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Respondemos tudo sobre Posicionamento Estratégico Online
Autor Retina Web
Data 12, junho, 2021
Respondemos tudo sobre Posicionamento Estratégico Online

Se você deseja ter resultados positivos em qualquer desafio da sua vida, não adianta ir com a corrente sem pensar muito sobre o que vai encontrar pela frente.

Uma grande qualidade encontrada em bons líderes e até mesmo historicamente em poderosos generais, conquistadores e capitães, era a capacidade de antever as adversidades e se preparar para elas.

Um planejamento assertivo garante que seu barco não sai da rota, que seu destino seja claro para toda sua equipe e que você esteja melhor preparado para as intemperes ou para colher os frutos dos seus esforços.

Entretanto, apesar de te um conceito simples, a execução é outra história.

Pensando em ajudar você a melhor navegar pelas águas turbulentas da internet, a Retina preparou algumas respostas para as dúvidas mais frequentes quando falamos em posicionamento estratégico online. Confira:

É mesmo necessário realizar um Planejamento?

Se você não souber como se posicionar online, não alcançará seu público, desperdiçará tempo e recursos, encontrará dificuldade para o crescimento orgânico e para realizar análises de suas ações.

É importante saber onde se quer chegar antes de partir na jornada. A internet pode ser implacável e você certamente não quer aventurar-se por ela sem estar bem ciente do porquê, onde e como chegar aos seus objetivos.

Não sei nem quando começar e agora?

Calma! Planejamento estratégico não é aniversário, por isso, não tem uma data marcada e fixa no calendário!

Seu planejamento deve se encaixar na realidade da sua empresa, afinal, é ele que tem que trabalhar para você não o contrário.

Se sua empresa tem meses mais calmos, o ideal é que os escolha para fazer seu planejamento com acuidade.

Ficou terrível. Posso revisar?

Deve. Mesmo quando ficar bom.

O planejamento não é definitivo, ou seja, não está gravado em pedra. Você precisa estar atento a como sua empresa está se desenvolvendo desde que ela foi instaurada. Ela tem crescido? A dinâmica mudou? Como está o mercado?

Se o cenário mudou, pare, pense e faça adaptações.

Vou planejar tudo por uns 50 anos!

Para tudo!

É claro que o planejamento também varia de empresa para empresa e seu tempo de projeção acompanhará essas diversidades, porém, não adianta fazer algo para décadas e décadas.

O mundo vai mudar e as complexidades da realidade mercadológica vão frustrá-lo se você achar que pode controlar o mundo todo e não só suas ações de Marketing.

Se sua empresa é pequena, faça planejamentos menores, se ela é uma empresa bem estabelecida, faça algo ligeiramente mais longo.

Na dúvida, estabeleça um planejamento a curto (mensal), a médio (semestres) e a longo prazo (um ano). Dessa forma, você tem seu objetivo melhor estabelecido e constantes metas para serem alcançadas.

Sou o dono da empresa. Eu faço o planejamento sozinho?

Você pode, mas não deveria.

É importante que a diretoria participe, caso a empresa tenha vários setores, assim, você poderá ter uma visão mais acurada e ampla da sua realidade.

Lembre-se que não é quantidade, mas qualidade. Não é necessário ter muita gente, mas tem que incluir as pessoas que ocupam uma posição chave ou/e possuem know how no assunto.

Além disso, é importante contar com profissionais especializados para auxiliá-lo (tipo a gente!).

Não deixe que sua empresa tenha seu potencial desperdiçado! Entre em contato agora mesmo e turbine o seu Marketing Digital!