As métricas financeiras em marketing permitem averiguar se as estratégias de divulgação e o uso dos canais digitais da sua empresa estão gerando o retorno financeiro que havia sido planejado previamente. Portanto, é importante conhecer essas métricas, uma vez que elas envolvem dinheiro e são um investimento delicado.
As visitas no seu site e o engajamento nas redes sociais não são os únicos indicadores de performance (KPI’s) que devem ser analisados. Os indicadores financeiros também são essenciais. Ao longo desse texto, você vai conhecer as três principais métricas para analisar e de quais canais você consegue mais ganhos para melhorar suas estratégias.
Receita
Toda empresa busca gerar receita, afinal, ganhar dinheiro é a parte mais importante de qualquer negócio. Mas o que é preciso analisar nessa métrica financeira de marketing? A quantidade de dinheiro que surge a partir das suas negociações de produtos e serviços – mais precisamente as conversões geradas com ajuda de estratégias de divulgação.
Pode parecer óbvio, mas é essencial ressaltar essa informação. E é possível medir essa entrada de ganhos de diferentes maneiras, sendo as mais importantes: cálculo de venda versus a quantidade de unidades vendidas, canais de marketing que estão causando mais conversões (vendendo mais), e o ROI, que simboliza o retorno dos investimentos de uma empresa.
Após tatear a fundo todos esses dados, você será capaz de perceber se a divulgação e as práticas de marketing estão atingindo o objetivo ou precisam ser aprimorados.
ROI – Retorno de Investimento
ROI é uma sigla bastante popular. Retorno sobre Investimentos é um KPI que mostra essencialmente o resultado da quantia investida em publicidade. Logo, com o resultado dessa averiguação, você descobre se suas ações estão rendendo números positivos, se precisam de ajustes para não causar prejuízos ou se não vale mais a pena continuar insistindo nessa prática.
Mais do que isso, o ROI elucida melhor sobre a origem da sua maior renda, quais canais geram respostas mais positivas do seu público-alvo, e a quantidade exata do quanto foi gasto e o quanto foi ganho com a publicidade.
O que é KPI e para o que serve?
KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, em outras palavras: chave de indicadores de desempenho. Isso significa que são fatores para entender as respostas recebidas pelas ações que foram implementadas no planejamento estratégico de marketing. Existem vários KPIs, sendo os principais deles os exemplos citados abaixo:
- Número de leads x quantidade de vendas;
- Número de visitas x quantidade de material baixado;
- Número de e-mails enviados x quantidade de e-mails abertos;
As métricas financeiras de marketing contam com as variáveis mais importantes, pois garantem um monitoramento mais assertivo dos recursos que entram no caixa. Porém, não são as únicas que você precisa medir para entender a situação financeira do seu negócio.
Conversão e rotatividade de clientes
As taxas de conversão e de rotatividade de clientes simbolizam o crescimento ou diminuição da sua receita. Por causa disso, é essencial calcular ambas para saber o quanto de recursos financeiros estão sendo consumidos nesses KPIs. Confira os detalhes de cada um deles:
Taxa de conversão
A taxa de conversão mede o Custo por Aquisição de Cliente (CAC), ou seja, o quanto de dinheiro a sua empresa precisou investir em estratégias de marketing e divulgação para conquistar novos compradores.
Taxa de rotatividade
Um cálculo sobre o quanto é necessário para manter um cliente ligado a sua empresa. Quando os números apresentados não são suficientes, é possível notar um crescente nos compradores em potencial que desistem de fazer uma conversão (compra ou contratação de serviço).
Com o auxílio de uma equipe de marketing especializada, todas essas métricas serão analisadas com mais precisão, gerando relatórios claros e fáceis de entender, consequentemente, permitindo tomadas de decisão mais assertivas no futuro. Ainda, os profissionais da comunicação farão uma melhor administração do seu dinheiro, melhorando as performances das métricas financeiras.
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