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Como funciona cada etapa do funil de marketing?
Autor Retina Web
Data 11, janeiro, 2022
Como funciona cada etapa do funil de marketing?

Você sabe o que é funil de marketing? Essa ferramenta é essencial para acompanhar o processo de compra de um produto ou serviço, que, como você já deve imaginar, acontece em etapas. Cada fase do funil representa uma etapa da jornada de compra e, conforme o cliente passa por uma delas, mais perto de realizar uma conversão (fazer uma compra) ele fica.

Através dessa ferramenta é possível saber se o cliente está mais ou menos pronto para comprar e o que ele precisa para ser incentivado a fazer a compra. Para entender com clareza o funil de marketing, que tal fazer um exercício?

Se coloque no lugar de consumidor e pense: o que você costumar fazer até chegar o momento do pagamento de um produto? Se existe um problema ou desejo e você busca por soluções, primeiro, você ouve falar sobre aquilo que pode ajudar, depois faz uma pesquisa sobre, em seguida testa e finalmente compra.

Isso sem falar no processo de pós-compra, em que o consumidor ainda faz uma recomendação para os amigos e familiares, etc… Mas é uma história para outro momento.

Enfim, o funil de marketing ajudar a determinar o nível de maturidade do cliente em relação a decisão de compra. Portanto, o funil é dividido em etapas com características bastante distintas e com técnicas diversificadas para guiar melhor o comprador do topo até o fim do processo.

Se ficou confuso, não se preocupe. A baixo você pode ver explicações de cada etapa do funil de marketing. Acompanhe:

Quais são as etapas do funil de marketing?

O funil de marketing é constituído por três etapas bastante auto descritivas: topo, meio e fundo de funil.

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Topo do funil de marketing

O topo é descrito como a etapa da descoberta e aprendizado. Ou seja, quando a pessoa toma consciência a respeito da solução que a sua empresa oferece para o problema que ela tem. Quando ela toma esse conhecimento, passa a pesquisar e estudar mais sobre os efeitos do seu produto, visando saber se eles podem mesmo ajudar.

No caso da empresa, essa é a hora de mostrar o domínio que tem sobre o assunto, ou seja, se colocar como especialista capaz de responder qualquer dúvida e sanar todos os problemas. Nesse caso, ofereça materiais que ajudem o potencial comprador a tomar uma decisão ou conhecer melhor a empresa e os produtos, afinal, no topo estão os novos visitantes sem informação alguma.

Meio do funil de marketing

Ao adentrar o meio do funil, o cliente já reconheceu os detalhes do problema que tem e está considerando a solução oferecida pela sua empresa. Nessa etapa, já começam a aparecer os leads, que são pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações simples de contato em troca de algum material importante (e-books, vídeo aulas, etc).

Porém, fique atento, porque como o lead ainda não sabe exatamente qual a melhor solução, ele avalia diversas opções do mercado. É preciso ser honesto, mas objetivo, e apontar com clareza os resultados do que você oferece e o que mais de positivo pode ser conquistado além da compra. Qualificar a sua oferta é vital nesse momento.

O meio do funil também serve para estabelecer uma relação de confiança que fará bem para as duas partes. No mesmo ritmo, o lead é qualificado, despertando mais interesse e, como consequência, avançando para a próxima fase do funil.

Fundo do funil de marketing

Finalmente é chegada a hora da decisão de compra, quando os leads já estão no máximo da sua qualificação porque já passaram por todo o processo de educação que foi elaborado com ajuda do marketing de conteúdo. Nesse fim, o consumidor já está pronto para manter contato com o vendedor da empresa e adquirir o produto ou serviço.

A essa altura, no fundo do funil, sua empresa e você já é reconhecido pelo lead como uma referência de mercado e alguém de confiança para estabelecer uma negociação. Todavia, isso não significa que o trabalho acabou, ainda é possível dar alguns empurrãozinhos para acelerar o processo. É interessante apontar que, em algumas situações, outras marcas incluem uma etapa de pós-venda para fidelizar o novo consumidor – isso é algo que você pode estar estudando e incorporando ao seu negócio também!

Conhecer os detalhes do funil de marketing permite que você e sua equipe trabalhem com mais assertividade, estabelecendo estratégias apropriadas e com maiores índices de efetividades para cada tipo de lead no seu banco de dados. Se você precisar de ajudar para trabalhar com essa ferramenta incrível, pode contar conosco, da Retina! Entre em contato.

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