Você precisa conhecer os indicadores de desempenho para saber se a performance do site que você criou para sua empresa está boa ou não. E ao monitoras esses dados, você pode se preparar para tomar decisões mais estratégicas para sua marca.
Ferramentas que avaliam e apresentam as métricas do seu site concedem mais liberdade para definir metas e calcular o sucesso da sua empresa na web.
Esses são insights valiosos sobre a sua presença na internet que chegam até você com atualizações constantes, confiáveis e de maneira muito eficiente.
Então, se você gostaria de saber como medir o tráfego e desempenho da sua página na web, e ter certeza de que seus esforços garantem uma boa performance do site que está sendo administrado, continue lendo esta publicação.
Conferindo a performance do site través das métricas
Independentemente de já ser estabelecido ou recém lançado, é essencial analisar a performance do site. Existem diversas ferramentas, inclusive gratuitas, que podem ajudar você a realizar esse trabalho, como o Google Analytics.
Mas, se você está começando agora a prestar atenção nessas questões, preparamos essa lista com dicas essenciais. Com um pouco de esforço, você consegue dominar o trabalho e entender melhor o comportamento do seu público.
Confira:
Tráfego do site e origens de tráfego
Você sabe quantos visitantes vão parar no seu site todo mês? Esse é um dado fácil de descobrir através da análise da performance do site. E mais do que isso, também é possível descobrir de onde eles vêm!
A análise do tráfego mostra, principalmente, de onde os usuários vem. Por exemplo, de pesquisas no Google, digitando diretamente na barra de pesquisa ou de links encontrados em outras páginas da web ou redes sociais.
Métricas de envolvimento do público
Mais do que mostrar quem acessa, a análise de performance do site ajuda a entender o comportamento de quem está naquela página. São três vertentes diferentes que devem ser observadas com cuidado e serem levadas em conta:
- Tempo na página: média dos minutos, segundos e horas que um navegante passou no seu website antes de ir para outro lugar;
- Taxa de saída: cálculo da frequência com que uma página especifica do seu website é vista por último antes do usuário ir para outro endereço;
- Taxa de rejeição: quantidade de visitantes que entraram no seu sítio por uma página e, em seguida, saem do site por essa mesma página sem visitar outra.
Palavras-chave
O tráfego e o desempenho do seu site são definidos conforme a forma em que ele aparece nos resultados de pesquisa. Por isso, é importante trabalhar para alcançar a primeira página e, se possível, o primeiro lugar nas pesquisas do seu nicho.
Ao entender que o seu público deseja encontrar acessando o seu endereço, é possível investir na otimização do conteúdo publicado no seu site através do SEO, com o intuito de tornar ele mais detectável pelos motores de busca.
Ao usar as palavras-chave corretas, a performance do site melhora muito. Basta inserir elas nos textos, títulos, legendas, descrições e códigos do seu site, que os resultados começarão a aumentar naturalmente.
Pesquisa interna do site
Esse é um recurso que deve ser manualmente ativo e que vai tornar o seu website mais relevante. Com essa função, os usuários poderão pesquisar conteúdos que existem no seu endereço e você poderá monitorar o que é atrativo para eles.
Ter essas informações é essencial para melhorar a performance do site, porque permite que você entenda o que deve ser divulgado com mais afinco, o que não vale apena muito esforço e quais estratégias estão ou não rendendo frutos.
Ao fazer o balanceamento dessas informações, você consegue tomar decisões mais assertivas e que vão satisfazer muito seus visitantes. Logo, eles retornaram mais vezes, aumentando a performance do site da sua empresa ou marca.
Tenha metas e defina KPIs do site
Se você deseja usar os buscadores para conquistar mais trafego e aumentar a performance do site da sua marca ou o interesse em páginas especificas do seu negócio? Então, trabalhe com metas mensuráveis.
Identifique até cinco indicadores-chave de desempenho (KPIs) e faça um plano para melhorar as métricas ao longo do tempo. Também é bom caprichar no conteúdo dessas páginas para o visitante ter mais interesse em ficar nela.
Ao realizar essas definições, não se esqueça que os resultados podem demorar para aparecer. Portanto, se mantenha firme nas práticas de SEO e divulgação on-line até que os relatórios mostrem os efeitos das mudanças feitas.
Concluindo, a melhoria da performance do site é baseada no monitoramento constante e tomadas de decisões estratégicas com base em dados obtidos de visitas anteriores, assim, um histórico de alguns meses é necessário.
Caso você precise de ajuda, conte conosco para realizar esse trabalho e conquistar os acessos que tanto deseja para o seu empreendimento no mundo digital. Entre em contato.
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