Se você deseja ter resultados positivos em qualquer desafio da sua vida, não adianta ir com a corrente sem pensar muito sobre o que vai encontrar pela frente.
Uma grande qualidade encontrada em bons líderes e até mesmo historicamente em poderosos generais, conquistadores e capitães, era a capacidade de antever as adversidades e se preparar para elas.
Um planejamento assertivo garante que seu barco não sai da rota, que seu destino seja claro para toda sua equipe e que você esteja melhor preparado para as intemperes ou para colher os frutos dos seus esforços.
Entretanto, apesar de te um conceito simples, a execução é outra história.
Pensando em ajudar você a melhor navegar pelas águas turbulentas da internet, a Retina preparou algumas respostas para as dúvidas mais frequentes quando falamos em posicionamento estratégico online. Confira:
É mesmo necessário realizar um Planejamento?
Se você não souber como se posicionar online, não alcançará seu público, desperdiçará tempo e recursos, encontrará dificuldade para o crescimento orgânico e para realizar análises de suas ações.
É importante saber onde se quer chegar antes de partir na jornada. A internet pode ser implacável e você certamente não quer aventurar-se por ela sem estar bem ciente do porquê, onde e como chegar aos seus objetivos.
Não sei nem quando começar e agora?
Calma! Planejamento estratégico não é aniversário, por isso, não tem uma data marcada e fixa no calendário!
Seu planejamento deve se encaixar na realidade da sua empresa, afinal, é ele que tem que trabalhar para você não o contrário.
Se sua empresa tem meses mais calmos, o ideal é que os escolha para fazer seu planejamento com acuidade.
Ficou terrível. Posso revisar?
Deve. Mesmo quando ficar bom.
O planejamento não é definitivo, ou seja, não está gravado em pedra. Você precisa estar atento a como sua empresa está se desenvolvendo desde que ela foi instaurada. Ela tem crescido? A dinâmica mudou? Como está o mercado?
Se o cenário mudou, pare, pense e faça adaptações.
Vou planejar tudo por uns 50 anos!
Para tudo!
É claro que o planejamento também varia de empresa para empresa e seu tempo de projeção acompanhará essas diversidades, porém, não adianta fazer algo para décadas e décadas.
O mundo vai mudar e as complexidades da realidade mercadológica vão frustrá-lo se você achar que pode controlar o mundo todo e não só suas ações de Marketing.
Se sua empresa é pequena, faça planejamentos menores, se ela é uma empresa bem estabelecida, faça algo ligeiramente mais longo.
Na dúvida, estabeleça um planejamento a curto (mensal), a médio (semestres) e a longo prazo (um ano). Dessa forma, você tem seu objetivo melhor estabelecido e constantes metas para serem alcançadas.
Sou o dono da empresa. Eu faço o planejamento sozinho?
Você pode, mas não deveria.
É importante que a diretoria participe, caso a empresa tenha vários setores, assim, você poderá ter uma visão mais acurada e ampla da sua realidade.
Lembre-se que não é quantidade, mas qualidade. Não é necessário ter muita gente, mas tem que incluir as pessoas que ocupam uma posição chave ou/e possuem know how no assunto.
Além disso, é importante contar com profissionais especializados para auxiliá-lo (tipo a gente!).
Não deixe que sua empresa tenha seu potencial desperdiçado! Entre em contato agora mesmo e turbine o seu Marketing Digital!