As redes sociais são recursos essenciais para todas as estratégias de Marketing Digital de empresas. Apenas no Brasil, o número de usuário dessa plataforma já ultrapassou a marca dos 29 milhões de usuários e está cada vez mais próximo dos 50 milhões que estão no Instagram, de acordo com dados divulgados pelas revistas online Veja e Folha, respectivamente.
Com isso, é impossível negar que o LinkedIn se tornou um espaço que precisa ser explorado e incorporado ao modus operandi das corporações nas mídias digitais. No entanto, você entende de LinkedIn e conhece seus recursos e principais vantagens?
Neste texto, você verá quais são as principais vantagens do LinkedIn e como os melhores resultados expressivos através dessa rede social. Continue lendo este blog e descubra o que é preciso fazer.
O que é o LinkedIn?
A principal função do LinkedIn é promover o networking, ou seja, a conexão e interação entre profissionais da mesma ou diferentes áreas de atuação. De maneira simplificada, funciona como um currículo online que permite às empresas e outros profissionais acessem o conteúdo compartilhado por outro usuário.
A partir do momento que as conexões são feitas, é possível interagir com publicações a respeito do universo empresarial, buscar empregos, divulgar vagas, compartilhar experiências, promover cursos de especialização, procurar parcerias e fornecedores, entre outras inúmeras funcionalidades. Existem também os grupos de especificidades, voltados para determinado tema, que garantem maior visibilidade a uma página ou pessoa.
Muitos se referem ao LinkedIn como “um Facebook” corporativo, mas essa é uma definição que dá uma ideia muito errado da finalidade dessa plataforma. Ambas as redes possuem objetivos distinto e atingir uma parcela de pessoas que buscam finalidade também diferentes. Em outras palavras, as estratégias usadas em casa esfera são e rendem resultados diferentes.
Como funciona o LinkedIn?
Fazer um cadastro no LinkedIn é simples. É necessário um e-mail, um telefone pessoal e seguir as instruções do site. Após concluído o passo a passo e ter confirmado o cadastro, você irá preencher o seu currículo com a sua experiência profissional, seguir as marcas e pessoas que você achar interessante e “adicionar” seus amigos, no vocabulário do site, criar estabelecer conexões.
Para criar uma página da sua empresa você precisará já ter um perfil pessoal com o seu nome e sobrenome reais. Feito isso, você deve clicar no canto superior direito da página inicial, escolher a opção “Criar uma Company Page” e selecionar o tipo de página que deseja criar. Em seguida, insira todas as informações requisitadas, detalhes a respeito da empresa ou instituição e marcar a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de criar a página. Estando tudo de acordo, conclua o processo apertando o botão “Criar página”.
Durante esses dois processos citados acima, se houver algum erro ou inconsistência, o próprio site avisa. Posteriormente, modificações poderão ser feitas apenas se o site permitir, portanto, preste bastante atenção e tenha certeza de tudo aquilo inserido na página.
Para que serve o LinkedIn?
Como explicado acima, é uma rede social para conectar pessoas e empresas através de um espaço virtual mais profissionais, com conteúdo informativo e objetivo. Desse modo, o site permite:
- Ampliar o mercado de atuação;
- Fazer parcerias;
- Estabelecer e divulgar novos negócios;
- Conectar profissionais de todo o mundo;
- Criar amizades com profissionais da mesma (ou diferente) área;
- Conhecer profissionais que compartilham dos mesmos interesses;
- Realizar o Marketing Digital pessoal;
- Facilitar a busca por oportunidades de emprego em novas empresas;
- Facilitar a busca por novos funcionários;
- E, mais recentemente, realizar cursos online rápidos de capacitação.
Quais as vantagens de usar o LinkedIn?
Agora vamos ao ponto principal deste post. Abaixo, listamos as principais vantagens de criar e manter um perfil pessoal ou um perfil para a sua empresa no LinkedIn e ainda damos algumas dicas importantes. Acompanhe:
– Ter autoridade no mercado:
Um perfil bem estruturado, que dissemina informações relevantes sobre o setor e a própria marca, mostrará que a empresa tem domínio sobre o que fala e poderá se tornar uma referência no seu ramo de atuação.
Mas, para isso, é preciso estabelecer uma conversa real com seu público-alvo, sanando as dúvidas que apresentarem, os ensinando com posts educativos, divulgando conteúdo educacional e expandindo a própria rede de contatos. Quando mais forte, melhor e bem pensado for a página, melhor e mais efetivo o resultado.
– Conseguir novos clientes:
Com a persona (ou as personas) ideal pronta, sua empresa poderá buscar por novos clientes através dos recursos presentar na rede social, como, por exemplo, o sistema de buscas avançadas e o painel para circulação de campanhas pagas (LinkedIn Ads).
– Desenvolver relacionamentos profissionais:
A busca por novas conexões não pode parar e, além disso, elas precisam ser estratégicas, ou seja, que proporcionem novos frutos no futuro. Nunca deixe de procurar por novos contatos e esteja aberto para estabelecer novos relacionamento. Mostrar que a marca acredita que determinado conteúdo pode ser útil para as práticas do dia a dia.
– Aprender com outros perfis da rede:
Se você acompanhar os principais nomes do seu setor de atuação, conseguirá entender como eles agem e como adquiriram tais conquistas, assim, conseguindo aprender coisas novas a cada dia. Uma ótima dica é estar ligado nos influenciadores e profissionais/marcas com perfis reconhecidos.
Interagir com esses nomes pode também render bons frutos, uma vez que, além de aprender, seu objetivo no LinkedIn é também ser conhecido.
– Informar-se sobre as principais tendências do mercado:
É através de perfis e páginas especializadas dentro do LinkedIn que a sua empresa ficará sabendo dos principais assuntos do momento.
Mas não espere que as informações cheguem até você magicamente. Corra atrás dela, visite os perfis informativos regularmente e procure pelo que há de mais novo que pode ser incorporado a sua estratégia de maneira que lhe favoreça. Fique de olhe nas novas tecnologias, nos trends, modelos de gestão e pesquisa, aplicativos, entre outros.
– Promover produtos/materiais:
Muito provavelmente, a sua empresa possuí produtos ou serviços que gostaria de vender e, para isso, é necessário realizar a divulgação. No LinkedIn, essa propaganda pode ser feita através de posts patrocinados ou impulsionados com o LinkedIn Ads.
Com esse recurso, muitas pessoas poderão ser impactadas pela mensagem divulgada e procurarão saber mais a respeito dos produtos, serviços e, principalmente, a empresa que oferece eles.
Todavia, preste bastante atenção: não promova qualquer post. Invista apenas naqueles que a melhor qualidade e que falem das melhores soluções da sua marca.
– Procurar talentos:
O LinkedIn reúne inúmeros profissionais com históricos, currículos e habilidades diversas. Em outras palavras, é um ambiente perfeitos para encontrar e contratar as pessoas que ajudaram o seu negócio crescer.
No entanto, fazer isso acontece requer esforço. A sua marca precisará mostrar que valoriza bons profissionais e que, ao se juntar à sua empresa, ele também sairá ganhando, seja em experiência ou financeiramente.
Se aproveite dessa vantagem produzindo conteúdo que instigue o desejo do profissional de trabalhar em seu negócio. Humanize sua marca. Mostre o cotidiano dos seus funcionários, o quanto estão satisfeitos trabalhando ali e que os benefícios e vantagens conferidos aos funcionários o tornaram alguém feliz por trabalhar.
Tudo isso é essencial para impulsionar a sua empresa para patamares inimagináveis!
Mas não aja sozinho, tenha uma equipe especializada, que conheça bem a ferramenta e que buscará explorá-la da melhor maneira possível. A Retina Web é a empresa certa para o serviço!
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