuais!

Utilize bons CTAs

As chamadas para ação (Call to Action) são exatamente o que o nome demonstra: termos ou frases que induzem o espectador a realizar uma ação.

Você provavelmente já se deparou com CTAs inúmeras vezes, mas nunca percebeu o intuito deles. Existem vários tipos de chamadas e todas estão à sua disposição para serem usadas.

Os exemplos mais comuns que podemos dar são:

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Dependendo da situação e qual tipo de engajamento você pretende despertar no público do seu negócio, o CTA muda, mas quase sempre é bastante eficaz.

Lembre-se de variar suas chamadas a cada postagem e fazer testes para identificar qual funciona mais!

Aumente o engajamento da sua empresa com a Retina

Essas dicas são simples, mas se forem aplicadas da maneira certa, rendem ótimos resultados. No entanto, se você desejar ir além, conte com a ajuda de especialistas no assunto.

Para aumentar o engajamento da sua empresa, atrair ainda mais clientes e converter cliques em vendas, conte com a Retina. Nossos profissionais treinados estão a postos para te ajudar.

Entre em contato, conheça todos os serviços disponíveis e agende uma reunião para conhecer nossa proposta. Esperamos por você!